Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Projetos de Pesquisa (cont.)

A inserção mercadológica da produção audiovisual do Nordeste: desafios e oportunidades (Vigência: 10/12/2019- 10/12/2022)

A pesquisa pretende mapear a produção audiovisual nordestino e a partir do desempenho das obras no aspecto da crítica e do público conquistado, avaliar as dificuldades e as potencialidades do setor na região Nordeste, incluindo a análise das perspectivas de parcerias entre estados, de modo a promover a região como polo produtivo de audiovisual.

Coordenação: Prof. Dr. José Marcelo Dantas dos Reis (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Centro Técnico de Engenharia do Espetáculo da UFRB (Vigência: 01/08/2020 - 02/08/2023)

O Centro técnico da UFRB pretende-se como espaço para a criação e execução das atividades técnicas e artísticas da engenharia do espetáculo para dar suporte à produção das diversas linguagens artísticas (teatro, dança, cinema, etc), assim como a criação de um acervo composto por um guarda roupas de figurinos e um armazém de cenografia, que poderá ser mantido e utilizado por docentes e discentes em suas apresentações artísticas e também colaborar com os grupos e companhias de arte do recôncavo e adjacências. Para tanto será importante a participação dos professores que atuam no TAE para oferecer cursos e oficinas. Tal espeço possibilitará alunos do TAE a ampliar os seus conhecimentos, dando-lhes a possibilidade de atuar no mercado de trabalho, assim como, tornarem-se multiplicadores do conhecimento.

Coordenação: Prof. Dr. José Roberto Santos Sampaio (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)  

 

A internacionalização das universidades federais e o ensino de inglês nos cursos de graduação (Vigência: 01/03/2021 - 01/03/2024)

As universidades federais do Brasil têm, na atualidade, a demanda de se enquadrarem no denominado processo de internacionalização das instituições de ensino, tendo como um de seus principais elementos de propagação a capacitação de sua comunidade acadêmica na língua inglesa. Contudo, o processo de internacionalização só será viável caso as universidades federais tenham o aprendizado dessa língua estrangeira implementado em seus currículos dos cursos de graduação, permitindo a real capacitação de sua comunidade em um idioma que não a língua portuguesa. Desse modo, essa pesquisa visa a verificar se e como as universidades federais do país incorporam a língua inglesa nos currículos dos seus cursos de graduação, para averiguar a real viabilidade do processo de internacionalização dessas instituições.

Coordenação: Profa. Dra. Julia Vasconcelos Gonçalves Matos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Conflitos territoriais em contextos extrativistas: a dialética da dominação e resistência a partir das narrativas subalternas (Vigência: 30/03/2019 – 30/03/2023)

O projeto de pesquisa busca analisar, a partir da perspectiva do conflito social, as implicações territoriais e ambientais do avanço de empreendimentos extrativistas nas comunidades afetadas pelos mesmos, baseando-se no estudo de determinados casos empíricos que se desenrolam no Recôncavo baiano e na Amazônia oriental. Na análise, será priorizada a identificação das tecnologias políticas de controle territorial e de gestão de conflitos acionados pelos agentes hegemônicos, bem como a compreensão dos sentidos sociais atribuídos pelas comunidades às experiências vivenciadas e as diversas formas de constituição de resistências.

Coordenação: Profa. Dra. Juliana Neves Barros (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Clarineta brasileira: processos repertoriais, pedagógicos, artísticos e históricos (Vigência: 01/08/2019 - 01/08/2020)

O presente trabalho estuda a presença e atuação da clarineta na Música Brasileira, numa abordagem do seu repertório nas Bandas, Filarmônicas, Choro, Frevo, Carimbó, Música Indígena, Música Erudita Brasileira, e busca refletir processos pedagógicos, artísticos e históricos, como elementos fundamentais na formação do clarinetista no Brasil. Essa proposta se constitui como etapa da continuidade da pesquisa de pós doutorado sobre Clarineta Brasileira realizada entre setembro de 2015 e março de 2017 na Universidade Nova de Lisboa-UNL e Universidade de Aveiro-UA, Portugal, que teve como abordagem, levantamento (recolha e catalogação) e estudo de processos pedagógicos, artísticos e históricos de obras para clarineta de compositores brasileiros, com inserção de obras de compositores portugueses. Na atual etapa desse trabalho teremos como proposição e recorte o estudo da Clarineta Brasileira, dessa vez, no Estado da Bahia, e na região Sul da Bahia (Cultura do Cacau), onde os estudos sobre música nessa região, são ainda escassos e principalmente sobre a clarineta, sua historia, seu repertorio e formação dos clarinetistas. O estudo abordará levantamento e recolha de obras, identificação de compositores, clarinetistas, aspectos históricos e pedagógicos desse instrumento. Esse estudo se insere na dimensão das formas de aquisição ativa de uma Cultura Musical Brasileira como conjunto de manifestações musicais surgidas ou desenvolvidas no Brasil a partir das diversas vertentes civilizatórias que conformaram a nação brasileira, considerando nesse trabalho, principalmente, as culturas, índiobrasileira, lusa e afrolusófona como grandes referenciais no desenvolvimento e construção da diversidade cultural e musical do Brasil, além da participação de outros povos e nações do mundo como Árabes, Italianos, Franceses, Espanhóis, Alemães, dentre outros. Toma como ponto de partida, para efeito de trabalho a música das Filarmônica (sociedades filarmônicas), das Bandas (corporações militares), Choro (rodas de choro), Frevo (orquestras de frevo, carnaval), Música Erudita (igrejas, conservatórios, universidades) e Música Tradicional (contextos de oralidade), espaços musicais brasileiros que guardam em suas memórias musicais e acervos documentais a presença marcante da clarineta através dos diversos períodos históricos brasileiros. O estudo aqui proposto pretende diminuir uma lacuna muito grande na formação do músico no Brasil, pela ausência de inserção de obras de compositores brasileiros nos currículos formais e também a carência de publicações e disponibilização de partituras e materiais didáticos dessa natureza que ampare os trabalhos de formação musical e prática artística.

Coordenação: Prof. Dr. Juvino Alves dos Santos Filho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Políticas públicas já: para a democratização e acesso ao aprendizado de uma língua estrangeira na educação infantil das escolas públicas (Vigência: 01/03/2020 - 02/03/2021)

De acordo com Pennycook (1998, p. 46-47), “precisamos repensar a aquisição de inglês como língua estrangeira em seus contextos sociais, levando em consideração o gênero, a raça e outras relações de poder, bem como a concepção de sujeito como sendo múltiplo e formado dentro de diferentes discursos” (PENNYCOOK, 1998, p. 46-47). Portanto, faz-se necessário incluirmos nas agendas de debate a discussão crítica do ensino de inglês como prática social e suas implicações para a democratização e acessibilidade ao aprendizado que deve ser mediado por atitudes pedagógicas relevantes para o exercício da cidadania e, que promovam o empoderamento dos aprendizes–participantes, ao invés de acentuar a exclusão e a alienação dos usuários. Ademais, essa subversão de ter o subúrbio se ocupando em promover a coletivização do aprendizado de inglês, configura-se também como uma tentativa de sobreviver a uma democracia fragilizada por ataques políticos de uma elite que sempre achou conforto no senso comum das comunidades pobres saberem ‘mal o português, quanto mais inglês’. Afinal de contas, surge como resultado da quebra dessa democracia que agora flerta com o retorno do autoritarismo, a erosão dos direitos: à informação, às cotas raciais nas universidades, à tecnologia, à todas e quaisquer necessidades básicas que possam fazer desaparecer os corpos instruídos da periferia.

Coordenação: Profa. Dra. Kelly Barros Santos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Diálogos diaspóricos: a representação do negro nas artes produzidas no Brasil e em Cuba (Vigência: 01/01/2018 - 01/01/2021)

Este projeto ambiciona discutir o período pós-escravidão por meio das artes visuais; intenta desvendar se e como personagens negras e (ou) o universo que as envolve, foram representadas nesta mídia, nos diferentes contextos pós-abolição nas Américas. Atento às temporalidades múltiplas que o perpassa, porém cônscio de que a história do pós-abolição (assim como a história da escravidão) não pode ser compreendida em sua inteireza apenas por meio do recorte nacional, o caminho escolhido, portanto, é o que preza pela conectividade. Por ora, a presente proposta aproxima narrativas visuais de dois países cujas datas emancipatórias coincidem temporalmente. Refiro-me, nesse caso, à Cuba e ao Brasil. Isto posto o projeto resume-se em a partir dos quadros, apreender quais os lugares destinados aos ex-escravos e seus descendentes nessas sociedades pós-abolição (sejam físicos ou habitem o imaginário social); assim como, eventualmente, quais suas reações ou ainda, suas formas de agência frente as evidentes dificuldades que essas duas sociedades lhes reserva(ra).

Coordenação: Prof. Dr. Kleber Antônio de Oliveira Amâncio (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Palestra-performance: arte, ensino e hibridações (Vigência: 01/02/2020 - 01/02/2023)

Em minhas proposições artísticas e teóricas mais recentes (LORDELO, 2015, 2017, AS TRANSPARÊNCIAS ENGANAM, 2018), tenho podido exercitar temas como a natureza da criação artística; como se pode entender a cena e a performance no mundo contemporâneo; os textos – científicos e literários, em especial – como disparadores e produtores de novas ficções e arranjos coreográficos e cênicos. A partir da inserção no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas – CECULT/UFRB, tenho procurado potencializar relações entre as diferentes linguagens artísticas que pratico, bem como entender as conexões entre prática e teoria; criação artística e aprendizagem no contexto universitário. O objeto central deste projeto de pesquisa é a palestra-performance, subgênero de performance existente desde os anos 60, tem como precursores artistas como Yvonne Rainer, John Cage e Joseph Beuys; é uma espécie de prática artística expandida que ultrapassa o formato de uma conferência acadêmica. De certo modo, uma palestra-performance é um modo de performar o texto; de justapor o conceito e a ação (ROCHA, 2014). A pesquisadora Patricia Milder (2011) utiliza a expressão teaching as art (ensino como arte) para delimitar tal noção. Este projeto, na medida em que explorará a natureza e formato da palestra-performance, está interessado em investigações filosóficas, poéticas e pedagógicas a partir do objeto em questão. Esta proposta adere em grande medida à vocação do CECULT na universidade; em particular, no momento da implantação de uma Licenciatura Interdisciplinar em Artes.

Coordenação: Profa. Dra.  Lia da Rocha Lordelo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Infância em tempos de Pandemia: Experiências de crianças 8 a 12 anos durante o isolamento social em diferentes contextos (Vigência: 01/10/2020 - 02/10/2021)

A pesquisa pretende compreender as formas como as crianças vivenciam a pandemia da COVID- 19 de modo a conhecer e analisar as experiências e os sentimentos despertados em crianças de 8 a 12 anos que tiveram suas rotinas alteradas nesse contexto. A pesquisa pretende 2 Apesar de as cidades apresentarem indicadores de desenvolvimento elevados em relação ao campo, as desigualdades são maiores, mais marcantes e mais sofridas pelas crianças. apreender as condições de vida de crianças, especialmente daquelas que se encontram em condições de maior vulnerabilidade social, para as quais a suspensão da frequência às escolas pode significar queda importante na qualidade de vida, o que inclui a dimensão cultural, a alimentação e a segurança física e emocional, como destacado acima. Originalmente realizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a ideia é replicar a investigação na Grande Salvador.


Coordenação: Profa. Dra.  Lia da Rocha Lordelo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Arqueologias da mídia e formas de comunicação expandidas – o papel da comunicação na formação cultural brasileira da segunda metade do século vinte (Vigência: 24/05/2016 - 30/07/2021)

O projeto parte da premissa de entendimento dos processos artísticos como processos comunicacionais, a partir da qual busca formular a sua hipótese central. Esta supõe que compreender a genealogia dos fenômenos comunicacionais – em ampla perspectiva e não somente nos que já são nomeados disciplinarmente como a publicidade, a televisão, o cinema etc – ajudará a compreender a justaposição que esse contexto comunicacional opera com as artes, revogando-lhes as tradicionais fronteiras de especificidades (teatro, dança, música, artes visuais, etc), urdindo uma trama de hibridizações entre meios que produz uma nova paisagem semiótica. Neste sentido, trata-se também de um estudo da arqueologia das tecnologias de comunicação articuladas ao papel essencial que as mesmas passam a desempenhar, no século vinte – e, em particular, na segunda metade daquele século – dentro do universo das artes, a ponto de fazer emergir, por consequência, não só novos artefatos ou dispositivos mas também novas linguagens. Alguns aspectos que já apontamos como traços dessa formação singular podem ser descritos a partir do crescimento de meios e processos caracterizados pela impermanência, a instabilidade e o efêmero. Além disso amplia-se uma “poética intermeios” (HIGGINS [1966] 2006), mediante a qual proliferam as correlações entre linguagens, favorecendo a produção de novas formas de expressão comunicacional-artística que resultam da mescla de outras já existentes. A produção de eventos ou acontecimentos – mais do que obras – na arte contemporânea estaria em consonância com o desenvolvimento de uma percepção sustentada na impermanência. O capitalismo de caráter emocional (LIPOVETSKY, 2007) sustenta-se na fluidez de mercados cujos bens trafegam na impermanência e representam valores monetários virtuais, o que Lipovetsky chama de “hipercapitalismo”. Ao mesmo tempo a própria ideia de “representação” vem sofrendo abalos consideráveis seja pela disseminação de formas de presença antes apanágio do que se chamou de “Artes Cênicas” (CHARLE, 2012, CÍCERO, 2010) , seja pela passagem de um “mundo codificado” (FLUSSER, 2007) ao que chamaríamos de “hipercodificação”, construtora de uma situação que não admite mais um “fora” das leituras, senão uma espiral infinita das mesmas. As recentes considerações de GUMBRECHT (2006) sobre a presença e de RANCIÈRE (2010) sobre a ideia de um “espectador emancipado” constituem elementos essenciais para a presente pesquisa. O breve mas já consistente contato com a realidade cultural do Recôncavo e com as abordagens dos colegas exigiram uma ampliação da fortuna crítica da pesquisa sobretudo do ponto de vista histórico, no que respita à relação da cidade de Santo Amaro da Purificação e do Recôncavo com os protagonismos artísticos que viriam a se desenvolver nas décadas posteriores aos anos 60, no Brasil e fora, em terrenos como o da música gravada e ao vivo, entre outros. O projeto foi reformulado durante o ano de 2016, e prossegue expandindo-se com vistas a um resultado a ser publicado em livro em 2019. Referências citadas HIGGINS, Richard (Dick) “Declarações sobre a intermídia” in COTRIM, Cecilia e FERREIRA, Glória (orgs.) Escritos de artistas – anos 60/70 Rio, Zahar, 2006, tradução Pedro Süssekind. CHARLE, Christophe A gênese da Sociedade do Espetáculo = Teatro em Paris, Berlim, Londres e Viena São Paulo, Companhia das Letras, 2012, tradução de Hildegarg Feist CÍCERO, Antônio “A falange de máscaras de Waly Salomão” in SALOMÃO, Waly Me segura qu'eu vou dar um troço Rio, Biblioteca Nacional/Ed. Aeroplano, 2003. FLUSSER, Vilém O mundo codificado – por uma filosofia do design e da comunicação SP, Cosac&Naify, 2007, org. de Rafael Cardoso, trad. de Raquel Abi-Sâmara. GRUMBRECHT, Hans Ulrich Produção de presença – o que o sentido não consegue transmitir. .Rio de Janeiro: Contraponto e PUC-Rio, 2010, tradução de Ana Isabel Soares. LIPOVETSKY, Gilles A felicidade paradoxal SP, Cia. das Letras, 2007, trad.: Maria Lucia Machado. LIPOVETSKY, Gilles et SERROY, Jean La culture-monde – réponse à une société désorientée Paris, Odile Jacob, 2008. LIPOVETSKY, Gilles A sociedade da decepção SP, Manole, 2007, tradução de Armando Braio Ara. RANCIÈRE, Jacques O espectador emancipado Lisboa, Orfeu Negro, 2010, tradução de José Miranda Justo.

Coordenação: Prof. Dr. Lúcio José de Sá Leitão Agra (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Autoria feminina no cinema e na televisão (Vigência: 03/04/2020 - 04/04/2025)

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo conduzir um diálogo entre a teoria crítica feminista e os estudos sobre autoria no audiovisual. Desde a década de 1950, com a Política dos Autores, o conceito de autoria vem se mostrando uma importante ferramenta metodológica para a análise estilística de obras audiovisuais. O viés patriarcal dessa perspectiva já foi apontado por autoras como Kaja Silverman (1988), Teresa de Lauretis (1984) e Pam Cook (1993), revelando, por exemplo, como o trabalho das mulheres foi sistematicamente invizibilizado ao longo da história do cinema. Para além das disparidades de oportunidades no campo da produção, que impactam profundamente nas relações de trabalho, nos preocupam as implicações teórico-conceituais de tal abordagem. O que importa quem fala? O diz a voz autoral feminina? O que significa fazer um filme como mulher? Quais as relações entre autora enquanto marca de enunciação no texto e autora enquanto corpo fora do texto? De que formas a autora enquanto enunciadora consegue transformar em elementos fílmicos marcas de autoria equivalentes ao discurso linguístico? De que formas a autoria feminina é capaz de inverter a relação patriarcal sujeito-objeto do olhar? Partindo da perspectiva metodológica de que a autoria possui duas dimensões inter-relacionadas, a saber, a dimensão contextual (o campo da produção) e a dimensão textual (a materialidade das obras), a pesquisa partirá, por um lado, de uma levantamento bibliográfico no campo da sociologia das artes, investigando a construção social do lugar autoral feminino (no campo das artes, de modo geral, e no campo do cinema e da televisão de modo mais específico) e, por outro lado, de uma exploração do arcabouço teórico-conceitual do estilo e da linguagem, procurando interrogar de que modo as escolhas e marcas estilísticas impressas tanto na mise en scène quanto na estrutura narrativa das obras de algumas autoras são atravessadas pela questão do gênero.

Coordenação: Profa. Dra. Ludmila Moreira Macedo de Carvalho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

 Cinema, infância e cidadania: Projeto CINECECULT nas escolas (Vigência: 01/11/2020 - 02/11/2025)

O audiovisual (incluindo o cinema, a televisão e outras mídias imagéticas) é uma das linguagens artísticas mais fortemente presentes em nosso cotidiano – não apenas como fonte de entretenimento, mas também nos espaços de formação, produção e difusão do conhecimento, seja ele formal ou informal. De fato, esta importante ligação entre cinema e educação encontra-se inclusive formalizada a partir da Lei 13.006 de 2014, que determina a obrigatoriedade da exibição de filmes nacionais nas escolas de Educação Básica. Entretanto, percebe-se que há grandes obstáculos para a implementação da linguagem audiovisual nos currículos escolares, que vão desde a falta de condições infraestruturais para a exibição de filmes nas escolas até o despreparo dos professores e professoras, que não têm formação específica para lidar com esta linguagem. Enquanto espectadores, crianças e professores continuam sem aprender a decifrar a linguagem do cinema em todas as suas potencialidades artísticas e pedagógicas. Iletrados nas formas de ver e de pensar esta linguagem tão central em nosso mundo contemporâneo, estes grupos continuam, consequentemente, à margem dos meios de pensar e de produzir imagens. O projeto de pesquisa “Cinececult nas escolas: cinema, educação e cidadania” pretende contribuir para as investigações correntes acerca das relações entre cinema e educação, desenvolvendo a pesquisa em duas frentes principais: por um lado, pretende-se pesquisar as principais relações teórico-conceituais entre cinema e educação, a partir do levantamento bibliográfico de obras de referência no campo, assim como da leitura das experiências de outros projetos e programas na mesma área. Por outro lado, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia ativa de aplicação da linguagem audiovisual nas escolas, integrando as atividades de caráter prático vinculados ao Projeto de Extensão CINECECULT - Laboratório de Apreciação e Análise do Audiovisual.

Coordenação: Profa. Dra. Ludmila Moreira Macedo de Carvalho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Ensaios sobre uma pedagogia da imagem: reflexões sobre os arquivos fotográficos da ditadura militar brasileira nos documentários contemporâneos (Vigência: 01/10/2019 - 01/10/2023)

 A partir da análise da utilização dos arquivos fotográficos da ditadura militar (1964-1985) pelos documentários contemporâneos brasileiros, pretendemos refletir sobre as possibilidades de conhecimento visual e histórico das imagens e traçar contribuições metodológicas para uma pedagogia da imagem. Partindo das reflexões sobre as relações entre imagem e história, e campo visual e conhecimento, buscaremos construir exercícios analíticos sobre como abordar as imagens criticamente e apresentar estratégias de reflexão visual sobre o saber das imagens, contribuindo, desta forma, para a elaboração de uma memória crítica da ditadura militar brasileira.

Coordenação: Prof. Me. Luis Henrique Barbosa Leal Maranhão (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

GINDEX: Software para mapeamento, georreferenciamento e classificação de equipamentos urbanos (Vigência: 01/08/2018 - 01/08/2022)

A proposta do projeto é desenvolver uma plataforma para o mapeamento, georreferenciamento e classificação de equipamentos urbanos, baseado no sistema desenvolvido para o projeto Ponto Certo (www.pontocerto.org) que mapeou, georreferenciou e classificou mais de 2.000 pontos de ônibus de Salvador. Com a plataforma GINDEX será possível ampliar essas funcionalidades do Ponto Certo para outros equipamentos urbanos como calçadas, faixas de pedestre, semáforos, etc. Esses dados serão disponibilizados em mapas digitais que podem gerar informações sobre as regiões e/ou cidades com o intuito de orientar as tomadas de decisão e a criação de políticas públicas que beneficie a acessibilidade e a mobilidade, fundamentais, principalmente, no deslocamento de portadores de necessidades especiais (PNE), como deficientes físicos e visuais, portadores de síndromes metabólicas, idosos, pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária, usuários de cadeiras de rodas, etc.

Coordenação: Prof. Dr. Macello Santos de Medeiros (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Laboratório corpo rítmico e memória (Vigência: 01/05/2016 - 30/06/2021)

O projeto envolve o laboratório das pesquisas focado no processo criativo em artes cênicas e os modos de expressividade em cultura contemporânea. O laboratório terá forma pratica e teórica com ênfase no aspecto performático das culturas Afro-Atlânticas. A prática cênica e avaliações teóricas sobre estas práticas nos conduzirão ao desenvolvimento do processo criativo em artes cênicas, tendo como foco a busca dos métodos alternativos de atuação priorizando o exercício da presença a expressividade corporal, da respiração, do ritmo e da declamação ritmizada. Desta forma, consideramos possível desenvolver a questão da memória performática do corpo e da presença do corpo na sociedade. A partir da consolidação do Laboratório buscando os modos de expressividade cênica e cotidiana das culturas Afro-Atlânticas, interessa-nos a aproximação das teorias dos estudos performáticos de Richard Schechner e Jerzy Grotowski que analisam a importância do corpo em processos artísticos como inerentes à vida social. A partir do paradigma que fomenta os estudos sobre performance, este laboratório busca e leva à cena teatral as situações cotidianas e as ações da vida pessoal íntima que falam sobre dramaturgia real do cotidiano característica para memória dessa região cultural. O objetivo é a busca na organicidade do corpo na cena e na atuação cotidiana a partir dos pontos comuns que caracterizam contemporaneidade Afro-Atlântica.

Coordenação: Prof. Dr. Maciej Rozalski (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

A Imagem-movimento no Teatro: uma abordagem da poética e da técnica audiovisual (Vigência: 01/08/2018 - 01/08/2022)

A pesquisa parte do conceito de imagem-movimento, apresentado em duas obras teóricas do francês Gilles Deleuze, na busca de estabelecer uma análise metodológica da criação em cenografia de produções teatrais (com inserções de imagens projetadas) realizadas no século XXI. Nesses casos, é possível identificar a elaboração de uma dramaturgia de imagens, diretamente relacionada à dramaturgia textual, possibilitada através da técnica da montagem audiovisual, conhecida no campo do cinema como edição. Alguns encenadores sugeridos para estudo durante a pesquisa são: Thomas Jolly, Milo Rau e Julien Gosselin. A perspectiva metodológica adotada pela pesquisa é a da chamada Genética Teatral, cujo centro de interesse se desloca da obra teatral finalizada para estabelecer o foco de estudo nos processos de criação e elaboração da encenação.

Coordenação: Prof. Me. Marcello Girotti Callas  (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Política e gestão cultural, cidades e culturas locais (Vigência: 01/08/2019 - 01/08/2021)

O projeto tem como ponto de partida reflexões feitas a partir de experiências de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e se debruça sobre algumas questões de base: a relação entre a política e a gestão cultural, assim como entre estas e o território onde elas se localizam e desenvolvem. Em espacial nos interessa os modos de organização dos grupos culturais comunitários/tradicionais e sua relação com o poder público. A primeira etapa do projeto faz parte da pesquisa de pós-doutorado da docente.

Coordenação: Profa. Dra. Maria Laura Souza Alves Bezerra Lindner (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Imersão Blackout: Luz e Iluminação no contexto Interdisciplinar em Artes na Universidade (Vigência: 02/09/2019 - 02/01/2022)

Diversos campos artísticos lidam com a Luz em seus processos de criação, tendo com o tempo desenvolvido técnicas e tecnologias específicas. A partir do século XXI, vemos emergir no ensino superior a oferta de cursos com currículos interdisciplinares (FARIAS, 2012; LÜCK, 2018) que pretendem integrar as práticas artísticas superando as antigas ideias hierárquicas e doutrinárias. Essa nova demanda pedagógica exige dos artistas educadores uma revisão epistemológica e estética para o ensino da Luz de maneira ampla e não restrita às particularidades de linguagens. Nesta pesquisa artística e performativa (HASEMAN, 2006; ARLANDER, 2008; FERNANDES,2012) revisitaremos a obra clássica de Stanley McCandless (1984), buscando fundamentos do design moderno que sirvam de base para o ensino interdisciplinar de iluminação. Investigaremos em especial a intensidade, a primeira e mais importante propriedade da luz descrita pelo autor. Serão criados objetos que possam cobrir o campo visual e gerar um ambiente escuro para o observador - os Paninhos de Blackout. Realizaremos imersões nas quais os participantes entrarão em um ambiente preparado para usar a cobertura ocular e ter contato com o escuro físico real. Espera-se que os experimentos da Imersão Blackout sejam um tipo de aula performativa em que a prática sensível opera como base para conexões pedagógicas entre experiência sensorial, ciência e treinamento pessoal de artistas-estudantes. Esta pesquisa marca um movimento pioneiro no Brasil de aproximação do ensino da luz com abordagens somáticas e interdisciplinares e visa servir de fonte para investigações vindouras na área.

Coordenação: Profa. Me. Mariana Terra Moreira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)  

 

Cenas culturais, território, transformações urbanas, economia criativa (Vigência: 01/12/2019 - 01/12/2021)

Este projeto desenvolve-se no âmbito do projeto de pesquisa guarda-chuva intitulado SCAENA – Scènes culturelles, Ambiances et Transformations Urbaines, em execução por uma rede de laboratórios de diferentes universidades francesas cujo objeto são as cenas culturais e seu impacto nas transformações urbanas. Decorrente da pesquisa iniciada durante meu estágio pós-doutoral no Laboratório PACTE/ Universidade de Grenoble-Alpes, a presente proposta tem por objetivo dar continuidade e aprofundar a investigação acerca da configuração da cena cultural do bairro Santo Antônio Além do Carmo (Salvador) e consolidar a metodologia utilizada de forma que possa ser aplicada para outros terrenos de pesquisa.

Coordenação: Profa. Dra. Mariella Pitombo Vieira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

A (DES)CONSTRUÇÃO DO SUJEITO HISTÓRICO DOS DIREITOS HUMANOS CULTURA E DIREITOS HUMANOS: Outras gramáticas possíveis para a dignidade humana (Vigência: 01/05/2020 - 01/05/2021)

Trata-se de projeto de pesquisa de cunho teórico que visa identificar o sujeito histórico dos direitos humanos, cuja matriz origina-se na filosofia iluminista. Após a identificação desse sujeito histórico será possível identificar ausências nesse processo histórico, bem como apontar para o sentido de uma maior inclusão de sujeitos nas políticas e legislações a respeito dos direitos humanos.

Coordenação: Prof. Dr. Michel Fernandes da Rosa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

A música pop é global, mas o sotaque é local - territorialidades, cosmopolitismos, valorações e a construção de cenas da música pop do Sul Global (Vigência: 01/04/2019 - 01/04/2022)

Este projeto de pesquisa pretende compreender as estratégias de comunicação da música pop urbana do chamado Sul Global, a partir das suas articulações mercadológicas, sociológicas, ideológicas e seus contextos culturais locais, nacionais e transnacionais. Partindo da discussão da noção de cena musical (STRAW) e sua extensão para conceitos como cosmopolitismos estéticos, localismos, culturas bastardas, cidades e globalizações, temos como estudo de caso da nova música pop urbana de Salvador (Bahia) para compreender como práticas musicais ocupam territorialidades geográficas, econômicas e afetivas, a partir de determinadas experiências político-estéticas que criam novos “idiomas estéticos” (REGEV), em um ambiente transcultural. Nesta perspectiva, acreditamos que pensar as cidades como um território-chave é fundamental para compreender o campo da música e seus entornos sociais, políticos e econômicos (STRAW, 2018).

Coordenação: Profa. Dra. Nadja Vladi Cardoso Gumes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Projeto CRICA – Criar para Criança (crítica e reflexão sobre experiências artísticas multidisciplinares para ou a partir da infância) (Vigência: 01/03/2020 - 02/03/2021)

O projeto prevê o estudo sistematizado de processos criativos e resultados artísticos voltados para crianças, em diversas áreas e linguagens artísticas, como teatro, cinema, TV, literatura e dança. A coordenação deverá conduzir o debate teórico e engajar estudantes-pesquisadores no estudo pormenorizado de uma obra para a infância, a ser escolhida pelo pesquisador, em diálogo com o grupo. O projeto prevê a realização de encontros com convidados-artistas ou pensadores das artes para a infância, a construção coletiva de um encontro de pesquisadores e a elaboração de dois artigos, com vistas à publicação.

Coordenação: Profa. Dra.  Paula Alice Baptista Borges (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Novas formas de produção e distribuição cinematográfica: o caso Netflix (Vigência: 20/08/2019 - 20/08/2021)

A indústria do audiovisual, em especial o cinema e a televisão, foram transformados profundamente desde o surgimento da Netflix. Criada em 1997, nos Estados Unidos, a sua estratégia de negócio trouxe inovações e rupturas ao mercado de produção, distribuição e consumo do audiovisual. A companhia possui 158 milhões de assinaturas pagas em mais de 190 países. Este projeto de pesquisa propõe-se a estudar o modelo de negócio da Netflix, analisando seus impactos na cadeia de produção, distribuição e consumo da indústria cinematográfica. Espera-se, ainda, identificar as estratégicas para atração de público na América Latina, especialmente no Brasil.

Coordenação: Profa. Dra. Paula Felix dos Reis (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Ritmos Humanos e Mundanos (Vigência: 12/07/2019 - 12/07/2021)

Ritmo é uma palavra de origem grega que pode ser entendida originalmente como "organização no fluxo do tempo" ou "fluxo organizado". A noção de ritmo, embora encontre seu núcleo de sentido atrelada ao campo da música, é transversal a diversas esferas do pensamento e da ação humanas. Este projeto de pesquisa busca investigar os fenômenos rítmicos em suas diversas escalas temporais, seja no âmbito das funções naturais (ritmos infra-, ultra- e circadianos, referenciais de temporalidade lunares, solares, sazonais, etc), seja através das expressões culturais e sociais dos ritmos (os ritmos das músicas, a semana de trabalho, calendários de ritos e festas, temporalidades dos contextos sociais e das técnicas do corpo, etc) e busca discutir a ritmopeia como processo criativo.

Coordenação: Prof. Dr. Pedro Amorim de Oliveira Filho (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

A construção das espacialidades da cidade-meio: semiose, política e dissenso (Vigência: 24/09/2018 - 24/09/2021)

Este projeto objetiva investigar os processos de construção e redefinição das espacialidades constitutivas da cidade entendida como meio comunicativo. Para tal, serão exploradas três hipóteses: 1. o diálogo entre a cidade e outros meios/ ambientes comunicativos, do qual resultaria a contínua ressignificação das espacialidades da urbe e do sensório daqueles diretamente envolvidos com ela; 2. o tensionamento entre a política e a polícia, cada qual caracterizada por diferentes lógicas de organização do espaço que interviriam na configuração das cidades; 3. o intercâmbio entre os meios e a cidade/meio e a dimensão política desses devires, que igualmente produziriam formas específicas de organização dos espaços da urbe. Como estratégia metodológica, será utilizada a técnica da deriva, definida em 1958 pelo líder da Internacional Situacionista Guy Debord. Com base nos resultados obtidos com a pesquisa empírica, a ser desenvolvida em duas cidades distintas, pretende-se ainda discutir os preceitos teóricos e epistemológicos que envolvem a compreensão da cidade-meio quando vista pelo processo de constituição das suas espacialidades e pela redefinição do sensório.

Coordenação: Profa. Dra. Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

EQUIPAMENTOS CULTURAIS URBANOS: buscando delimitações sobre o conceito de centro cultural na contemporaneidade (Vigência: 17/02/2020 - 17/02/2024)

A cultura artística de uma sociedade consiste resumidamente no conjunto de registros das tradições, memórias e manifestações dessa coletividade ao longo de sua existência, e que pode abarcar desde as artes literárias, artes cênicas, artes visuais, entre outras formas de expressão humana. Durante séculos, os lugares dedicados à transmissão de arte e cultura passaram por inúmeras transformações, acolhendo necessidades funcionais, espaciais e estéticas de cada época. Diante de um contexto aleatório e diversificado, observa-se neste estudo a importância de se traçar uma breve retrospectiva sobre os programas arquitetônicos que constituem a trajetória dessas diferentes edificações, ao longo dos tempos. Na observância de alguns equipamentos culturais, os abrigos que se destacam historicamente e que compõem a dinâmica das principais atividades artísticas e culturais são notadamente conhecidos, tais como teatros, museus, bibliotecas, cinemas, centros culturais e demais variações. A partir de meados do século XX, os equipamentos culturais se modificaram para suprir certos anseios do homem contemporâneo, decorrentes do processo de globalização e do acelerado consumo de massa que fora disseminado de forma avassaladora pelo sistema capitalista. Nos grandes centros urbanos, além dessas construções serem distribuídas em diferentes partes da cidade, nota-se a presença de equipamentos culturais ainda mais especializados e altamente sofisticados, voltados principalmente para a produção de megaeventos e com capacidade para abrigar o grande público. Já em cidades médias e pequenas cabe destacar a criação de espaços polivalentes, tais como centros culturais, centros de convivência, centros comunitários, dentre outros. Nesse sentido, pode-se afirmar que a criação de um equipamento cultural de menor porte prevê uma noção mais abrangente de equidade, ou seja, a fase de planejamento dessa obra deve considerar igualmente relevante a participação de toda a comunidade sobre as formas de uso dessa edificação. A falta de recursos e de incentivos pode ser considerado um fator preponderante para a construção de uma estrutura multifuncional, dotada de espaços concebidos muitas vezes para acomodar diversas atividades culturais e por estar comumente vinculada ao patrimônio cultural local. A priori, também é possível verificar a presença de um espaço livre público contíguo a esse equipamento que pode vir a propiciar maior integração com o seu entorno paisagístico, ampliando sobremaneira a percepção de pertencimento e da própria memória urbana da cidade.

Coordenação: Prof. Dr. Ricardo José Brugger Cardoso (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Entre a arte e o ofício: discurso, poder e violência simbólica nos meandros do fazer musical (Vigência: 01/06/2016 - 01/09/2022)

À(ao) artista idealizadx no romantismo ocidental foi concedida autonomia para o exercício do ofício. A imputação de características inatistas e individualistas – tais como o talento, o dom, a genialidade – à atividade dessxs atorxs minimizou a relevância concedida a fatores culturais, sociais e econômicos como condicionantes da produção artística. Em relação às musicistas e aos músicos, frequentemente, as características em questão chocam-se com um cotidiano de intenso labor por elxs experimentado e vão de encontro com as díspares condições das quais dispõem para efetivo envolvimento com o campo e com suas hierarquias. À figura da musicista ou do músico-artista, naturalmente dotadx e socialmente projetadx devido, supõe-se, às suas habilidades inerentes, se contrapõe outra, dx profissional da música, anônimx, em constante aperfeiçoamento e postx a dialogar com relações de trabalho precárias em um mercado restritivo. Discursivamente, a subjetivação e mistificação da prática musical reproduz um hiato já existente entre o modo como a musicista e o músico é projetadx na sociedade moderna e a apropriação da significação profissional de seu trabalho. A hipótese de que tal projeção reforce as condições de trabalho precárias com a qual x profissional da música é dispostx a dialogar, mostra-se, portanto, plausível. Através da pesquisa proposta, pretendo analisar como tais contradições são percebidas, vivenciadas e reproduzidas discursivamente por musicistas e músicos de diferentes áreas de atuação e por pessoas com xs quais convivem em ambientes de trabalho, bem como as relações de poder e violência engendradas no discurso diante de tais contradições. Através de observação participante conduzida em uma casa de show e entre grupos de performance dedicados à apresentações em casamentos, pretendo perceber como a ponte entre x profissional e x artista é ensaiada e dirigida por essxs instrumentistas. Pretendo também refletir acerca de como o discurso e a prática podem atuar de modo a favorecer a apropriação da significação de trabalho no fazer artístico, no intuito de fortalecê-lo e valorizá-lo.

Coordenação: Prof. Me. Rodrigo Heringer Costa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Cultura e gênero: interfaces da resistência no espaço urbano (Vigência: 11/11/2019 - 11/11/2021)

À(ao) artista idealizadx no romantismo ocidental foi concedida autonomia para o exercício do ofício. A imputação de características inatistas e individualistas – tais como o talento, o dom, a genialidade – à atividade dessxs atorxs minimizou a relevância concedida a fatores culturais, sociais e econômicos como condicionantes da produção artística. Em relação às musicistas e aos músicos, frequentemente, as características em questão chocam-se com um cotidiano de intenso labor por elxs experimentado e vão de encontro com as díspares condições das quais dispõem para efetivo envolvimento com o campo e com suas hierarquias. À figura da musicista ou do músico-artista, naturalmente dotadx e socialmente projetadx devido, supõe-se, às suas habilidades inerentes, se contrapõe outra, dx profissional da música, anônimx, em constante aperfeiçoamento e postx a dialogar com relações de trabalho precárias em um mercado restritivo. Discursivamente, a subjetivação e mistificação da prática musical reproduz um hiato já existente entre o modo como a musicista e o músico é projetadx na sociedade moderna e a apropriação da significação profissional de seu trabalho. A hipótese de que tal projeção reforce as condições de trabalho precárias com a qual x profissional da música é dispostx a dialogar, mostra-se, portanto, plausível. Através da pesquisa proposta, pretendo analisar como tais contradições são percebidas, vivenciadas e reproduzidas discursivamente por musicistas e músicos de diferentes áreas de atuação e por pessoas com xs quais convivem em ambientes de trabalho, bem como as relações de poder e violência engendradas no discurso diante de tais contradições. Através de observação participante conduzida em uma casa de show e entre grupos de performance dedicados à apresentações em casamentos, pretendo perceber como a ponte entre x profissional e x artista é ensaiada e dirigida por essxs instrumentistas. Pretendo também refletir acerca de como o discurso e a prática podem atuar de modo a favorecer a apropriação da significação de trabalho no fazer artístico, no intuito de fortalecê-lo e valorizá-lo.

Coordenação: Prof. Dr. Roney Gusmão do Carmo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

A arte-educação na pós-modernidade (Vigência: 28/06/2019 - 31/12/2021)

Análises em torno da pós-modernidade têm sido objeto de largos debates nos últimos anos, tanto pelos esforços para consolidá-la como categoria epistemológica, como para deflagrar sua fragilidade teórica. De fato, os conceitos sobre pós-modernidade ainda demonstram imprecisões, a começar pela ambiguidade do prefixo “pós”, que denota uma visão linear da história, a despeito da conservação de velhas estruturas do capitalismo. Com efeito, reconhecemos que o lado perverso da acumulação parece intacto e que paradoxos do sistema foram apenas agravados no cenário econômico pós-industrial, contudo, até que se invente outra terminologia menos controversa, optamos por denominar o tempo pós-industrial como pós-moderno. Notadamente, diversas transformações na esfera produtiva ocorreram em simultaneidade com mudanças nas relações sociais, fato que produz um consenso de que algo tem ocorrido com as novas gerações ao ponto de gerar preocupações em torno, por exemplo, do modelo educacional que temos. O dissenso, na verdade, reside na forma como pesquisadores percebem a origem e os resultados destas transformações na vida das pessoas, fato que desestabiliza concepções teóricas nesse início de século XXI, largamente marcado por incertezas. Bauman (2001), por exemplo, defende que temos vivido em tempos líquidos, fortemente marcados pela fluidez das relações sociais e efemeridade dos vínculos. Com isso entendemos que o comportamento dos sujeitos na contemporaneidade aponta para novas alternativas de sociabilidade, o que robustece os desafios postos à escola. Foi diante dessa percepção, que encontramos motivações para desenvolver pesquisas em torno da relação arte, educação e pós-modernidade, vislumbrando entender os potenciais deste campo, bem como os desafios agora postos ao arte-educador. Interessa-nos entender a formação dos professores de arte à luz dos tempos pós-modernos, sem perder de vista a amplidão dos saberes que mediam o conhecimento e as emoções inerentes da experiência estética. Também é parte substancial desta pesquisa, analisar as expectativas dirigidas pelos alunos para a arte-educação na escola, bem como a forma como os educadores têm se posicionado frente os apelos culturais pós-modernos.

Coordenação: Prof. Dr. Roney Gusmão do Carmo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Mapeamento e estudos críticos das literaturas do Recôncavo Sul (Vigência: 28/06/2019 - 31/12/2021)

Esse projeto de pesquisa pretende mapear e estudar criticamente as manifestações literárias contemporâneas do Recôncavo baiano. A pesquisa se debruçará sobre as principais características das linguagens literárias do Recôncavo e analizará aspectos como a inovação da linguagem, a ousadia estética, os estilos e os gêneros predominantes nessas literaturas, bem como as formas como elas são divulgadas e distribuídas pelos autores/editores. Outro objetivo da pesquisa é analisar a maneira como tais literaturas abordam a questão da cidadania, da cultura e do pertencimento no Recôncavo.

Coordenação: Prof. Dr.  Rubens da Cunha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Estudos críticos sobre a literatura contemporânea do Recôncavo Baiano (Vigência: 01/03/2021 - 01/03/2025)

O projeto de pesquisa “Estudos críticos sobre a literatura contemporânea do Recôncavo Baiano” pretende realizar estudos críticos sobre a literatura produzida por autores naturais e/ou residentes no Recôncavo Baiano. Tendo por fundamentação os estudos decoloniais, feministas, bem como estudos sobre literatura negro-brasileira, o projeto pretende publicar online semestralmente uma série de cadernos especiais contendo uma entrevista, uma breve antologia de textos e um estudo crítico a respeito do/a autor/a escolhido.

Coordenação: Prof. Dr.  Rubens da Cunha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

A Esfera Pública mediada pela Web Social: Uma investigação do consumo e discussão de notícias no Facebook (Vigência: 01/09/2019 - 01/09/2021)

Este projeto propõe o estudo das práticas de consumo e discussão de notícias no Facebook. O objetivo é entender como as características tecnológicas e sociais da plataforma, bem como a percepção dos usuários destas, influenciam a relação das pessoas com os conteúdos noticiosos e o engajamento em discussões. Entre as variáveis que serão estudadas, temos: 1) o perfil demográfico e político dos usuários do Facebook; 2) o propósito e o modo como o Facebook é usado; 3) as características da rede pessoal constituída na plataforma. As informações serão coletadas através de questionário, que por sua vez será elaborado a partir do subsídio de entrevistas em profundidade com usuários do Facebook. Deste modo, espera-se encontrar as variáveis que explicam o modo como se processa o consumo de notícias políticas e a discussão pública no Facebook. Estes resultados contribuirão para a compreensão da constituição das bases tecnológicas e sociais da esfera pública online.

Coordenação: Prof. Dr. Samuel Anderson Rocha Barros (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Possibilidades reflexivas a partir da migração de brasileiros e brasileiras na França (Vigência: 01/02/2020 - 01/02/2023)

Segundo Gisele Maria e Rosana Baeninger (2016), a emigração brasileira é um fenômeno que data de 1980. Elas reafirmam o pensamento de Sales (1991) que informa que a situação econômica do Brasil nos anos 80, associada à maneira como o capital passou a se reproduzir internacionalmente, explica o interesse das/os brasileiras/os em saírem das cidades onde vivem para morarem fora das fronteiras nacionais. Inicialmente os países mais procurados – e estes ainda lideram a lista dos lugares que mais recebem imigrantes brasileiras/os – são Estados Unidos, Japão e Portugal. Como destino mais frequente a França passa a integrar o leque de opções recentemente, e o informe do Ministério das Relações Exteriores (MRE) é que em 2013 havia 60 mil brasileiras/os vivendo em terras francesas. O presente projeto se interessa pela produção de reflexões que advêm da observação das dinâmicas vividas pelas/os imigrantes brasileiras/os na cidade de Paris, em especial aquelas e aqueles que desenvolvem trabalhos ligados à cultura brasileira, ou seja, atividades relacionadas à dança, música, capoeira, gastronomia etc. A pesquisa científica acerca da imigração está majoritariamente focada nos aspectos econômicos que a contornam (Sayad, 1999), de modo que a abordagem de fluxos migratórios sob a ótica da “cultura” é bem menos frequente, e em sendo assim, desenvolver caminhos investigativos que sigam nesta direção se converte numa importante contribuição para o debate atual sobre imigração e imigrantes.

Coordenação: Profa. Dra. Sarah Roberta de Oliveira Carneiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Etnobiografias docentes: itinerâncias formativas emancipacionistas em comunidades tradicionais do Recôncavo Baiano (Vigência: 20/01/2021 - 22/12/2022)

O Recôncavo Baiano é um contexto formativo detém uma expressiva diversidade étnico-racial e cultural. Os modos de vida e as singularidades das suas comunidades tradicionais (quilombolas, pesqueiras e rurais), das suas experiências educacionais, das vivências aprendentes dos seus membros, configuram conhecimentos educacionais fundantes para a manutenção e o fortalecimento dos processos identitários étnico-raciais e relações socioculturais do seu próprio território e da nação brasileira. Neste contexto fulcral para a gestação do povo brasileiro, a pesquisa etnobiográfica em questão tem como perspectivas narrar, analisar e compreender as itinerâncias formacionais de docentes do Recôncavo Baiano, reconhecidos por estas comunidades tradicionais como lideranças. Compreendemos que as experiências educacionais destes professores, líderes, mediadores podem colaborar de maneira fecunda com o campo da formação docente para a diversidade étnico-racial e cultural, assim como com o desenvolvimento de dinâmicas educacionais que contemplem pluralidades ontológicas e que sejam mais sensíveis aos diferentes modos de vida, suas cosmologias, epistemologias e ecologias, visto que estas permeiam as aprendizagens singularizantes de todas as itinerâncias educacionais.

Coordenação: Profa. Dra. Sílvia Michele Lopes Macedo de Sá (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)  

 

Contraponto aplicado à música popular – aspectos teóricos e práticos (Vigência: 12/05/2016 - 01/09/2022)

O presente projeto visa realizar uma pesquisa relativa a técnicas de contraponto aplicado à música popular, através de análises de partituras, audições, leitura de métodos e artigos, desenvolvimento de exercícios progressivos e descrição de procedimentos técnicos. Posteriormente as informações serão compiladas em forma de método para serem utilizadas pelos alunos do curso de licenciatura em música popular a ser implementado no CECULT.

Coordenação: Prof. Dr. Solon de Albuquerque Mendes (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

FORMAR PROFESSORES E PRODUZIR CURRÍCULO NAS ESCOLAS: pensando currículos diferenciados na Educação Básica do Recôncavo da Bahia (Vigência: 01/03/2020 - 01/03/2024)

A presente pesquisa pretende partir da avaliação corrente sobre a falta de qualidade Educação Básica no Brasil, para, de um lado, problematizá-la e, de outro, propor intervenções consistentes no sentido da sua melhoria. Em diferentes oportunidades (MACEDO, 2012, 2013; MATHEUS & LOPES, 2014; FRANGELLA, 2015), temos trabalhado, a partir da Teoria do Discurso tal como formulada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (LACLAU, 2008, 2011; MOUFFE, 2003), com a ideia de que as políticas educacionais e curriculares no Brasil, tem se legitimado, a partir da produção de uma crise da educação que, como exterior constitui a hegemonia da intervenção.O presente projeto pretende atuar, desenvolvendo ações de melhoria da qualidade da Educação Básica, ao mesmo tempo em que atua na formação dos professores em ação e que pratica o respeito à diversidade cultural ao resgatar o espaço de direito dos sujeitos da educação.O projeto que ora apresentamos tem, assim, o compromisso teórico de responder a desafios que vêm sendo apresentados pela racionalidade técnica ao campo do currículo reconceptualizado. A intervenção que ele propõe é pensada como política pública e não como intervenção pontual sobre o fazer da educação, assumindo que a política se faz em todos os espaços em que sujeitos tomam decisões e estruturam o mundo social de uma determinada forma (LACLAU, 2010). Com isso esperamos, além dos resultados específicos que alcançaremos nos municípios em que as intervenções se darão, avançar teoricamente na superação do hiato, que Stephen Ball (BALL; MAINARDES, 2011, BALL; MAGUIRE, 2012) vem denunciando como problemático, entre formulação e prática curriculares.

Coordenação: Profa. Dra.  Tatiana Polliana Pinto de Lima (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Cancionistas do circuito independente de Lisboa: a performance das mulheres na música popular (Vigência: 01/09/2019 - 01/09/2020)

Investigação sobre a expressão das mulheres na música popular urbana, tendo como foco as cancionistas-performers do circuito independente de Lisboa. As atividades a serem realizadas envolvem estudos no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), pesquisas de campo, documental e bibliográfica, análises de conteúdos cancionais e de performance, entrevistas junto a uma amostragem de cancionistas e produção e divulgação de resultados. A investigação proposta adota uma abordagem interdisciplinar, mobilizando termos e conceitos advindos de diversos campos de estudo. Trata-se de estágio pós-doutoral previsto para ocorrer entre setembro de 2019 e setembro de 2020.

Coordenação: Profa. Dra. Tatiana Rodrigues Lima (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Mediações culturais e tecnológicas na sonoridade dos videogames (Vigência: 05/03/2019 - 05/03/2023)

Esta pesquisa visa identificar de que maneira aspectos socioculturais e tecnológicos como as práticas e distribuição de trabalho entre os produtores de som e a equipe de desenvolvimento, a posição social destes produtores – o que revela a posse ou não de capital para investir em hardware, software e conhecimento específico para realização da tarefa de produzir som para games – formação pessoal do repertório sonoro dos produtores de som para videogames e a recepção dos jogos pelo mercado consumidor, influenciam a sonoridade dos videogames brasileiros. Nesta pesquisa partimos do pressuposto que as decisões técnicas e estéticas dos produtores de som para games no Brasil refletem esses aspectos socioculturais. Este projeto visa responder à seguinte questão: de que maneira a formação social e cultural dos produtores de som para videogames no Brasil influencia a sonoridade dos jogos digitais nacionais e de que maneira o jogador brasileiro recepciona (escuta) esses jogos?

Coordenação: Prof. Me. Vicente Reis de Souza Farias (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Cinema Fulldome - Diálogo entre ciência e o processo artístico poético-criativo (Vigência: 05/06/2018 - 05/06/2021)

A presente pesquisa, acerca da criação poética e conceitual relacionada ao cinema fulldome, aponta direcionamentos para compreender as relações entre a arte, a tecnologia e suas possíveis interligações com as possibilidades de composição audiovisual para planetários. Desta maneira, o principal ponto de partida é pensar como representar através da criação visual e animação 3D em 360º e da espacialização sonora surround (5.1), aspectos inerentes da produção de cinema para planetários e suas aplicações no campo poético e conceitual da arte e tecnologia, além do cunho de divulgação científico-educacional que tradicionalmente ocupa estes espaços.

Coordenação: Prof. Me. Victor Hugo Soares Valentim (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Leitura, Literatura, Educação e Diversidade (Vigência: 16/10/2019 - 16/10/2021)

Esse projeto de pesquisa pretende mapear, no território de identidade do Recôncavo da Bahia, formas diferenciadas de experiências com o texto literário no contexto escolar e no âmbito de projetos sociais e culturais voltados para crianças e jovens em idade escolar. A pesquisa se debruçará sobre iniciativas que contribuam para formação de leitores; que promovam diálogos entre a literatura e outras artes; que estimulem a escrita literária por parte dos estudantes; que correlacionem literatura, ensino e questões ligadas a classe/comunidade, raça/etnia, sexualidade, gênero, etc. Outro objetivo da pesquisa é analisar a maneira como tais experiências de ensino-aprendizagem envolvendo o texto literário abordam a questão da cidadania, da cultura e do pertencimento ao Recôncavo.

Coordenação: Profa. Dra.  Viviane Ramos de Freitas (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Morte e memória: um olhar (re)côncavo da realidade (Vigência: 01/05/2016 - 05/10/2020)

Descrever e pensar sobre as figurações que permeiam a Morte e a Memória na contemporaneidade é, sem dúvida, debruçar-se sobre a Vida, suas relações com o tempo, o espaço e o corpo social. O quiasmo primitivo da existência humana gira no entorno vida x morte, sempre em proveito do primeiro termo. O decesso, por natureza, é perspectiva constituinte do ser humano, não há negociações. Todas as sociedades encaram a Morte de maneiras diferenciadas, assinalando sua própria identidade. Rito de passagem ou simples decomposição orgânica, o tema mortuário envolve uma relação entre o ser humano e seus paradigmas, qualquer que seja a época. A Memória, tão complexa quanto, aciona as lembranças mais profundas, faz o sujeito experimentar novamente sensações adormecidas, retoma imagens, presentifica-as, reverbera individualidades de um povo, de uma comunidade, de uma nação. Em diálogo com a imaginação dos poetas e escritores, a Memória corrobora os fatos, sem se tornar completa realidade. Morte e Memória colocam a Vida em um movimento singular. Nesse sentido, tal projeto de pesquisa inclina-se na reflexão sobre a Morte e a Memória, sua relação com o sistema capitalista, com as mudanças de paradigmas, com a proximidade física de religiões tão distintas, expressas na Literatura, na Música, na Fotografia e em outros cenários artísticos. Assim, tem-se como objetivo compreender a ideia da Morte e da Memória nas suas manifestações e discursos, especificamente no Recôncavo da Bahia. A escolha do Recôncavo é estabelecida, não só por sua profusão religiosa, mas também pelo modo peculiar que essa região se comunica com seu entorno. Os carros de som, por exemplo, que anunciam a morte de um ente da comunidade, é um discurso mortuário e memorialístico, ao mesmo tempo, muito peculiar, embora de forte recorrência em cidades interioranas. A perspectiva do projeto privilegiará um caminho filosófico-literário, sem excluir outras vozes que se debruçam sobre a Morte e a Memória.

Coordenação: Profa. Dra.  Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

O design da cultura: um estudo sobre as contribuições das teorias da cultura ao campo do design (Vigência: 19/08/2019 - 19/12/2020)

Esta pesquisa busca investigar a forma como a cultura e as perspectivas teóricas e metodológicas de viés cultural provenientes de disciplinas como a antropologia, os estudos culturais e a cultura visual, estão sendo assimiladas pelo campo dos estudos em design (design studies) no Brasil nos últimos dez anos. Iremos mapear e analisar a produção científica presente em anais de congressos, artigos, dissertações e teses produzidos na área. A partir do material coletado procederemos a uma crítica epistemológica fundamentada nos objetos, aportes teóricos e procedimentos metodológicos identificados. Percebemos que a estreita conexão existente entre design e cultura não têm recebido - ou nunca recebeu -, a atenção que merece. Condições históricas e sociais acabaram por naturalizar na área um ethos profissional eurocêntrico e funcionalista. Acreditamos que as disciplinas do campo de estudos da cultura podem contribuir para uma abordagem no design que se adeque a diversidade de contextos socioeconômicos e culturais que apresentam países como o Brasil.

Coordenação: Prof. Me. Walter Emanuel de Carvalho Mariano (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Análise das elaborações conceituais produzidas por estudantes Surdos considerando as escolhas lexicais dos TILSP nas aulas de Matemática (Vigência: 01/03/2020 - 01/03/2024)

Este projeto tem como objetivo geral analisar a compreensão de conceitos de números dos estudantes Surdos no ensino fundamental, considerando as escolhas lexicais dos Tradutores e Intérpretes de Libras/Português (TILSP) nas aulas de Matemática. A pesquisa que propomos é de cunho qualitativo. Propomos neste estudo, em um primeiro procedimento, realizar um levantamento de léxicos utilizados no campo conceitual dos Números, considerando o 6º ano do ensino fundamental. Para a produção dos dados da pesquisa, realizaremos por meio de uma entrevista estruturada, a ser enviada para as pró-reitorias de pesquisa de instituições federais do Brasil, a fim de detectar os grupos de pesquisa que atuem nesta perspectiva de criação de sinais matemáticos. Assim, realizaremos uma pesquisa de campo, que será realizada em escola pública, em Belo Horizonte, Minas Gerais, na região sudeste do Brasil. Todo o arcabouço lexical catalogado, no primeiro procedimento, será disponibilizado para o TILSP, que irá realizar o processo tradutório e interpretativo utilizando-se desse material lexemático nas aulas de matemática. A documentação dos dados serão registrados por meio de gravações em vídeo, diário de bordo e registros das atividades dos estudantes Surdos. Espera-se contribuir para a ampliação dos Estudos da Tradução e da Lexicologia, quanto as competências e escolhas tradutórias dos TILSP, e da formação do léxico, tendo em vista as elaborações conceituais realizadas pelos estudantes Surdos nas aulas de matemática.

Coordenação: Prof. Me. Welbert Vinícius de Souza Sansão (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

Fim do conteúdo da página