Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Conheça o

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

A Resolução CONAC/UFRB Nº 012/2016" apresenta as diretrizes para a elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Publicado pelo Conselho Acadêmico (CONAC), o documento estabelece normas específicas que orientam a execução do TCC nos cursos de graduação da UFRB, visando garantir a qualidade acadêmica e a padronização dos trabalhos finais.

A resolução detalha critérios fundamentais como a estruturação do TCC, os procedimentos para o acompanhamento do orientador, os requisitos para a formação da banca examinadora, e os prazos que devem ser seguidos pelos estudantes. Além disso, o documento também aborda questões relacionadas ao processo de avaliação, incluindo critérios de aprovação e regras para a apresentação pública dos trabalhos.

Esse conjunto de orientações busca assegurar que os Trabalhos de Conclusão de Curso atendam aos padrões acadêmicos da universidade e contribuam para a formação de profissionais capacitados e alinhados com as exigências do mercado de trabalho e das áreas de pesquisa. A resolução é, portanto, uma referência essencial para alunos e docentes da UFRB no planejamento e desenvolvimento dos TCCs.

Para mais informações e acesso ao documento completo, acesse o link: Resolução CONAC/UFRB Nº 012/2016.

 

Trabalhos disponíveis para consulta

TítuloAutor(a)Link
Acesso e permanência das mães universitárias do campo: um estudo sobre o Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB Nunes, Marly dos Santos   Link
Acesso e permanência de sujeitos do campo a escola básica em uma comunidade rural de São Miguel das Matas – Bahia Silva, Angélica Bitencourt   Link
Agroecologia inserida em uma escola do campo: diálogos a partir da agrofloresta no sertão Silva, Tainara Fonseca   Link
Um caminho além do latifúndio: o processo de luta e permanência na terra no assentamento Dom Mathias no município de Ipirá-BA Matos, Maíse Nascimento   Link
A Contextualização do currículo da Escola Família Agrícola dos municípios integrados da região de Irará Santos, Daniela Souza   Link
Desafios da juventude do campo na Comunidade do Riachão município de Laje – BA Santos, Josimário Marques dos   Link
Os desafios de permanência de estudantes camponeses/as da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI): reflexões em uma escola pública municipal, Mutuípe-BA Santos, Suelma Patrício dos   Link
Desafios e perspectivas da educação do campo: implicações do fechamento da Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães na Comunidade São domingos de Gusmão - Manoel Vitorino-BA (2008): “venderam o peixe que seria por pouco tempo, aí fechou a escola” Libarino, Maria de Fátima Sampaio   Link
Duas faces de uma mesma realidade: avanços e retrocessos da Escola Família Agrícola Mãe Jovina frente às políticas públicas Oliveira, Rebeca Bispo   Link
Educação contextualizada e a construção de identidades no espaço escolar: implicações na educação no/do campo no distrito Catingal, Manoel Vitorino - BA Souza, Leandro Abreu   Link
Educação do campo e identidade camponesa: cultura e resistência na comunidade de Mamão do Mato, Brejões-BA Deus, Mariana Santana de   Link
Educação do campo na educação de jovens, adultos e idosos (EJAI): reflexões de professores/as em uma escola no/do campo - Jiquiriçá-BA Santos, Thiago Lopes   Link
Educação popular na perspectiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Iraquara- STTRI Souza, Edilúcia Pereira de   Link
Elaboração de uma proposta didática com base na pedagogia histórico - crítica para o ensino de ciências nas escolas do campo sobre o tema alimentação saudável Santos, Laiara Aragão   Link
“Eles/as vão sem eira nem beira”: efeitos e motivações do êxodo rural da juventude do campo do povoado de Alto Alegre - Santanópolis/BA Cerqueira, Ricardo Alves   Link
Entre fios, retalhos e uma colcha: as costuras da escola Família Agrícola Padre André em Correntina- Bahia Souza, Jakeline Honória de   Link
Estudantes egressos da Escola Família Agrícola do Sertão: trajetórias e perspectivas Andrade, Nagila Souza   Link
Um estudo sobre a auto-organização docente na escola Família Agrícola Mãe Jovina no município de Ruy Barbosa-BA Assis, Kelly Santos de   Link
Fechamento das escolas do campo e (des)envolvimento territorial: o caso da escola Família Agrícola do Km 100 / Brejões – Bahia Silva, Thais da Cruz da   Link
Fim do conteúdo da página