Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícia

INED realiza última Eleição da sua Diretoria em reunião histórica

No dia 22 de outubro, na Sala de Reuniões do CETENS, realizou-se um momento histórico: a última Sessão Ordinária do Conselho Diretor do Instituto de Educação e Desenvolvimento (INED). Um dos pontos de pauta foi a eleição da Diretoria do Instituto, que apresentou apenas uma proposta, sendo aprovada por unanimidade, a seguinte composição: Presidente Josué da Silva Mello, Vice-Presidente Obede Rocha Fontes, Secretário André Luiz Matos, Tesoureiro Edson Ferreira Leite e Assessor Técnico Frederico José Coppello Maciel, resultado correspondente ao Mandato do Triênio 2024 a 2027.

Participaram desta reunião todos os membros do Conselho e os convidados Rolemberg Guimarães, Diretor de Relações Institucionais do Centro das Indústrias de Feira de Santana, Professor Jacson Machado, Diretor do CETENS, bem como a Professora Tatiana Velloso, primeira Professora do CETENS, Diretora de implantação do campus da UFRB de Feira de Santana e, embora atualmente seja a Primeira-Dama do Estado, permanece na docência e liderando Projetos de Pesquisa e de Extensão na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Em sua fala, a Professora Tatiana Velloso rememorou as suas vivências desde a infância, no espaço que hoje é ocupado pelo CETENS e recentemente doado em definitivo pelo INED para a UFRB.

O Professor Jacson Machado também teve a fala franqueada e, na oportunidade, ele agradeceu ao Conselho pela doação do patrimônio e pela responsabilidade de dar seguimento ao legado do Serviço de Integração do Migrante (SIM), que é oferecer para a sociedade uma educação pública, gratuita e de qualidade. Ele também informou aos presentes que recentemente a Direção do CETENS foi convidada pelo Instituto Pensar Feira para participar de uma reunião com o Senador Ângelo Coronel, Relator Geral do Orçamento da União para o ano 2025, que tem como prioridade de mandato o fortalecimento de cada município da Bahia.

O objetivo deste encontro foi pedir apoio político ao Senador para a implantação de uma Universidade Federal em Feira de Santana, considerando a relevância econômica, social e política do município mais populoso do interior das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil. Além de ocupar o sexto lugar entre os maiores municípios do interior do país, Feira tem uma população superior à de oito capitais estaduais.

Enquanto capital de sua Região Metropolitana, Feira de Santana influencia e atende diretamente demandas de diversas ordens de mais de cem municípios baianos. Logo, ter uma Universidade Federal em Feira de Santana é essencial para fortalecer o desenvolvimento econômico, social e cultural da segunda maior cidade da Bahia, atendendo demandas educacionais e profissionais de toda a região.

registrado em:
Fim do conteúdo da página