Notícia

Revista do CREA-BA publica matéria sobre atuação profissional do Engenheiro de Energias

Publicado: Terça, 10 Setembro 2024 11:58

A transição energética e as mudanças climáticas têm colocado a Bahia em destaque como um dos principais polos de produção de hidrogênio verde no mundo. O Estado também se destaca na geração de energias renováveis, sendo responsável por 30% da produção eólica e 20% da solar do Brasil. Luciano Hocevar, Engenheiro Químico e Professor do Curso de Engenharia de Energias (UFRB) ressalta que essa expansão requer profissionais capacitados, a exemplo dos Engenheiros de Energias, que têm papel estratégico nesse cenário.

Atualmente, apenas duas instituições na Bahia oferecem formação específica em Engenharia de Energias: a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA). Luciano Hocevar aponta a necessidade de ampliar a oferta de cursos para atender à crescente demanda no setor. Segundo ele, o mercado de hidrogênio, eletrificação de transportes e inteligência artificial são áreas de grande potencial para esses profissionais.

Entre as principais habilidades exigidas dos Engenheiros de Energias estão o planejamento energético, a análise de sistemas e equipamentos e a busca por soluções sustentáveis. Ademais, o profissional da área precisa ter uma visão sistêmica, além de estar preparado para atuar em pesquisa e inovação.

A regulamentação da profissão, iniciada em 2003, vem ganhando força, mas ainda há poucos Engenheiros de Energia na Bahia. Luciana Hocevar destaca que o desenvolvimento do setor energético é fundamental para o crescimento do país, e a formação adequada de profissionais é crucial para garantir a segurança e sustentabilidade desse processo.

PROFISSÃO: ENGENHEIRO DE ENERGIA Cenário das mudanças climáticas e tendências da sociedade moderna têm gerado um fortalecimento para a atuação de profissionais