E-book de professores e discentes do CETENS é aprovado no Edital Interno SEAD Nº 04/2016
A Superintendência de Educação Aberta e a Distância publicou o resultado do Edital Interno SEAD Nº 04/2016 de Apoio à Publicação de Livros Eletrônicos (E-books), tendo professores e discentes do Centro de Tecnologia em Energia e Sustentabilidade como autores do e-book aprovado. O e-book será composto de 14 capítulos e encontra-se em fase de edição no Núcleo de Mídias.
A seguir encontra-se o resumo dos capítulos:
O capítulo 1, REFLEXÕES SOBRE SABERES ACADÊMICOS E SABERES POPULARES, ENQUANTO DESAFIO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, de autoria de Idalina Souza Mascarenhas Borghi e Klayton Santana Porto, evidencia a relevância das formas de socialização de saberes das comunidades campesinas, para viabilizar o diálogo com os conhecimentos produzidos na academia. No texto a mediação é discutida enquanto dispositivo favorável à sistematização de saberes, ao tempo em que são consideradas as formas de aprendizagem cotidiana, utilizadas pelos estudantes da Educação do Campo, como fator preponderante para fortalecer a aprendizagem dos conhecimentos socializados na academia.
O capítulo 2, APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM UMA CLASSE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, também de autoria de Idalina Souza Mascarenhas Borghi e Klayton Santana Porto, é o segundo artigo que compõe a temática Educação, e se propõe a analisar os conhecimentos prévios dos alunos da Educação de Jovens e Adultos acerca de conceitos científicos da Botânica, subsidiado pela teoria da Aprendizagem Significativa. O estudo referente ao artigo foi realizado em uma turma de jovens e adultos do ensino fundamental do primeiro ciclo, em uma escola pública municipal de Vitória da Conquista - BA.
O capítulo 3, SUJEITOS DO CAMPO: DO SILENCIAMENTO E INVISIBILIDADE À LUTA POR DIREITOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO trata-se de um artigo fruto da participação dos autores Leila Damiana Souza, Kleber Peixoto, Andreza Anjos e Jucileide Ferreira, no Projeto Diálogos em Educação em Direitos Humanos e Interculturalidade, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade (GREDHI), do Departamento de Educação, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB - CAMPUS I). Como resultado de uma roda dialógica, o presente artigo apresenta situações de silenciamento e invisibilidade dos sujeitos do campo e faz um contraponto com as lutas pelo direito de educação para os campesinos.
O capítulo 4, denominado O MODELO BIOECOLÓGICO DE URIE BRONFENBRENNER E O CONTEXTO DA RELAÇÃO PARENTAL: UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE MÃES E FILHOS COM DEFICIÊNCIA, é parte dos estudos desenvolvidos pelo autor Kleber Peixoto, no Doutorado Interinstitucional em Ciências da Educação, parceria entre Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Universidade do Minho (UMinho), Portugal. O presente texto apresenta em linhas gerais o Modelo Bioecológico de Urie Bronfenbrenner, trazendo ainda uma abordagem acerca da família da pessoa com deficiência sob o olhar da referida teoria.
O capítulo 5, intitulado POTES QUE GUARDAM VIDAS. VIDAS QUE VIRAM HISTÓRIAS: A POTECA COMO DINÂMICA INTERATIVA DE NARRATIVAS ORAIS, é o resultado de atividades desenvolvidas no Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelas autoras Leila Damiana Almeida dos Santos Souza e Rosselinni Muniz, sendo a primeira docente do CETENS e doutoranda desse programa. A atividade tem como base para os estudos acerca das culturas de infância e identidade, a narrativa oral.
O capítulo 6, intitulado FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR tem como autores Nelma de Cássia Silva Sandes Galvão, Susana Couto Pimentel e Teófilo Alves Galvão Filho, o tema trata da fluidez da sociedade contemporânea e as consequentes novas configurações do mundo trabalho, as quais demandam uma atuação profissional cada vez mais flexível e interdisciplinar. Nesta perspectiva se insere o campo da Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, uma área nova e em crescente ascensão, e os Bacharelados Interdisciplinares, que com legislação própria e uma lógica curricular diferente propõe caminhos formativos inovadores.
O capítulo 7, intitulado EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS: UMA PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL é de autoria de Hilda Costa dos Santos Talma; Keila Almeida Santana; Naiade Soares de Souza; Carla de Melo Ribeiro; Brenda Melo Ferreira. Discute a educação como elemento essencial para a construção de uma sociedade pautada em valores, tendo como objetivo mostrar as ações educacionais na área de educação ambiental realizadas em escolas da rede pública da cidade de Feira de Santana, na Bahia. Utilizou como base de estudo teórico Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) com foco nas informações sobre a coleta seletiva. Os resultados mostraram novas perspectivas educacionais que abrangem ações de propagação do conhecimento ambiental que vai desde o desenvolvimento de práticas pedagógicas, até atividades básicas do cotidiano.
EM AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE, os capítulos versam sobre possibilidades e limites das ações de preservação do meio ambiente, apontando caminhos para a sustentabilidade, que envolvem a produção de biodiesel a partir do óleo residual de frituras, aproveitamento da energia solar,e reciclagem e reutilização de resíduos sólidos. Nesta seção é discutido também o lugar de vulnerabilidade social em que se encontram determinados grupos que trabalham como catadores de resíduos sólidos, enfatizando-se a economia solidária e a cooperação como elemento central para a continuidade destas atividades .
O capítulo 8, intitulado AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ÓLEOS E GORDURAS RESIDUAIS COLETADOS EM FEIRA DE SANTANA, tem como autoras Lorrane Carneiro, Ana Quézia Ribeiro de Oliveira, Carine Tondo Alves. O trabalho teve por objetivo analisar de forma preliminar a qualidade do óleo residual de fritura coletado na cidade de Feira de Santana para avaliar posteriormente os métodos de pré-tratamento para a produção de biodiesel na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O texto apresenta e discute alguns dos resultados encontrados, como por exemplo o fato dos óleos residuais de fritura que passam apenas por uma etapa de cozimento apresentarem condições melhores para posterior tratamento.
O capítulo 9, intitulado REDES SOLIDÁRIAS PARA O TRABALHO DECENTE E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, tem como autoras Tatiana Ribeiro Velloso; Ronalda Barreto Silva;Maria da Conceição de Menezes Soglia. A temática central objetiva analisar as ações de estruturação de empreendimentos econômicos solidários de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis na Bahia, especificamente nos Territórios da Região Metropolitana de Salvador, do Recôncavo da Bahia, do Portal do Sertão e do Baixo Sul. Discute as redes de organizações da economia solidária e apresenta atividades acadêmicas de ensino, extensão e pesquisa, voltadas para a geração de trabalho e renda de forma decente e sustentável.
O capítulo 10, intitulado ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DE PAINÉIS SOLARES NAS FUTURAS INSTALAÇÕES DA ÁREA DE CONVIVÊNCIA DO CETENS, é de autoria de Juliana Souza de Jesus Silva, Kelly Marianna Souza Santos, Larissa Fernanda Nogueira Oliveira, Mariana Cerqueira de Almeida, Francis Valter Pepe França. A temática discutida envolve os sistemas fotovoltaicos para produção de eletricidade em residências no Brasil, tendo como referência as resoluções normativas 482/2012 e 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A finalidade deste projeto é a implantação de painéis para viabilizar a geração de energia solar fotovoltaica na área de convivência que está sendo construída no Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS). A proposta é que os painéis sejam instalados no telhado, de forma que não irá afetar a construção que já está em andamento. A partir do desenvolvimento deste projeto percebemos que a instalação é viável e se tornará uma fonte de estudos e aprendizagem direta, já que é um centro voltado para energia e sustentabilidade.
Em TECNOLOGIA, os artigos apresentam e discutem tecnologias, demonstrando na discussão dos resultados obtidos, o potencial de inovação e eficácia das mesmas, tanto para o ensino, quanto para a pesquisa e extensão.
O capítulo 11, intitulado CONSTRUÇÃO DE UM REATOR BATELADA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE OGR CONTROLADO POR ARDUINO, tem como autores Ana Quézia Ribeiro de Oliveira, Bárbara Gomes Pereira,Ikaro Alves Soares, Isabela Vieira Nemezio, Joana Silva, Joyce Maria Maia, Carine Tondo Alves. O objetivo do trabalho é a construção de um sistema para a produção de biodiesel de bancada automatizado para auxilio e complementação das aulas do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, voltado à formação dos alunos da UFRB que cursam Projeto Interdisciplinar. O sistema contém etapas de reação, separação e lavagem com materiais de baixo custo e controle através da placa de comando Arduino. O presente trabalho identificou que é possível produzir biodiesel em condições moderadas de operação, permitindo aos alunos acompanhar de forma simples um dos processos mais convencionais de produção de biodiesel.
O capítulo 12, intitulado ANÁLISE DE ÓRBITAS CONGELADAS DE UMA VELA SOLAR EM TORNO DE MERCÚRIO, tem como autores Fabiane de Oliveira Santana, Jean Paulo dos Santos Carvalho. O trabalho discute a Vela solar, como um novo conceito de propulsão de naves espaciais que utiliza pressão de radiação solar para gerar aceleração. Esta tecnologia é vista como promissora para levar espaçonaves além do sistema solar, e como estratégia de remoção de detritos espaciais. Um estudo das propriedades dinâmicas de um sistema propulsor que utiliza pressão de radiação solar para um veículo espacial em torno de Mercúrio é apresentado neste trabalho, que objetiva pesquisar por órbitas congeladas para uma vela solar em torno do planeta.. Os dados encontrados podem contribuir com as futuras missões cientificas que estão planejadas para visitar Mercúrio nos próximos anos.
O capítulo 13, intitulado MODELAGEM E SIMULAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE UM LATICÍNIO UTILIZANDO O SOFTWARE ARENA, tem como autores Bruno Souza Fernandes; Jorge Ubirajara Pedreira Junior. O objetivo do trabalho foi modelar o sistema atual de produção de um laticínio de pequeno porte e realizar simulação de novos cenários buscando avaliar oportunidades de crescimento de produção. A modelagem e simulação foram realizadas utilizando o software Arena, adaptando a produção contínua do laticínio a uma modelagem de eventos discretos. Os resultados mostram que é possível aumentar a produção dentro de lead times satisfatórios com o aumento da oferta de leite e da capacidade do tanque de coagulação. Conclui-se que é possível modelar e simular os processos de produção de laticínio por meio do software Arena, considerando eventos discretos.
O capítulo 14, intitulado APRESENTAÇÃO DE UM NOVO ATRATOR CAÓTICO, tem como autor Odair Vieira dos Santos. O objetivo deste trabalho é apresentar um novo atrator caótico da família de Lorenz e em seguida fazer algumas análises do mesmo. Foram calculados os expoentes de Lyapunov e a dissipatividade com o intuito de comprovar a existência de caos no sistema dinâmico nâo linear. Também foram mostradas as regiões de estabilidade dos seus pontos créticos utilizando o Critério de Hurwitz.