Projeto de Extensão do CETENS promove inclusão através da Libras
Links relacionados:
O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade promoverá por dois anos formação nos níveis básico e intermediário em Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio do Projeto de Extensão “Librando”, coordenado pela Professora Doutora Sátila Souza Ribeiro (UFRB/CETENS). De acordo com a Professora Sátila Ribeiro, o Projeto Librando “se propõe a aprendizagem em Língua Portuguesa (LP) para Surdos como segunda língua, buscando refletir sobre leitura, interpretação e produção de textos pelos Surdos, haja vista a pessoa surda possuir particularidades em sua aprendizagem na modalidade escrita da LP.”
Desde o início do Projeto, em abril de 2021, os cursos “Libras para ouvintes” e “Língua Portuguesa escrita para surdos” são ministrados simultaneamente. A cada semana são realizadas uma aula de Libras e uma aula de Língua Portuguesa, com duração de duas horas. Devido à suspensão das atividades presenciais em toda a UFRB desde o dia 17 de março de 2020, por tempo indeterminado, considerando a condição de pandemia pelo novo coronavírus COVID-19 (OMS), os encontros estão acontecendo pela plataforma Google Meet.
Os cursos estão sendo ministrados em uma perspectiva dialógica e instrumental para que ao final do projeto, nas suas referidas etapas, os cursistas ouvintes tenham o conhecimento da Libras, se comunicando com os surdos de forma eficaz. Bem como os cursistas Surdos tenham o conhecimento da Língua Portuguesa escrita, aumentando vocabulários para o desenvolvimento da leitura e escrita, a partir de textos. O projeto conta também com o monitor PIBEX Victor Emanuel, estudante de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade/UFRB, e outros monitores voluntários: Luémeri Paim e Vinícius Marques/UFRB, com a colaboração da Professora Especialista Ismália Nasser e Professor Especialista Kamyllo Alves (UFSC).
Ao final de cada curso “Libras para ouvintes” e “Língua Portuguesa escrita para surdos”, os participantes passarão por uma avaliação prática em Libras e em Língua Portuguesa, para, então, receberem a certificação de 80 horas. O público-alvo são estudantes, docentes e técnicos da UFRB, familiares de surdos, surdos e comunidade externa em geral. Para conhecer mais sobre o Projeto Librando clique aqui.
Professora Ismália Nasser ministrando aula.
Aula do Projeto de Extensão "Librando".