Projetos de Pesquisa
Canção e ensino: abordagens didático-discursivas (Vigência: 02/02/2020 02/02/2024)
Considerando-se o potencial do objeto canção na sociedade para difusão de informações, para formações de pontos de vista, produção de conhecimento, entretenimento, sendo ainda constituinte da cultura, das formas de ser e de estar no mundo histórica e socialmente, no projeto em referência, estudam-se e analisam-se textos cancionais populares articulando-se modelos teórico-metodológicos no âmbito da semiótica aplicada à canção e outros estudos discursivos, tais como retórica e análise do discurso. O objetivo é instrumentalizar a apreciação técnica dos efeitos de sentido possíveis em uma canção para além da simples fruição intuitiva. Assim, temos formas de utilização da canção no ensino como forma de apropriação de aspectos históricos, sociais, políticos entre outros e também a possibilidade de ter na canção uma forma de apropriação de construção de mundo sob um enfoque crítico e retórico. Tem-se, desse modo, uma proposta de elaborar possíveis formas e modelos de letramento cancional no âmbito do ensino.
Coordenador: Prof. Dr. Adriano Dantas de Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Texto e discursividade: interdisciplinaridade, movimentos de enunciação e letramento (Vigência: 10/04/2017 - 11/04/2021)
No projeto em referência, debruçaremo-nos sobre o letramento à luz de contribuições dos estudos discursivos. A partir de pesquisas bibliográficas em âmbito interdisciplinar e da aplicabilidade de uma perspectiva discursiva de abordagem ao texto em oficinas, proporemos a reflexão sobre o letramento não nos restringindo apenas ao texto, mas considerando aspectos subjacentes a ele. Partimos do pressuposto de que o texto, palavra derivada do Latim textus (ou textum), particípio passado do verbo texere (tecer), é um entrelaçamento, um tecido, tratando-se de uma malha textual, cuja materialização dá-se, em nosso entendimento, por princípios textuais e, sobretudo, discursivos. Buscaremos demonstrar como a compreensão de princípios discursivos, que engendram movimentos retóricos específicos, culminando no texto tal como ele se constitui e se tipifica na forma de algum gênero, é um aspecto central para o letramento. É necessário, desse modo, compreender, no ensino, os textos além das coerções relacionadas às normas e além de mecanismos de textualidade, conectivos e aspectos técnico-materiais (conteúdos ensinados tradicionalmente. A abordagem que se propõe buscará ampliar, assim, a concepção do texto de uma perspectiva normativo-textual para uma perspectiva retórico-discursiva. Assim, buscar-se-ão, abordagens discursivas para promoção do letramento e suas múltiplas possibilidades.
Coordenador: Prof. Dr. Adriano Dantas de Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Com a “Palavra”, Mulheres Quilombolas (Vigência: 01/12/2018 - 01/12/2020)
Muito se tem discutido sobre "lugar de fala", insuficientes, porém, têm sido os movimentos e as ações políticas no sentido de oferecer aos grupos e sujeitos historicamente excluídos, subalternizados, silenciados, aos quais foram negados direitos básicos como direito à terra e a uma educação de qualidade, condições, meios de assumirem, de fato, seu lugar de fala, reclamando, sem mediadores, bens materiais e simbólicos dos quais foram alijados. O “sujeito subalterno”, e particularmente “o sujeito subalterno feminino”, nas palavras de Spivak (2010), nem sempre encontra os meios para ocupar o seu lugar de fala e se fazer ouvir, deparando-se com uma série de desafios para fazê-lo em favor de sua emancipação. O “Com a palavra, mulheres quilombolas”, projeto de pesquisa-ação vinculado ao grupo de pesquisa “Poiéticas”, grupo de pesquisa em Gênero, Corpo, Cultura e Subjetividade, e ao projeto matriz de pesquisa intitulado “No Recôncavo da Bahia: histórias de mulheres”, pretende, em sua etapa primeira, realizar uma escuta das mulheres quilombolas do Engenho da Ponte, através de entrevistas autobiográficas, rodas de conversa, entrevistas conversacionais, etc., e observações participantes da vida e da cultura quilombola registrada em diário de campo e em filmagens. Com base nesta etapa inicial, a da pesquisa de campo, passaremos à segunda etapa, a da ação, cujo foco será buscar oferecer às mulheres quilombolas do Engenho da Ponte, ao menos alguns daqueles meios de que falou Spivak (2010), criando, junto com elas, espaços de compartilhamento da memória, oficinas formativas em línguas e em linguagens artísticas e tecnológicas e outras ações possíveis com o objetivo de, a um só tempo, realizar uma escuta sensível da memória e potencializar esse poder falar de si e por si. A ideia é construir uma aproximação entre a universidade, particularmente o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), situado na cidade de Santo Amaro da Purificação, e as comunidades quilombolas, em particular, a do Engenho da Ponte, contribuindo para a luta emancipacionista das mulheres quilombolas do Recôncavo. Afinal, não se pode falar pelos grupos subalternizados, mas pode-se trabalhar “contra” a subalternidade e para a emancipação dos sujeitos sociais historicamente subalternizados. Elegemos como questão central da pesquisa, a seguinte pergunta: como os rastros de memória e os processos de tradução linguístico-cultural atuam na construção [corporalizada] de si e do mundo e na “politização do self” de mulheres quilombolas, conduzindo-as ou não para que assumam seus lugares de fala, e o como estas memórias e traduções culturais se expressam nas lutas por emancipação desses “sujeitos femininos” historicamente subalternizados? O projeto afina-se com uma perspectiva feminista crítica e descolonizadora em psicologia social, ou seja, com uma psicologia sócio-cultural assumidamente comprometida com a transformação no âmbito das relações de gênero, étnico-raciais e de classe, e, portanto, com o enfretamento do machismo, do racismo, do etarismo, do heterossexismo e do capitalismo que afetam a vida das mulheres. Com isto em foco, este projeto de pesquisa, propõe diálogos interdisciplinares e interinstitucionais, e constrói parcerias não somente com docentes-pesquisadores/as da área de psicologia como das áreas da comunicação, das artes, das tecnologias, da educação, de linguística aplicada, etc., a fim de viabilizar a proposta, que não se fecha no campo dos estudos psicológicos. O resultado desse processo de aproximação, aprendizado e convivência mútua entre comunidade quilombola e universidade, a que se propõe este projeto de pesquisa-ação, deverá ser a produção de um documentário, de artigos científicos, de um evento para pensar psicologia, cultura, comunicação e língua no contexto da luta quilombola, e, possivelmente, a organização de um livro de narrativas autobiográficas, visibilizando as histórias das mulheres quilombolas do Engenho da Ponte, alicerçados em uma reflexão teórico-conceitual sobre os processos de construção de si, do mundo e de “politização do self” de mulheres num contexto complexo do ponto de vista étnico-racial como o brasileiro. Um contexto historicamente marcado por práticas colonialistas patriarcais que sempre excluiu os negros e que sexualizou as mulheres negras tratando-as apenas como corpos. Importante sublinhar que a produção do documentário a que nos referimos realizar-se-á em parceria com as mulheres quilombolas do Engenho da Ponte. Para isso, dentre as oficinas formativas de que falamos anteriormente (que também irão compor o documentário junto aos momentos de entrevista, rodas de conversa e de observação da vida cotidiana na comunidade), será incluída uma oficina de auto-representação através da imagem. A ideia é que as mulheres participantes não sejam "objeto" do nosso olhar (que é o que muitas vezes acontece quando nos restringimos às entrevistas, onde o entrevistador é quem suscita as questões, e não elas que decidem o que vão perguntar, focar, etc.), mas que também sejam construtoras do olhar. O self (pessoal/coletivo) será o ponto de partida do trabalho, que mover-se-á com as mulheres para além da escuta da memória e da auto-reflexão, para a construção da realidade coletiva que se quer. Toma-se como ponto de partida a memória pessoal/coletiva, ciente de que a rememoração da experiência de opressão ou exploração é fundamental, porém, não suficiente para a politização do self, não se traduzindo, necessariamente, em consciência política e em luta emancipacionista. O primeiro passo é revolucionar o self, como sublinha Bell Hooks (1997), o segundo é mover-se de dentro para fora, em direção à mudança social.
Coordenação: Profa. Dra. Ana Maria de Oliveira Urpia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Profa. Dra. Kelly Barros Santos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
No Recôncavo da Bahia, histórias de mulheres: gênero, subjetividade, cultura e memória (auto)biográfica (Vigência: 04/11/2017 - 04/11/2021)
Para autoras como Alcoff (2006), se as mulheres existem aqui e agora, ou seja, em localizações sociohistóricas particulares, podemos falar em nome de mulheres e fazer reivindicações que reflitam as suas demandas específicas, atentos ao fato de que há, como indica Lauretis (1984), um conflito colocado entre "mulher" como "construto ficcional" e "mulheres" como "seres históricos de relações reais". Partindo desse pressuposto, proponho, através desse projeto de pesquisa, conhecer a história de vida de mulheres nascidas e/ou crescidas no Recôncavo da Bahia, contexto marcado pela história de resistência dos povos africanos no Brasil e por sua cultura ancestral, compreendendo como se expressa a relação entre self e cultura (com seu aparato semiótico de gênero, raça/etnia, etc.) em suas trajetórias de vida, em seus processos corporalizados de subjetivação e em suas práticas criadoras. O método utilizado para isso será o (auto)biográfico. A suposição central do método biográfico é de que a vida pode ser “capturada” e representada em um texto. Na perspectiva biográfica, a vida é um texto social, podendo traduzir-se em uma produção narrativa carregada de significados pessoais e coletivos. O foco central da pesquisa é a escuta das memórias autobiográficas de mulheres, mas serão também coletadas histórias através de outros/as narradores/as que guardaram em sua memória histórias de mulheres que integraram a vida no Recôncavo em outro contexto histórico e que já não estão em vida. Nesses últimos casos, sobretudo, mas também nos primeiros, podem ser incorporados à narrativa (auto)biográfica, documentos, escritos, produções, artefatos da cultura, registros de diversas ordens através dos quais tenhamos acesso à memória da história de vida destas mulheres.
Coordenação: Profa. Dra. Ana Maria de Oliveira Urpia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e Profa. Dra. Sarah Roberta de Oliveira Carneiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Vida Universitária e Juventude: passagens e impasses (Vigência: 01/10/2017 - 30/12/2020)
Nos últimos anos o ensino superior brasileiro experimentou um processo de democratização do acesso. Paralelamente, observa-se a progressiva alteração no perfil dos estudantes universitários com a presença de jovens que experimentam, com maior dificuldade, a transição entre o ensino médio e ensino superior, situação que potencializa cenários de fracassos/abandonos ou grandes dificuldades durante o primeiro ano. Essa situação atinge praticamente todas as universidades do mundo onde é possível constatar taxas importantes de fracasso e abandono ao longo do primeiro ano de estudos universitários. Diante disso, instituições universitárias brasileiras e internacionais passaram a implementar programas/projetos voltados a compreender o fenômeno do abandono, do fracasso a fim de implementar dispositivos voltados a favorecer a afiliação e o sucesso acadêmico em geral, mas, de forma especial, o sucesso acadêmico de estudantes oriundos de camadas populares. Contudo, pouco sabemos sobre práticas cotidianas, estratégias e táticas individuais e ou de grupo que esses estudantes utilizam para esse fim numa dinâmica mais ampla de socialização universitária em que se articulam a pluralidade que envolve a condição juvenil e a condição de estudante universitário. Assim, a pesquisa visa produzir mapeamento e análise de experiências internacionais voltadas a favorecer a afiliação e o sucesso acadêmico de estudantes universitários em situação de desvantagem educacional que possam subsidiar e fortalecer ações de mesmo tipo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) reduzindo o abandono e evasão. Desse modo, o tema do estudo mostra-se relevante e dialoga diretamente com as preocupações acadêmicas da Área de Conhecimento ‘Politicas de Formação, Interculturalidade e Interdisciplinaridade’ envolvida, inclusive, na oferta de um conjunto de componentes curriculares de formação geral voltados a favorecer a passagem entre ensino médio – ensino superior, mediante a atuação do Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Formação Geral (NUVEM) do qual faço parte. Assim, o estudo mostra-se de importância tanto para a Área, como para o CECULT e mesmo para a UFRB uma vez que o Núcleo atua junto a Bacharelados Interdisciplinares de diferentes Centros de Ensino.
Coordenação: Profa. Dra. Ana Maria Freitas Teixeira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
A entrada na vida universitária: processo de afiliação de estudantes de bacharelados interdisciplinares na universidade federal do recôncavo da Bahia (UFRB) (Vigência: 01/09/2015 - 30/12/2020)
Resumo: Nos últimos anos o acesso ao ensino superior conheceu no Brasil uma massificação e democratização significativa. Mas o número de fracassos, ou grandes dificuldades encontradas pelos estudantes durante seu primeiro ano de estudos universitários em diferentes áreas do conhecimento também atestam que a democratização do acesso ao saber está longe de terminar, e exige a construção e utilização de ferramentas pedagógicas mais eficientes e precisas. Uma das transformações nessa esfera do ensino no Brasil foi o processo de interiorização e progressiva alteração no perfil dos estudantes universitários evidenciando as dificuldades na transição entre ensino médio e ensino superior. Fruto desse processo de interiorização a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi criada em 2005 num desenho multicampi. Desde então a UFRB tem ampliado seu raio de atuação perfazendo um total de 7 Centros de Ensino: Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas (CCAAB) e o Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC); Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL); Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Formação de Professores (CFP); Centro de Cultura Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) e Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), esses dois últimos implantados entre 2013-2014. Recentemente, a UFRB vem implementando a adoção dos sistemas de ciclos de formação com a criação de Bacharelados Interdisciplinares (BI): Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas e Tecnológicas (BICET-CETEC), Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (BIENS-CETENS), Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS-CCS), Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT-CECULT), todos eles implantados a partir da segunda metade dos anos 2000 sendo os mais recentes o BICULT e BIENS que datam de 2013-2014. Articulado a essas iniciativas e sensível ao processo de transição entre o ensino médio e o ensino superior frente aos desafios do processo de afiliação dos estudantes, sem esquecer a questão das altas taxas de evasão, a Instituição implantou em 2014 o Núcleo de Estudos Interdisciplinares e Formação Geral (NUVEM) cujo foco está em colocar em funcionamento uma série de dispositivos e estratégias de ensino, pesquisa e extensão visando fortalecer a formação geral dos estudantes dos BI’s, além de implementar a realização de pesquisa acadêmica cujo foco esteja no ensino superior e vida universitária. Dentro desse panorama o objetivo central da pesquisa está em identificar e analisar os processos de afiliação universitária dos estudantes que ingressam na UFRB em especial nos Bacharelados Interdisciplinares instalados em 3 dos campi da IES, quais sejam: CECULT, CETENS e CCS junto aos quais o NUVEM vem desenvolvendo suas ações. Trata-se de elaborar uma análise transversal que coloca em evidencia processos de afiliação a condição de estudante em 3 BI’s que transitam em áreas de conhecimento distintas: Humanidades, Tecnologias e Saúde. Associado a esse objetivo está, igualmente, a intenção de fortalecer as atividades de pesquisa do Núcleo produzindo um conjunto de dados capazes de contribuir na implementação de estratégias de constituição de uma pedagogia de afiliação universitária mediante o estabelecimento de parâmetros concretos de avaliação das ações implementadas. A definição do foco da pesquisa em torno dos três Bacharelados Interdisciplinares (BI’s) desses três campi se justifica por diferentes aspectos, quais sejam: a) tratam-se de experiências de formação em ciclo recentes e mesmo muito recentes na UFRB, b) estão instalados nos Centros de Ensino em que o NUVEM desenvolve suas ações de formação geral no intuito de favorecer a afiliação universitária dos estudantes que ingressam nesses cursos, c) dois desses BI’s (Cultura e Energia) funcionam em Centros recém implantados numa dupla novidade para as localidades em que se encontram, c) entre esses BI’s estão aqueles em que se verificou a maior e a menor nota de corte pelo sistema de ingresso ENEM/SISU para os últimos anos: BIS com nota de corte em torno de 700 pontos e BICULT em torno de 500 pontos, indicando uma significativa disparidade no desempenho desses estudantes no ENEM fator que pode sugerir obstáculos importantes à afiliação dos estudantes BICULT, d) o BIENS vinculado ao CETENS figura tanto para o período 2014.1 como para 2014.2 como um dos cursos de maior concorrência com respectivamente 47 e 44 inscritos para uma vaga. Além disso o CETENS é o Centro de Ensino em que se registra a maior proporção de estudantes que ingressam pelo sistema de cotas: 71% para 2014.1 e 63% para 2014.2. Quanto ao recorte teórico metodológico refere aos fundamentos da pesquisa em ciências humanas e sociais associada às bases teóricas da etnometodologia enquanto “ciência dos etnométodos”, ou seja, a análise dos métodos que os atores sociais usam para desenvolver e interpretar operações do seu cotidiano.
Coordenação: Profa. Dra. Ana Maria Freitas Teixeira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Alcyvando Luz: som e silêncio na MPB (Vigência: 05/06/2016 - 31/12/2023)
Este projeto visa investigar, numa perspectiva interdisciplinar, um fenômeno paradoxal na cultura e história recente da música popular na Bahia e Brasil: o multiprotagonismo artístico e a invisibilidade de Alcyvando Luz, a partir da pesquisa e registro de suas experiências enquanto músico, compositor, cantor, maestro, professor, arranjador, técnico de som, dono de estúdio e produtor musical com alcance internacional.
Coordenação: Prof. Dr. Armando Alexandre Costa de Castro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Democracia, cidadania, educação e instituições culturais do Recôncavo baiano: a luta por igualdade, trabalho e renda (Vigência: 02/02/2020 - 02/02/2024)
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo articular os conceitos de democracia, cidadania de educação informal, atividade educacional exercida por instituições não formalmente reconhecidas como educacionais, que definimos como instituições culturais do Recôncavo baiano, com os conceitos de igualdade, trabalho e renda. Assim, este projeto é uma proposta de sistematização de uma trama social em que se sugere como hipótese que estas instituições culturais, que praticam a educação informal, embora não definidas legalmente como educacionais, são dotadas de capacidade pedagógica – tanto quanto o pássaro é dotado do poder voador – com base em conhecimentos acumulados e ancestrais, ainda que não tenham passado por uma escola formal, e que atuando nesta perspectiva de educador coletivo realiza uma luta por igualdade social através da inserção no mercado de trabalho formal e informal para a conquista de trabalho e renda. O tema proposto para a pesquisa é fruto de nossas histórias de vida, de experiências intelectuais e profissionais, dotadas de valores e escolhas que nos faz pensar em um contexto de regressão social, cultural, política e econômica no país, sob a hegemonia de um neoliberalismo em sua forma mais radical, com consequências nefastas nos índices de desemprego, de desalentados, de queda do salário mínimo real com consequências na queda da massa salarial e no salário médio, e de ataques às instituições educacionais públicas em todos os níveis, o que, em todas estas situações supracitadas, tem como alvo um contingente em torno de 80% da população economicamente ativa (PEA), ou, em outras palavras, atinge fundamentalmente a classe trabalhadora formal e informal que constitui uma classe geral de desprivilegiados enquanto sua parcela informal se constitui em uma “ralé” estrutural, nas irônicas palavras do sociólogo Jessé Souza. Finalizando, esta pesquisa almeja alcançar uma compreensão sobre em que medida as instituições citadas no primeiro parágrafo contribuem para a luta por uma cidadania plena, combatendo o que este projeto designa como apartheid social, conceito que definimos como mais amplo do que desigualdade social, a partir de alguma formação (ofício) que permita aos cidadãos ingressarem no mercado de trabalho formal e informal (autônomo) e participarem, ainda que de forma periférica, mas com alguma dignidade, da divisão social da renda através da inserção no mundo do trabalho pelo caminho da educação informal.
Coordenação: Prof. Dr. Augusto Souza de Sá Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Monitoramento da utilização de DAW como ferramenta de suporte em projetos audiovisuais e performáticos no Cecult- UFRB (Vigência: 05/04/2020 - 06/04/2021)
Este projeto de pesquisa propõe verificar e quantificar através de questionários, acompanhamento presencial, atividades e entrevistas durante o ano de 2020 como se dá a utilização das DAWs no Cecult e de que forma estas ferramentas estão sendo usadas.
Coordenação: Prof. Me. Carlo Ribeiro Celuque (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Implicações artístico/ políticas da prática Vestíveis em Fluxo no contexto contemporâneo das artes do corpo – Coordenador (Vigência: 29/07/2019 - 29/07/2022)
A pesquisa visa a continuidade e aprofundamento teórico/prático da proposta nomeada Vestíveis em Fluxo que venho desenvolvendo ao longo do meu percurso nos interstícios entre a dança contemporânea e o campo do vestir. Se no projeto desenvolvido no mestrado a linguagem privilegiada para estudo foi a dança, especificamente a dança contemporânea, para a pesquisa do doutorado, expando e assumo os seus (des) limites enquanto linguagem e a insiro no campo das artes do corpo. Considerando o contemporâneo, a partir da proposição do filósofo italiano Agamben como “aquele que não adere à sua época - trava uma relação anacrônica e defasada com o tempo e por isso mantém um olhar crítico, capaz de ver através da escuridão” (UNO, 2012, p. 11). Nesse contexto, são as práticas artísticas contemporâneas, na sua maior potência de transdisciplinaridade, constituídas por corpo agenciadores, que (des) limitam a presente pesquisa, a qual intenta-se compreender as possíveis contribuições que a conceitualização da prática Vestíveis em Fluxo podem oferecer para as práticas artísticas contemporâneas.
Coordenação: Profa. Ma. Carolina de Paula Diniz (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
A utilização do software GeoGebra no ensino de funções trigonométricas (Vigência: 01/03/2020 - 02/03/2021)
O Projeto “A utilização do software Geogebra no ensino de funções trigonométricas” prevê o estudo de artigos que abordem o ensino de funções trigonométricas utilizando o software, com o objetivo de construir uma sequência didática voltada para o ensino dessas funções, que contribua para o ensino-aprendizagem desse conteúdo, principalmente por parte dos alunos da UFRB. O projeto visa beneficiar alunos dos cursos de Graduação do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), bem como a comunidade em geral, com a posterior realização de cursos utilizando a sequência didática elaborada, tendo em vista o reconhecimento da carência e da dificuldade no trabalho com funções trigonométricas.
Coordenação: Profa. Me. Caroline Martins da Silva Saba (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Leitura & Cena (Vigência: 04/11/2019 - 04/11/2020)
Atividade de Leitura e análise de literatura dramática previamente selecionada a partir de critérios a serem definidos a cada etapa. Entendemos por "literatura dramática"a produção literária escrita especificamente para ser levada ao palco, através de encenação e/ou performance.
Coordenação: Prof. Dr. Celso de Araújo Oliveira Júnior (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Operários da arte: Reflexões acerca dos técnicos em espetáculos na cidade de Salvador – O TGM e o TCA – Colaborador (Vigência: 21/08/2018 - 21/08/2022)
A pesquisa em desenvolvimento intitulada Operários da arte: Reflexões acerca dos técnicos em espetáculos na cidade de Salvador – O TGM e o TCA, busca estudar os profissionais da área técnica em espetáculos lotados nos espaços teatrais, tendo como referência o Teatro Gregório de Mattos (TGM) e o Teatro Castro Alves (TCA). Apoiada em revisão bibliográfica, entrevistas e aplicação de questionário a pesquisa busca refletir sobre a formação dos profissionais da área técnica em espetáculos, suas condições de trabalho e o impacto da atuação destes profissionais na gestão técnica do espetáculo. A Lei 6.533/78 (lei dos Artistas e Técnicos) e o Decreto nº 82.385/78 que regulamentam as profissões de artistas e técnicos apoiam o estudo durante todo o percurso. A pesquisa objetiva ainda, dar visibilidade aos profissionais técnicos em espetáculo e colaborar com possíveis planos de formação e capacitação na área técnica em espetáculos.
Coordenação: Profa. Esp. Cláudia Salomão Costa (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
O pós-palco – espetáculos, hipermídia e palcos hiperlocais (Vigência: 01/12/2019 - 01/12/2021)
O presente projeto de pesquisa propõe algumas reflexões sobre espetáculos como performances em diálogo com a música e vídeo executados em “tempo real” (streaming) em ambientes baseados em redes telemáticas, através de estudo de casos, buscando articular metodologias iniciais de análise de performances hiperlocais. Os procedimentos de análise desse tipo de produto tem se baseado em narrativas e linguagens pontuais (vídeo, música, rádio, transmídia...), porém os espetáculos hipermidiáticos são um composto/complexo que envolve performatividade artística que implicam em novos desafios para essa análise categórica dessa narrativa/linguagem/produto, por conta dessa hibridação durante sua produção, execução, veiculação e consumo. Numa perspectiva interdisciplinar e de tensão/convergência interartes, essa pesquisa quer discutir em que medida as características desses espetáculos a distancia em redes digitais podem ser pensadas a partir de sua transmidiação como nova categoria, e, como desafio, propor (novos) elementos e uma metodologia inicial de análise, em sua tríade de produção (o espetáculo), circulação (formatos e difusão telemáticos) e consumo (os públicos/fans/fruição), tomando como exemplos as experiências do FSOL (Reino Unido), Kexp (EUA) e Boiler Room (Alemanha), dentre outros objetos para análise. Foca ainda sobre o corpo holográfico, como presença, nessas novas formas de espetáculos/performance.
Coordenação: Prof. Dr. Cláudio Manoel Duarte de Souza (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
CULTURA DO APRENDIZADO: Biografia, auto-formação, produção literária, pensamentos acadêmico, holístico e esotérico de Pedro Antônio da Costa (Loester) (Vigência: 21/12/2017 - 22/12/2022)
A Pesquisa Cultura do Aprendizado toma como referência aspectos históricos, culturais, educacionais, decorrentes de registros biográficos, da produção literária, dos pensamentos acadêmico, holístico e esotérico de Pedro Antônio da Costa, professor, pesquisador da Escola Agrícola da Bahia (1922), negro, escritor com pseudónimo de ‘Loester’. O título ’Cultura do Aprendizado’, remete-nos à denominação do componente correspondente à 6a Cadeira da referida Escola, sob responsabilidade do mesmo. Costa tem pesquisas e produções acadêmicas, sobre o pensamento holístico, além de ter criado e trabalhado em uma escola de educação para crianças, em Muritiba-Ba. Realizarei um Estudo de cunho qualitativo, por meio de referenciais pessoais e institucionais, para produzir registros sobre concernentes aos aspectos referidos. Recorrerei aos estudos fenomenológicos, multirreferenciais, inter-transculturais, implicados com as tendências descolonizadoras, pós-críticas nas áreas da educação e da cultura. A Pesquisa se vincula ao CECULT por meio do Grupo de Pesquisa em Formação, Currículo e Cultura (FORCCULT), e do componente Narrativa, Documentação Biográfica e Cultura, do Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas – BICULT. As descobertas desse trabalho estarão disponíveis para compor o Memorial do Ensino Agrícola Superior da Bahia (Measb-PROEXT-UFRB). Por fim, a natureza do trabalho implica em ações colaborativas para seu pleno desenvolvimento e êxito.
Coordenação: Prof. Dr. Cláudio Orlando Costa do Nascimento (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Playful Media: um estudo do híbrido mídia-jogo através da teoria ator-rede (Vigência: 06/10/2016 - 06/10/2020)
O presente projeto propõe estudar – a partir dos pressupostos teórico-conceituais da Teoria Ator-Rede – a emergência de um fenômeno híbrido entre mídia e jogo – playful media – bem como suas implicações para os processos comunicativos. Tomamos, portanto, como objetivo central a descrição e caracterização desse híbrido, através do mapeamento das redes, associações e atores interessados em sua conformação. Para tanto, o projeto constrói um percurso acerca dos agenciamentos que permitem o surgimento do fenômeno de playful media. Realizamos, portanto, uma breve problematização sobre o fenômeno de ludificação da cultura, bem como seus impactos observáveis na mídia e na comunicação. Esse percurso nos auxilia a levantar as questões norteadoras que costuram os objetivos do projeto. Em primeiro lugar, temos a necessidade de caracterizar as redes políticas, econômicas e sociotécnicas que facilitam e encorajam a manifestação da atitude lúdica (playfulness) nos dispositivos midiáticos digitais a partir de interesses facciosos. A partir disso colocamos também a urgência em problematizar os processos de tradução entre a lógica do jogo (mecânicas, regras, design etc.) e os dispositivos midiáticos, bem como os diferentes graus em que isso ocorre. Trata-se, portanto, de permitir uma visada contextualizada aos processos comunicativos mediados por esses actantes. Para tanto, enquanto procedimentos metodológicos, a pesquisa adotará um caminho exploratório para identificar a mapear controvérsias que, ao expor rastros das redes, permitam o seu desvelamento. O mapeamento das controvérsias será seguido por um processo de análise das mesmas, identificando actantes, traduções, agenciamentos e relações de poder inscritas nas redes através da Teoria Ator-Rede. Com as redes expostas, empreenderemos um esforço de analisar os dados através da utilização de frameworks e referenciais teóricos pertinente ao campo de game studies, possibilitando assim a observação das traduções entre jogo-mídia – playful media –. Por fim, a pesquisa aponta para a potencialidade que a caracterização e análise do playful media tem para contribuir com os estudos em comunicação, permitindo olhares contemporâneos e interdisciplinares para as relações entre sujeito, mídia e tecnologia.
Coordenação: Prof. Me. Daniel Gois Rabelo Marques (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Impactos da COVID-19 na Economia Criativa: contexto, estratégias de enfrentamento e políticas públicas (Vigência: 10/03/2020 - 11/03/2022)
A investigação tem por objetivo analisar as consequências da pandemia do novo coronavírus para os setores artísticos, culturais e criativos no Brasil. A previsão é que a pesquisa seja realizada em duas etapas. A primeira etapa visa mapear e analisar as consequências imediatas da adoção de medidas de isolamento social e proibição de aglomeração de pessoas, a partir de março de 2020, para indivíduos e organizações com ou sem fins lucrativos. O estudo será realizado através da aplicação de questionários online com indivíduos e organizações de todo o Brasil. Em paralelo, a pesquisa deverá mapear as medidas de enfrentamento dos impactos que estão sendo desenvolvidas tanto pela sociedade civil quanto pelos poderes públicos no contexto da crise. Na segunda etapa, que deverá acontecer no final de 2020 e ao longo de 2021, a pesquisa espera acompanhar o contexto pós-crise sanitária, mapeando as medidas públicas de mitigação dos impactos da COVID-19 e analisando casos específicos de indivíduos e organizações culturais. O projeto vai ser executado pelo Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA / UFBA), grupo de pesquisa cadastrado no CNPQ que é formado por pesquisadores do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB), na coordenação do projeto, da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa também contará com parceiros institucionais como a Fundação Gregório de Mattos, da Prefeitura de Salvador, e a Secretaria Estadual de Cultura da Bahia, além de parceiros de outros estados.
Coordenação: Profa. Dra. Daniele Pereira Canedo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
FOMENTO À CULTURA DÁ RESULTADO? Acompanhamento, monitoramento e avaliação das políticas de fomento à cultura na Bahia (Vigência: 10/05/2019 – 10/05/2023)
Este projeto tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento e divulgação de um método para sistematização de informações e indicadores culturais para a formulação, acompanhamento, monitoramento e avaliação de políticas de fomento à cultura, de modo a viabilizar a compreensão dos resultados alcançados por tais políticas. A investigação será desenvolvida em quatro etapas que deverão culminar na elaboração do aplicativo Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas de Fomento à Cultura. A primeira etapa será dedicada à preparação da equipe e à revisão de literatura. Em seguida, os pesquisadores deverão se dedicar à elaboração de um modelo de base de dados de monitoramento dos investimentos em cultura. Na etapa seguinte, o foco estará no modelo de avaliação das políticas de fomento, incluindo a avaliação crítica e a proposição de um conjunto de indicadores. Por fim, na quarta etapa, os resultados serão agregados para a elaboração do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas de Fomento à Cultura. O projeto vai ser executado em uma parceria interinstitucional que envolve o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Cecult/UFRB), na coordenação do projeto, e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia e da Universidade do Estado da Bahia, membros do Observatório Estadual da Economia Criativa da Bahia (OBEC-BA / UFBA), e do centro de pesquisa Studies in Media, Innovation and Technology da Vrije Universiteit Brussel (SMIT-VUB), na Bélgica.
Coordenação: Profa. Dra. Daniele Pereira Canedo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Pesquisa sobre o Bembé do Mercado com vistas à instrução do processo de Registro como Patrimônio Cultural do Brasil (Vigência: 01/04/2018 - 01/04/2021)
Realização de pesquisa com vistas à instrução do processo de reconhecimento do Bembé do Mercado como Patrimônio Cultural do Brasil, conforme o Decreto n. 3.551 de 4 de agosto de 2000, por meio de um Termo de Execução Descentralizada entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional IPHAN e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB.
Coordenação: Prof. Dr. Danillo Silva Barata (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Corpo-Imagem (Vigência: 01/08/2014 - 01/08/2020)
O vídeo, no contexto da arte contemporânea, passa por uma contínua transformação. Trata-se de uma emancipação no campo da visualidade dos métodos operacionais quanto aos gêneros e, sobretudo, às linguagens. Ao observar as transformações ocorridas no campo do vídeo nos anos 1980 e 1990, notamos uma estreita relação com as práticas, no campo artístico, do registro, da performance e do diário íntimo. A facilidade no uso das câmeras digitais, aliada ao «excesso» na captura e no descarte, proporcionou uma mudança radical no que tange às relações com a imagem. As obras analisadas e distribuídas neste projeto, composto por 32 obras, formam a cena de artistas que articulam uma pesquisa sólida no campo da imagem, perseguindo os processos performativos e sua potencialização através da imagem. São performers e videoartistas que conseguem atuar como parte do ambiente que performam e, por isso, suas performances e vídeos apresentam uma pulsação curiosa e sutil. Motivados por essa tendência, buscamos uma ampliação desses conceitos e dos meios artísticos de expressão, para uma pesquisa em análise das mídias.
Coordenação: Prof. Dr. Danillo Silva Barata (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
REPENSAR AS RELAÇÕES ENTRE O BRASIL E OS PAÍSES AFRICANOS: implicações das políticas desenvolvimentistas e neoliberais para as relações no século XXI (Vigência: 15/09/2019 - 15/09/2020)
A análise dos últimos anos das relações políticas e econômicas entre o Brasil e os países africanos mostram uma tendência para repetição de um padrão presente ao longo de todo o século XX – curtos períodos de aproximação seguidos por períodos maiores de afastamento. A importância da herança africana para a formação da sociedade brasileira não tem se refletido na construção de relações estáveis com alguns desses países ou que se dinamizem e se aprofundem ao longo do tempo, promovendo o almejado desenvolvimento dos países envolvidos. No âmbito diplomático, diferentes correntes se alternam sobre a importância de se investir nas relações com o continente como alternativa para promoção de uma melhor posição brasileira na política internacional e para conquista de mercado ou se, ao contrário, o continente africano não representaria nenhum ganho político ou econômico. É possível notar que o investimento brasileiro nessas relações tem variado conforme a orientação política adotada, se desenvolvimentista (ou neodesenvolvimentista) ou neoliberal. O intuito do presente artigo é compreender de que forma a adoção de políticas desenvolvimentistas e/ou neoliberais, desde a segunda metade do século XX, tem repercutido nas relações entre o Brasil e os países africanos. Partimos do entendimento inicial de que a estabilidade e aprofundamento das relações entre o Brasil e os países africanos são amplamente dependentes da ação estatal, cujas variações de atuação decorrem de algumas limitantes inerentes à posição periférica desses países na economia-mundo e das relações internas travadas dentro desses países. A falta de complementariedade dessas economias, em que a questão da industrialização se torna fundamental, faz necessário o estímulo estatal aos setores privados para a realização de investimentos nesses países, como a abertura de linhas de crédito, negociação de acordos, ou seja, criação de um ambiente político e econômico favorável, da qual a cooperação para o desenvolvimento, em grande medida, também faz parte.
Coordenação: Profa. Dra. Elga Lessa de Almeida (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Avaliação da fluência e competências digitais dos educadores: um estudo no Brasil para formação de professores em uma sociedade digital (Vigência: 07/01/2019 - 07/01/2022)
A crescente inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo educativo tem impulsionado novas formas de ensinar e aprender em todos os níveis de ensino. Diante do surgimento de uma geração hiperconectada que se movimenta de forma fluída e híbrida nos espaços virtuais e presenciais, impõem-se aos educadores o desenvolvimento de competências digitais, visando a utilização das TDIC para se alcançar os objetivos pedagógicos desejados. Neste contexto, cabe aos professores compreender como utilizar as tecnologias digitais para criar cenários sustentáveis de aprendizagem, promovendo estratégias de ensino que contemplem a inserção das TDIC em ambientes motivadores e criativos, por meio das ferramentas digitais que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Desta forma, este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de fluência e competências digitais dos professores, identificando suas necessidades formativas, visando a proposição de ações efetivas para uma docência concatenada com as demandas de uma sociedade digital. Do ponto de vista metodológico, configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem predominantemente quantitativa, realizada com o universo de 3.546 docentes, sendo 846 do ensino superior, vinculados à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), e 2.700 professores da educação básica, atuantes no ensino médio do Núcleo Territorial 21 – Santo Antônio de Jesus, da rede estadual de educação do Estado da Bahia. Como procedimento de coleta de dados será utilizado um questionário online, desenvolvido e validado pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), a fim de identificar o nível de competência digital em que os docentes se encontram, apontando-lhes sugestões para a melhoria de sua prática educativa. O projeto contará com a colaboração institucional da Universidade Aberta de Portugal e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra. Os principais resultados esperados com a implementação do projeto contemplam a realização de um Seminário Internacional para a apresentação e devolutiva dos resultados, com proposição de ações de melhorias; realização de cursos de extensão online nas temáticas apontadas como prioritárias e publicação de artigos científicos em periódicos indexados. Como resultado finalístico, o projeto contribuirá com o processo de educação continuada dos professores participantes e melhoria de sua prática educativa, possibilitando-lhes o desenvolvimento de competências para uma fluência digital coerente com uma sociedade em rede.
Coordenação: Prof. Dr. Eniel do Espírito Santo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Aprendizagem online e diversão emancipatória (Online learning and fun - OLAF)ne (Vigência: 01/11/2020 - 02/12/2022)
A crise sanitária decorrente da pandemia Covid-19 impactou globalmente todos os setores da sociedade em 2020. O campo da educação foi arremessado para os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), demandando mudanças nas estratégias pedagógicas, capazes de promover o bem-estar e o prazer pelos estudos por parte dos estudantes. Nesta perspectiva, este projeto de pesquisa tem como objetivo examinar as opiniões das comunidades educacionais sobre a diversão emancipatória na aprendizagem apoiada por tecnologias no Ensino Superior, visando a proposição de recomendações para práticas pedagógicas inovadoras, tendo como fundamento os fundamentos epistêmicos da diversão emancipatória na aprendizagem. Este estudo é apoiado pela metodologia Pesquisa e Inovação Responsável (RRI), fundamentando-se nos principios da diversidade e inclusão (envolve estudantes, professores, pesquisadores educacionais, profissionais e legisladores locais); transparência e abertura (objetivos, metodologia, banco de dados e resultados preliminares e finais estão abertos a todos os participantes); antecipação e reflexividade (participantes são informados de que não há implicações para a (não) participação); dados abertos (gerados por meio de um instrumento autorreflexivo) e adaptação e capacidade de resposta. Utilizamos como instrumento de coleta de dados um questionário online, autorreflexivo visando proporcionar a consciência dos alunos sobre suas crenças epistêmicas e suas opiniões sobre aprendizagem online.
Coordenação: Prof. Dr. Eniel do Espírito Santo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Sonoridades Coletivas: estudo e construção de propostas pedagógicas para o ensino coletivo de instrumentos musicais (Vigência: 05/02/2018 - 06/02/2021)
Este projeto de pesquisa visa desenvolver o estudo e a proposição de materiais pedagógico-musicais voltados para o ensino e aprendizagem de instrumentos musicais a partir do ensino coletivo. O estudo será pautado em aspectos pedagógicos para o ensino de habilidades na execução instrumental e formação de repertório didático pedagógico de instrumentos de sopro, percussão e de cordas friccionadas. O projeto, inserido no programa de extensão da UFRB e em parceria com a UEFS, contribuirá de forma direta para a formação de professores de música, na medida em que proporcionará um espaço para estudo e discussão sobre a pedagogia de instrumentos musicais e a construção de materiais didáticos para os estudantes. Para o desenvolvimento do projeto será realizado, inicialmente, um levantamento bibliográfico sobre métodos para o ensino coletivo e individual de instrumentos musicais, bem como o levantamento de repertório com potencial de adaptação para grupos musicais diversos, com foco na música brasileira. A partir do estudo destes materiais e da proposição de uma metodologia daremos início à sistematização de propostas didáticas para o ensino coletivo. A proposta será fundamentada na execução musical instrumental onde os aspectos teóricos serão abordados paralelamente, na medida em que haja uma necessidade de sua utilização durante a aprendizagem. Os aspectos concernentes ao desenvolvimento das habilidades musicais serão trabalhados a partir da adaptação do repertório por meio de arranjos, possibilitando a execução instrumental e a construção de repertório desde o início dos estudos.
Coordenação: Prof. Dr. Fabrício Dalla Vecchia (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Reconexões Culturais Benim - Bahia (Vigência: 31/03/2019 - 31/03/2022)
O projeto “Reconexões Culturais Benim – Bahia” é uma iniciativa que visa fomentar as pesquisas na área cultural envolvendo expressões em comum entre a Bahia e suas matrizes africanas no Benim, antigo Daomé. Esta região da África é particularmente importante para a formação da identidade cultural especialmente do Recôncavo da Bahia, por razões históricas e econômicas, desde o período escravocrata. Dispomos de um banco de registros literomusicais do antigo Daomé que será utilizado na verificação de possíveis correlações entre os dois universos culturais. Além disso, empreenderemos novas investigações, no sentido de atualizar o material já publicado ou pesquisado sobre o assunto.
Coordenação: Prof. Dr. Fábio Leão Figueiredo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Pesquisas em acústica musical (Vigência: 31/03/2019 - 31/03/2022)
A acústica musical é uma área interdisciplinar que envolve os campos da física, da música, da arquitetura, entre outros. Ao longo de anos de pesquisa, empregamos uma série de técnicas que nos permitiram mapear e parametrizar a acústica de várias salas de espetáculo nacionais e internacionais, além de validar protocolos de espacialização sonora tridimensionais. Graças a todos esses procedimentos, dispomos de um notável conjunto de resultados que ainda estão sendo convertidos em artigos científicos, ao que daremos continuidade dentro do projeto de pesquisa que aqui propomos.
Coordenação: Prof. Dr. Fábio Leão Figueiredo (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Sou do Recôncavo e ensino inglês: um estudo sobre o ensino da língua inglesa no Recôncavo baiano (Vigência: 22/02/2019 - 23/11/2020)
Trata-se de uma pesquisa,a princípio de cunho etnográfico, que será realizada com professores das escolas na cidade da Cachoeira, localizada na região do Recôncavo da Bahia. Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender como tem se consolidado o ensino da língua inglesa, na cidade da Cachoeira. Ainda, este estudo tem como objetivos específicos investigar as práticas de ensino da língua inglesa, compreender as crenças dos professores em relação ao ensino da língua inglesa, pesquisar as visões que os professore tem de si mesmos como educadores de uma língua global, compreender as visões que os professores têm do processo de ensino da língua inglesa e verificar as atitudes dos professores em relação à língua inglesa e ao processo de ensino/aprendizagem desse idioma. Para tanto, esta pesquisa seguirá a linha dos estudos etnográficos, já que visa a descrever uma determinada cultura.
Coordenação: Prof. Dr. Flávius Almeida dos Anjos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Dificuldades no desenvolvimento de habilidade em língua inglesa (Vigência: 22/11/2020 - 23/11/2022)
Pretende-se, com este estudo, problematizar algumas questões que levem à compreensão de como ocorre o desenvolvimento das habilidades em língua inglesa, de um grupo de professores em formação, estudantes do curso de Letras/LIBRAS da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, do Centro de Formação de professores e quais as dificuldades enfrentadas por eles para alcançar essa meta. Isso será realizado através da compreensão das atitudes e crenças dos participantes desta pesquisa, com base nos princípios metodológicos da etnografia, através de uma entrevista livre narrativa e de um questionário, já que as crenças podem reconstruir as realidades sociais e as atitudes podem funcionar como indicadores de êxito ou fracasso no processo educativo. Concordamos com o pensamento de Rajagopalan (2003), quando ele argumenta que há um descaso e desinteresse em ouvir os maiores interessados no contexto de ensino de uma língua estrangeira, sinalizando que professores e pesquisadores, quase nunca questionam aprendizes, por exemplo, por que eles querem aprender uma língua estrangeira. Para esse teórico, as respostas a esse questionamento devem orientar a elaboração de currículos, conteúdos, metodologias e metas a serem alcançadas no processo educativo e, nesse sentido, esta pesquisa converge com seu argumento, quando objetivamos ouvir um grupo de professores em formação. A relevância deste estudo reside também na possibilidade de, a partir dos dados gerados, elucidar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa, já que, verificar e compreender as habilidades em língua estrangeira, dos professores em formação, pode servir de um suporte mais critico e decolonial para a educação básica, no sentido de descontruir atitudes e crenças que também subjulgam aprendizes de uma outra língua.
Coordenação: Prof. Dr. Flávius Almeida dos Anjos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Cidades e Festas: As ambivalências do Recôncavo da Bahia (Vigência: 01/03/2019 - 01/03/2022)
O projeto “Cidades e Festas: As ambivalências do Recôncavo da Bahia” tem por base a interdisciplinaridade, numa atuação conjunta e integrada de várias áreas do conhecimento. A questão que rege essa pesquisa interdisciplinar é composta pelas ambivalências, tensões, integrações que se colocam entre uma denominada “cultura popular”, presente nas festas das cidades do Recôncavo, e suas relações com as mídias, a indústria cultural e as demandas de patrimonialização. O conceito de festa está fundamentado nos estudos de Perez (2012) que faz um deslocamento da “festa-fato” para a “festa-questão”, em que pensa a festa como expressão e como produção da vida coletiva. Neste projeto, interessa-nos não tanto o que a festa pode ser, mas o que a festa pode fazer, para pensarmos seus pontos de fuga e seus devires. A pesquisa também se fundamenta no conceito de multiverso desenvolvido por Latour (2008, p. 46), como um “universo liberto de sua prematura unificação”, buscando-se apreender as articulações que caracterizam o vir a ser dos fenômenos. Tais articulações se dão quando existe a possibilidade de um corpo ser afetado por outros, o que advém da expansão do próprio corpo, que se faz cada vez mais heterogêneo, considerando-se suas ambivalências e devires. Essa pesquisa estudará as festas por meio dessa perspectiva epistemológica, almejando relacionar articulações díspares que as constituem para percebê-las nos seus devires e vínculos. Para isso, também é preciso considerar um conjunto de relações que abarcam linguagens e tecnologias que estão em constante devir. Assim, além do conceito de multiverso, pensado por Latour, a pesquisa também será fundamentada em Lotman (2000) para quem a função da linguagem é organizar o mundo que rodeia o homem. Por outro lado, conceitos de tecnologia terão dupla acepção: toda extensão tecnológica pressupõe a externalização de um ou mais órgãos sensoriais humanos e da cognição diretamente vinculada a eles (McLUHAN, 2005) e tecnologia vista como “epistemologia da técnica” ou “ciência da técnica” (PINTO, 2005). Outro ponto importante que fundamenta a pesquisa é a noção de urbano, que pode ser entendida como modo de viver, trabalhar e existir em que a vida social e econômica, o cotidiano de fazeres e saberes, são ritmados em função, sobretudo, do consumo de diversas mercadorias e serviços. Castells (2000) aponta dois sentidos na urbanização: concentração demográfica e difusão de valores, comportamentos, uma “cultura urbana”. Diante disso, a cidade é vista como uma construção histórica e social (CARLOS, 2007), sendo considerada como espaço/tempo de movimentação cotidiana, na qual se estabelecem fluxos e interações materiais e imateriais, que fazem com que seus limites territoriais se tornem fluidos. Por isso, as cidades são articulações indispensáveis para se entender o vir a ser do fenômeno festa, pensando sempre em sua mútua afetação. Diante dessas perspectivas teóricas, o objetivo principal da pesquisa é estudar os saberes e fazeres festivos, os vínculos sociais, as tecnologias e as linguagens, bem como seus tensionamentos e ambivalências, que são articulados nas festas do Recôncavo da Bahia. Em relação à metodologia, a abordagem deve dialogar mobilizando a noção de “multiverso”, e “ciência bem articulada” (LATOUR, 2008), para assim relacionar fenômenos díspares e promover articulações interessantes e, assim, fazer vir à tona questões que não estão postas previamente. Para a execução dessa abordagem metodológica, a pesquisa conta com a interdisciplinaridade de seus pesquisadores, que convergirão suas preocupações analítico-interpretativas e teórico-metodológicas distintas, tensionadas nos seguintes enfoques: a) os devires festivos das cidades; b) os eventos festivos; c) as cidades das festas. A pesquisa será executada nos seguintes passos: a) revisão bibliográfica e fundamentação teórica; b) pesquisa documental; c) levantamentos e experimentações de campo; d) a deriva na construção de cartografias sociais; e) mapeamentos; f) análise e interpretação dos dados. Espera-se que os resultados da pesquisa tornem possível uma compreensão maior dos territórios abarcados, das concepções de cidade e das questões que envolvem a noção produtiva de festa. Dessa forma, é nesse contexto teórico, epistemológico e metodológico, que essa proposta tem a pretensão de compreender o dinamismo cultural, enfocando nas festas, a partir das cidades, vistas como espacialidades de realização e acionamento, que aliam tradição com novos espaços da produção cultural, produzindo, assim, ambivalências e tensionamentos.
Coordenação: Profa. Dra. Francesca Maria Nicoletta Bassi Arcand (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
A memória nas práticas: teoria local e aprendizagem nos rituais e nas festividades do povo-de-santo (Vigência: 19/10/2016 - 20/10/2020)
É ambição deste projeto pesquisar a transmissão da memória do povo-de-santo, articulando este tema ao estudo dos gestos, enunciados e materialidades envolvidas em práticas rituais, considerando tanto momentos religiosos cerimoniais e festivos, quanto aspectos do culto quotidiano e da devoção doméstica. A etnografia será dedicada aos cultos afro-brasileiros no Recôncavo Baiano (municípios de Santo Amaro e Cachoeira), dando particular espaço ao estudo do Candomblé, mas contemplando também contextos festivos e de devoção, variavelmente associados a pertencimentos de matriz afro. O estudo inspira-se no debate sobre a eficácia simbólica e transmissão da memória, de importância fundamental para compreensão da adesão a um ambiente cultural e religioso. A relação entre prática de cunho ritual e comunicação da teoria local é pouco explorada no tocante da transmissão da religião afro-brasileira. Este projeto se justifica, consequentemente, como um estudo interdisciplinar sobre a transmissão da memória nas práticas, considerando a pedagogia nativa ativada durante os fazeres rituais (AUGRAS, 1987); as dimensões cognitivas, perceptivas e sensoriais desta pedagogia (LUHRMANN, 2011); as maneiras de transmissão das dimensões artísticas e estéticas das performances religiosas e festivas; o aprendizado do formalismo ritual e as tensões entre tradição e inovação (WAGNER, 2010).
Coordenação: Profa. Dra. Francesca Maria Nicoletta Bassi Arcand (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Projeto atlas linguístico do brasil (alib): a realização do imperativo verbal na região sudeste (Vigência: 01/04/2019 - 01/04/2022)
Nesta pesquisa pretende-se analisar a realização variável do imperativo verbal nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, cobrindo assim, a descrição do fenômeno na região Sudeste do Brasil. No português brasileiro, os falantes podem expressar o imperativo verbal com formas associadas ao modo indicativo (pega, traz, vem) ou com formas associadas ao modo subjuntivo (pegue, traga, venha). De acordo com a prescrição gramatical, as formas verbais associadas ao indicativo devem corresponder ao pronome pessoal tu e as formas associadas ao subjuntivo devem corresponder ao pronome pessoal você. Embora os dois fenômenos variáveis estejam relacionados, a correspondência tu – indicativo e você – subjuntivo não é observada no uso real da língua, pois, independentemente do uso de tu e você, as duas formas verbais do imperativo são empregadas. Assim, é preciso investigar em que contextos uma ou outra forma é empregada. Esse fenômeno parece ser estável no português do Brasil e condicionado à variável diatópica, ou seja, há localidades em que predomina a realização da forma indicativa e há localidades em que predomina a realização da forma subjuntiva. Trata-se, portanto, de uma isoglossa que permite a delimitação de áreas dialetais do Brasil – um dos objetivos centrais do Projeto ALiB, que realizou inquéritos em todo o país (do Oiapoque ao Chuí) a um total de 1.100 informantes em 250 localidades. Tomando como quando teórico-metodológico a dialetologia pluridimensional, que envolve também a sociolinguística, assume-se que a variação linguística não é aleatória, mas está associada a fatores linguísticos e sociais, e objetiva-se mapear a realização variável do imperativo verbal, não só geográfica mas também socialmente, além de investigar os condicionamentos internos ao sistema linguístico. Ou seja, uma das realizações do imperativo verbal predomina e caracteriza uma localidade, mas não é categórica. Esta pesquisa, vinculada ao Projeto ALiB, de caráter nacional e sediado na Universidade Federal da Bahia, tem como corpus dados das 78 localidades nordestinas (capitais e outras cidades do interior) que integram a rede de pontos do ALiB. No total, são 348 informantes, 72 das 9 capitais e 276 das demais cidades, visto que, de acordo com a metodologia do ALiB, foram inquiridos 8 informantes nas capitais e 4 nas demais cidades brasileiras. Os informantes são distribuídos pelos dois sexos/gêneros (masculino e feminino) e por duas faixas etárias (18 a 30 anos e 50 a 65 anos). Após ouvidas as gravações para o levantamento dos dados, estes serão codificados e analisados segundo a Sociolinguística Quantitativa (LABOV, 1972, 1994, 2001, 2010) e submetidos ao GoldVarb X1 para a geração dos resultados estatísticos, que serão, então, interpretados e divulgados em trabalhos científicos, seja na forma de comunicações orais em congressos, seja na forma de artigos publicados em periódicos.
Coordenação: Profa. Dra. Franciane Rocha (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Sambadeiras da Bahia: gênero, música e memória (Vigência: 12/08/2016 - 01/06/2023)
Compreendendo a temática mulheres e música como indissociável da articulação epistemológica e interdisciplinar entre os estudos de gênero, as relações étnico-raciais, e especificamente nesse projeto, a arte e a senioridade, propomos focalizar através de uma pesquisa etnomusicológica as trajetórias de vida, saberes e práticas musicais de três sambadeiras do Recôncavo baiano: Dalva Damiana de Freitas (Cachoeira, Ba), Maria Eunice Martins Luz (Santo Amaro, Ba) e Ricardina Pereira da Silva (Coqueiros, Maragogipe, Ba). Essas mulheres compõem três gerações de sambadeiras com faixas etárias entre 95 e 70 anos. Diferentes entre si, admiradoras umas das outras, e singulares em suas trajetórias e na contribuição para reconhecimento do Samba de Roda do Recôncavo como obra prima e patrimônio da Humanidade (UNESCO, 2005), em comum elas têm aspectos importantes da identidade e religiosidade afro-baiana, a relação entre música, trabalho e sobrevivência, a superação do silenciamento e o protagonismo transformador em um contexto que já fora excludente e considerado predominantemente masculino. Para LORDE (2007), a transformação do medo em linguagem e ação é um ato de auto-revelação. Nos perigos desse campo paira a possibilidade da inteireza e com ela, talvez o maior dos medos: a autoria e a visibilidade. “Eu tenho orgulho em ser brasileira, cachoeirana, negra. Eu tenho conhecimento... sou irmã da Boa Morte. (...) Hoje, eu digo o que eu quero porque estou velha. Eu posso. Eles podem até dizer que estou broca, mas eu falo é tudo (...) (..,) Eu recebi o título de Doutora Honoris Causa dado pela UFRB com todo brilhantismo. Só eu, essa neguinha aqui olha... Eu passo o dedo e não vejo a tinta sair... Dalva Damiana de Freitas, que tive o direito, a honestidade, de receber esse título que muita gente na Cachoeira fala de raiva e dor. Mas o direito foi meu, quem trabalhou foi eu, quem batalhou foi eu, quem sofreu foi eu, quem deu reconhecimento [ao Samba] foi eu.” (Dalva Damiana de Freitas, 87 anos, em entrevista à proponente desse projeto) No Brasil, a cor ainda é um poderoso instrumento de discriminação na distribuição de justiça (BERTULIO, 1989). Como afirma LAGO (2016), “os grupos de cultura popular sempre contaram com a presença de mulheres negras apesar da ‘ordem de silenciamento’ das mesmas na vasta bibliografia sobre esse campo”. Essa mesma lacuna pode ser observada nos estudos e na literatura etnomusicológica e da música popular. Na contramão das ausências, e no sentido de colaboração expressiva, essa pesquisa propõe o estudo, a reflexão, a escrita e a ação dialógica e participativa conjuntas como chave para o encontro entre os saberes tradicionais e acadêmicos para construção de epistemologias inclusivas, mais justas e sensíveis às necessidades do mundo e do conhecimento contemporâneo (MARQUES, 2016).
Coordenação: Profa. Dra. Francisca Helena Marques (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
GENEALOGIA DAS INTERFACES DE APLICATIVOS PARA CRIAÇÃO SONORA E AUDIOVISUAL: da eletrônica digital aos dispositivos móveis (Vigência: 01/09/2019 - 01/09/2020)
Esta pesquisa aborda um método didático para ensino da programação, com foco em aplicações para criação artística e design audiovisual, para comunicação e novas mídias digitais. Para isso, objetiva organizar um repertório em um catálogo de interfaces gráficas, físicas e algoritmos sonoros e audiovisuais que levam em conta: paradigmas de design de interfaces gráficas, sonificação audiovisual, configuração de ambientes de desenvolvimento de aplicativos para criação sonora e audiovisual (software) e a computação física de seus dispositivos de interação (hardware). Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória, baseada em estudos de caso. Os conteúdos do repertório organizado destinam-se à aplicação em contextos de ensino e extensão no Cecult – UFRB.
Coordenação: Prof. Me. Guilherme Rafael Soares (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Indicadores analíticos relativos ao desenvolvimento de políticas culturais voltadas à proteção e promoção da diversidade das expressões culturais (Vigência: 01/10/2018 - 01/10/2022)
Desenvolvimento do projeto de pesquisa indicadores analíticos relativos ao desenvolvimento de políticas culturais voltadas à proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. Seu objetivo é refletir acerca dos indicadores de análise de desenvolvimento de políticas públicas de cultura, tendo por base o quadro de monitoramento disposto pela Convenção da Unesco sobre Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, a partir de duas etapas: 1) Reflexões acerca do conceito de diversidade cultural; 2) Análise de indicadores culturais adequados ao conceito de diversidade cultural.
Coordenação: Profa. Dra. Giuliana D'el Rei de Sá Kauark (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
A literatura infantil e a cena urbana brasileira (Vigência: 07/08/2017 - 07/08/2020)
Esta proposta de pesquisa visa aprofundar estudos sobre literatura, imagens e ilustrações em livros infantis e questões urbanas, de forma a orientar a criação de obras literárias e roteiros audiovisuais para crianças, tendo as cidades como tema adjacente.
Coordenação: Profa. Dra. Iara Regina Demetrio Sydenstricker Cordeiro (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Cultura e cuidado: saberes terapêuticos ancestrais utilizados por mulheres quilombolas (Vigência: 09/01/2020 - 09/01/2021)
Povos tradicionais como comunidades quilombolas tem um modo de ser e estar no mundo muito próprio, rica em saberes e fazeres tradicionais perpassados através de gerações no decorrer do tempo e espaço em que se situam. A preservação da identidade cultural e diversidade cultural desses povos costuma ocorrer mediante a preservação dos seus patrimônios naturais, culturais, religiosos e tradicionais. Ainda assim, são invisibilizadas na sociedade moderna que renega por vezes suas práticas terapêuticas e modo de produção e reprodução social intensificando as lutas por melhores condições de vida e reconhecimento simbólico. Nesse contexto a pesquisa tem põe objetivos: Desvelar sobre o uso de práticas terapêuticas tradicionais entre mulheres quilombolas; Descrever quais as estratégias para o auto cuidado costumam ser utilizados por mulheres quilombolas a partir do seu contexto social. A justificativa para o estudo é justamente o resgate simbólico e publicização posterior do uso de práticas terapêuticas ancestrais que são realizadas nas comunidades quilombolas, adentrando ao possível universo de plantas, oráculos, lunações, rituais, cantos sagrados e suas diversidades. Essa pesquisa será etnográfica considerando que essa é uma metodologia que se aplica ao estudo da cultura e comportamento de determinados grupos sociais, com análise qualitativa e que pretende utilizar entrevistas contextuais com o público alvo. Propõe-se assim o resgate de saberes tradicionais de mulheres quilombolas e valorização simbólica dessa comunidade.
Coordenação: Profa. Dra. Jamile Guerra Fonseca (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Estudos Interseccionais em Movimentos Sociais na Perspectiva da Interculturalidade (Vigência: 07/09/2020 - 08/09/2022)
Movimentos Sociais são ações desenvolvidas por coletivos, organizadamente, e que propõe orientações para conflitos existentes no âmbito das relações que se opõem social ou politicamente; envolvem-se nessa conjectura elos de ligação de caráter solidário ou ainda identitário. Questões desse estudo: Qual a relação entre as origens e organizações dos Movimentos sociais e categorias de classe, gênero e questões étnico-raciais no Brasil? Em uma análise científica, teórica e histórica de movimentos sociais no Brasil, quais produções materiais e imateriais existem de movimentos que surgiram e ainda resistem no território do Recôncavo Baiano? Objeto de pesquisa: Proposta de análise e reflexão crítica de cunho sócio - histórico sobre Movimentos Sociais no Brasil, relações de gênero e étnico raciais Objetivos: Desvendar Qual a relação entre as origens e organizações dos Movimentos sociais e categorias de classe, gênero e questões étnico-raciais no Brasil; Investigar quais produções materiais e imateriais existem de movimentos que surgiram e ainda resistem no território do Recôncavo Baiano. Movimentos sociais conformam uma ampla categoria organizada que se dispõe a defesa de interesses que perpassam os âmbitos do social, legal e ético. Oriundos de contextos histórico-sociais, se posiciona questionando os momentos atuais, as difíceis realidades a ser confrontadas e, portanto, volta-se para teorias da liberdade e medidas de emancipação social. Tema delicado e envolvo de perspectivas, mitos e tabus que perpassa visão das ciências sociais e políticas.
Coordenação: Profa. Dra. Jamile Guerra Fonseca (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Identidades e Singularidades Musicais do Recôncavo da Bahia: Capoeiras e Candomblés (Vigência: 15/05/2017 - 30/08/2020)
Neste projeto enfocamos, a partir de uma observação sonoro-musical, dois conjuntos de manifestações culturais identificadas com as chamadas “culturas populares”. A primeira, surgida da religiosidade afro-brasileira, manifesta-se em uma variedade de formas litúrgicas e rituais, sob denominações variadas de candomblés (queto, jeje, angola e de caboclo) originários da Bahia e difundidos pelo Brasil. Os principais responsáveis por estas práticas musicais são pessoas que passam por longos aprendizados de habilidades e repertório, sendo portanto portadores de vastos conhecimentos musicais. Possuem diferentes denominações de seu cargo nas diferentes tradições e nações1, sendo que a mais difundida é a dos “alabês” ou “ogãs alabês” no rito queto. Em uma outra vertente da cultura popular, desenvolvem-se também com grande distribuição pelo território nacional (e mesmo fora dele) práticas ligadas às diferentes formas de organização da Capoeira (Angola, Regional e Contemporânea). Estas têm relação com a prática de instrumentos musicais específicos (o bastante conhecido e difundido berimbau, além do pandeiro e do atabaque, principalmente) organizados num repertório de toques e cantos complexamente articulados ao chamado jogo e outras dimensões das práticas da capoeira. Sendo assim, propomos um recorte deste amplo panorama de práticas musicais, performativas e rituais enfocando os mestres e mestras da região em que se insere nosso centro universitário, o CECULT. Tendo a cidade de Santo Amaro como referência e espaço para pesquisa, a proposta é localizar os portadores dos saberes e realizadores das práticas para realizar um trabalho etnográfico musical de documentação da presença destes na cidade e dos registros de repertório, histórias de vida e suas concepções sobre os fazeres musicais e rituais. Trabalhando tanto com a noção de Identidade (HALL, 2006) quanto com a de Singularidade (ALBUQUERQUE JR., 2007) que iremos detalhar mais à frente no item Fundamentação Teórica, propomos um projeto que busca investigar e identificar os sujeitos que compõem as redes que mantêm tais práticas vivas e em constante revitalização em suas relações, hierarquias e socialidades . Este conceito em que “as sociabilidades (funções sociais ou o social instituído), seriam contornadas pelas 'socialidades', que são os nomadismos, as liberdades dos sujeitos, suas resistências, micro-liberdades” (SILVA, 2014, p. 30), nos possibilita pensarmos as práticas e táticas dos grupos e sujeitos estudados de maneira mais ampla e contextualizada.
Coordenação: Prof. Dr. Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Etnografias Audiovisuais do Recôncavo (Vigência: 10/02/2021 - 12/12/2021)
O projeto aplica conhecimentos e habilidades desenvolvidas no pós-doutoramento recente realizado no LISA - Laboratório de Imagem e Som em Antropologia, da FFLCH USP e incorpora pesquisas de projetos anteriores na UFRB. Visa a documentação das tradições do Recôncavo da Bahia de maneira participativa com mestres e mestras, grupos e comunidades de cultura da região. Busca também trabalhar a documentação, arquivamento e difusão do material obtido e a capacitação de discentes para o trabalho etnográfico audiovisual. Também propõe o levantamento e discussão crítica da filmografia da área para fins diversos de ensino, pesquisa e organização de eventos e mostras científicas.
Coordenação: Prof. Dr. Jorge Luiz Ribeiro de Vasconcelos (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)