Grupo de Pesquisa do CETENS publica artigos durante a pandemia
O projeto de Pesquisa Lean Healthcare, conduzido pela professora Cristiane Agra Pimentel (UFRB/CETENS), tem como proposta melhorar a saúde pública na cidade de Feira de Santana. De acordo com a coordenadora, “a implementação do Lean Healthcare vem acontecendo de forma gradativa nas áreas de saúde, sendo possível garantir resultados significativos através da eliminação de desperdícios, padronização dos processos e aplicação do 5S. Visto que um dos maiores problemas da cidade de Feira de Santana é a saúde e a inexistência de trabalhos com essa metodologia, pretende-se com este projeto aplicar a filosofia Lean Healthcare por meio do uso das ferramentas a fim de obter melhorias dentro da área de saúde nesta cidade.”
Em 04 de dezembro de 2019, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura Municipal, assinou convênio com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) para o programa de Reestruturação dos Hospitais Públicos para melhorar o atendimento ao público do Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher.
Desde o início de 2020, a equipe do projeto de pesquisa está atuando no referido hospital, mesmo com as atividades presenciais paralisadas. O grupo publicou no período da pandemia do coronavírus três artigos científicos em periódicos e um artigo em congresso nacional. Confira abaixo:
PUBLICADOS EM PERIÓDICOS
- Contribuições do Lean Healthcare para o Combate à Covid-19
Caderno de prospecção https://portalseer.ufba.br/index.php/nit/article/view/36134/20913
- Contribuições da simulação no Lean Healthcare para o combate à Covid-19
Revista Tecnologia e Sociedade https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/issue/view/592
- LEAN HEALTHCARE NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA
Revista de gestão em sistemas de saúdehttps://periodicos.uninove.br/revistargss/article/view/16882/8505
PUBLICADO CONGRESSO
Contribuições da Indústria 4.0 no Lean Healthcare
Congresso Nacional de engenharia de produção - ENEGEP 2020
(A marca do projeto usada na capa da publicação foi criada pela discente Lara Camila Nery)