Alunos e docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo participam do o XI Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul - AFHIC

Publicado: Quinta, 14 Junho 2018 14:50

Entre os dias 11 a 15 de junho do ano em curso, no Centro Cultural Borges na Cidade Autônoma de Buenos Aires, acontece o XI Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul - AFHIC. Neste evento, estão presentes os estudantes, Brenda Sousa, Jábisson Fideles e Mônica Carvalho, e o docente Frederik Moreira dos Santos, todos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC ) do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS/UFRB). Os estudantes também são integrantes do Grupo de Pesquisa Entendimento Tradições e Linguagem, o qual é coordenado pelo Professor Frederik. Os estudantes e o docente tiveram suas submissões aprovadas, e estão apresentando os seus trabalhos neste evento.

Os discentes Jábisson e Brenda apresentam o trabalho intitulado como “Ensino de Ciências, Naturalismo e Interculturalismo: o diálogo como princípio da práxis e da autonomia educacional”. Neste trabalho os estudantes discorrem sobre a Educação do Campo, a prática pedagógica/metodológica, a pluriculturalidade da sala de aula, bem como a importância da dialogicidade nestes espaços. A discente Mônica apresenta o trabalho intitulado como “A Importância do Ensino da História da Ciência no curso da Educação do Campo”, o qual tem o objetivo de fazer uma análise crítica da importância do ensino da história das ciências no presente curso de graduação e suas contribuições para a formação de professores na Educação do Campo, a partir das atividades realizadas nos tempos formativos (Tempo Universidade e Tempo Comunidade), para tanto é estudado os componentes curriculares: História das Ciências e Didática das Ciências.

O professor Frederik apresenta dois trabalhos, intitulados como: "Exorcizando demônios na física: a interrelacação entre os fundamentos da física e uma teoria geral da informação", e "Por uma metafísica Naturalista: uma proposta pragmatista".

A seguir, fotos da participação dos estudantes e docente no o XI Encontro de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul – AFHIC.

CYMERA 20180614 110000

CYMERA 20180614 110232