Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Corpo Docente/Linhas de Pesquisa

 

 

DOCENTES  LINHAS DE PESQUISA  TEMÁTICAS QUE ORIENTAM NA GRADUÇÃO 

1. Tiago Rodrigues Santos

(tEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Educação do Campo 
  • Educação Quilombola
  • Comunidadea Quilombilas
  • Regularização de Territórios Quilombolas
  • Reforma Agrária
  • Questão Agrária
  • Terras Devolutas
  • Movimentos Sociais Rurais e assentamentos ruarais
  • Educação do Campo e Agroecologia
  • Questão Agrária
  • Sociedade 
  • Movimentos Sociais
  • Questão Quilombola

2. Carlos Adriano da Silva Oliveira

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

  • Líder do grupo Docência, Currículo e Formação  (CFP/UFRB/CNPQ)
  • Estudos Culturais 
  • Educação das Relações Étnico-Raciais 
  • Currículo e Didática
 3.Élcio Rizério Carmo
(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

  • Ensino de Ciências Naturais e Educação do Campo
  • Análise de Agroecossistemas e sustentabilidade
  • Diagnóstico Rápido Participativo de Agroecossistemas
  • Cooperativismo e economia solidária
  • Sistemas Agroflorestais
  • Convivência com o Semiárido
 4. Fábio Josué Souza dos Santos
(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Memória e História da Educação rural/do campo
  • Escolas do campo: história, gestão e currículo
  • Formação de professores do campo
  • Memória e História da Educação rural/do campo: programas, instituições e trajetórias individuais e/ou coletivas
  • História dos Movimentos Sociais e Sindicais do campo
  • Formação e transformações sócio-históricas do campo no Vale do Jiquiriçá
  • Políticas públicas e Educação do Campo
  • Escolas do campo: história, gestão e currículo
  •  Gestão de escolas do campo
  • Fechamento e Nucleação de Escolas do Campo
  • Escolas multisseriadas
  • Formação de professores do campo
  •  Currículo e identidade cultural nas escolas do campo
  •  Livro didático em escolas do campo
  • CEFFAs e Pedagogia da alternância
 5. Franklin Plessmann de Carvalho
(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  •  Agroecologia e Educação do campo
  • Povos e Comunidades Tradicionais
  • Epistemologia da ciência
  • Agroecologia e Educação do Campo 
  1. Bases Epistemológicas da  Agroecologia;
  2. Monitoramento de Territórios
  3.  Identificação de Agroecossistemas
  4.  Extensão Rural;
  • Povos e Comunidades Tradicionais   
  1.  Processos de territorialização e territorialidades específicas
  2. Processos de construção de identidade
  3. Organização e resistência (unidades de mobilização e movimentos sociais)
  • Epistemologia da ciência 

    i) História das Ciências

    ii) Epistemologias não cartesianas

 6.Gilsélia Macedo Cardoso Freitas
(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Educação do Campo e Organização do Trabalho Pedagógico
  •  Currículo
  •  Formação Docente
  •  Escolas do Campo
  •  PRONERA
  •  Políticas Públicas em  Educação do Campo
  •  Educação do Campo
  • Processos de ensino e de aprendizagem em espaços escolas e não escolares.

 7. Janaine Zdebski da Silva

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

  • Organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo
  • Trabalho e Movimentos Sociais
  • Políticas educacionais e organização do trabalho educativo.
  • Educação do Campo
  • Escola do Campo
  • Escola Itinerante
  • Auto-organização dos estudantes
  • Trabalho como princípio educativo
  • Relação escola-comunidade e processos  organizativos
  • Educação no/do MST
  • Universidade Popular
8.Letícia dos Santos Pereira
(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • História das Ciências
  • Ensino de Ciências
  • Química do séc.XIX
  • Controvércias Científicas 
  • Institucionalização da Química no Brasil
  • Abordagem Contextual e Ensino de Ciências
  • Pedagogia Histórico-Crítica e Ensino de Ciências

9.Maíra Lopes dos Reis

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

  • Questão Agrária e Educação do Campo
  • Educação do Campo
  • Conflitos no campo e movimentos sociais
  • Formação territorial e desenvolvimento regional
  • Relações de gênero no campo
10. Márcia Luzia Cardoso Neves
(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Ensino de Ciências Naturais e Educação do Campo
  • Etnociências (Etnobotânica e Etnoecologia) e formação de professores para as escolas do campo
  • História das Ciências e Formação de professores
  • Educação Ambiental
  • Teoria histórico-cultural e suas contribuições para entender os processos de formação de conceitos científicos
11. Nanci Rodrigues Orrico
(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
  • Organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo
  • Pedagogia da Alternância
  • Práticas pedagógicas nas escolas do campo
  • Organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo
  • Estágio e docência em espaços educacionais campesinos
  • Leitura, produção textual e questões agrárias/educacionais
12. Ricardo Pacheco Reis 
(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Educação do Campo, Literatura arte e cultura. 

  • Alfabetização e letramento 
  • Formação de leitores
  • Educação básica e superior do campo;

 

13. Raul Lomanto Neto
(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Agroecologia e Educação do campo
  • Planejamento e Desenvolvimento Territorial Rural
  • Políticas Públicas e Desenvolvimento Rural
  • Construção do conhecimento agroecológico
  • Sistemas de Produção Agroecológicos
  • Extensão Rural

14. Terciana Vidal Moura

(Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

  • Formação de Professores e Organização do Trabalho Pedagógico nas escolas do campo 
  • Formação de Educadores do Campo
  • Políticas Públicas e Educação do Campo
  • Organização do Trabalho Pedagógico nas escolas do Campo
  • Trabalho Pedagógico de professores do campo
  • Gestão escolar das escolas do campo
  • Projeto Político Pedagógico das escolas do campo
  • Pedagogia da Alternância
  • Currículo Contextualizado à escola do campo
  • Multisseriamento
  • Avaliação na/da escola do campo
  • Trajetórias de escolarização de sujeitos do campo

 

Fim do conteúdo da página