Extensão integra a Reconcitec – entre 03 e 06 de novembro

Publicado: Sábado, 31 Outubro 2020 09:00

A Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, com o tema "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Conectando Universidade e Sociedade", vai acontecer nos dias 03, 04, 05 e 06 de novembro de 2020. O evento, fortalecido no âmbito do Recôncavo, com um público que aumenta a cada edição, inclui o V Simpósio de Extensão, e tem vários espaços de debate e compartilhamento de temáticas da extensão universitária.

A sexta edição da Reconcitec será realizada de forma virtual, em virtude da pandemia de Covid 19. A programação do evento e os links das palestras, mesas e minicursos devem ser consultados no site do evento. As inscrições estão disponíveis até o dia 02 de novembro.

O Simpósio de Extensão agrega minicurso, mesas, exposição e intervenções artísticas e culturais ao evento. No dia 03 de novembro, de 14:30 as 16 horas, a mesa “Diretrizes e Concepções na Curricularização da Extensão” vai contar com a mediação de Tatiana Velloso, Pró-Reitora de Extensão da UFRB, e com as falas de Adriana Marmori, Pró-Reitora de Extensão da UNEB e Presidente do FORPROEX, e Olgamir Amância Ferreira, Decana de Extensão da UNB, Coordenadora COEX/ANDIFES e Vice-Presidente do FORPROEX.

Na manhã do dia 04 de novembro, de 08:00 as 12 horas, o Núcleo de Educação e Ações Comunitárias da PROEXT vai ofertar o minicurso "Metodologias da Extensão Universitária". A formação, ministrado por Sérgio Luiz Bragatto Boss e Tábata Figueiredo Dourado, atende à demanda de docentes e discentes da Universidade.

“Cultura, Universidade e Extensão em Tempos de Pandemia - Lei Aldir Blanc” será o tema da mesa que vai acontecer na tarde do dia 04 de novembro,  de 14:30 as 16 horas, com a presença de Archimedes Amazonas, docente  do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, Daniele Pereira Canedo, Coordenadora de Cultura e Universidade da PROEXT/UFRB e pesquisadora do Motriz Laboratório de Políticas, Gestão e Estudos da Cultura do CECULT/UFRB, Elba Oliveira, Coordenadora de Cultura de São Félix,  Erri Vance, discente de Agroecologia do CCAAB/UFRB e gestor do Projeto Educa Rap, Maria Santana, egressa da especialização Política e Gestão Cultural do CECULT/UFRB, Lorena Lima, discente do Bacharelado Interdisciplinar Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas do CECULT/UFRB, e Luciano Simões, gestor do Núcleo Cultura e Territórios da PROEXT/UFRB e coordenador do Motriz Laboratório de Políticas, Gestão e Estudos da Cultura do CECULT/UFRB.

No dia 05 de novembro, de 14:30 as 16 horas, a mesa “Universidade e Educação Permanente: contextos, experiências e desafios de Programas e Projetos de Universidade Aberta à Maturidade e à Terceira Idade no Brasil”  vai possibilitar o compartilhamento de experiências de programas e projetos universitários voltados para a inclusão da maturidade e/ou da terceira idade no ambiente acadêmico. A mesa será mediada por Robério Marcelo Rodrigues Ribeiro, docente do CAHL e coordenador do PROMAT UFRB, e vai contar com a presença de Eliana Carlota Mota, do programa UATI UEFS, Sara Jane Cerqueira, do programa UATI UNEAL,  e Sheila Marta Carregoza, do programa UATI UNEB.

O Memorial do Ensino Superior Agrícola da Bahia, vinculado a PROEXT/UFRB, sediado em Cruz das Almas, disponibiliza a exposição virtual Escola Imperial Agrícola da Bahia - História e Memória, durante todo o período da Reconcitec. A exposição ajuda a revelar o processo histórico em que o investimento em ciência e tecnologia foi priorizado como mecanismo para reverter o quadro crítico e adverso que passava a agricultura brasileira no século XIX.

WhatsApp Image 2020 10 30 at 15.44.11WhatsApp Image 2020 10 30 at 15.44.10 1WhatsApp Image 2020 10 30 at 15.44.10