Fechar
Notícias Nota sobre o funcionamento do Restaurante Universitário, campus Cruz das Almas

Nota sobre o funcionamento do Restaurante Universitário, campus Cruz das Almas

Publicado: Sexta, 17 Março 2023 12:31 , Última Atualização: Sexta, 17 Março 2023 12:33 | Acessos: 191

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia informa sobre as etapas de abertura e funcionamento do Restaurante Universitário do campus Cruz das Almas.

Inaugurado no último dia 09/03, o RU passou por uma reforma completa e ampliação da antiga estrutura visando qualificar e ampliar os serviços de fornecimento de refeições e a assistência estudantil. O RU funcionará de segunda a sábado, nos seguintes horários: café da manhã (das 6:30h às 8:00h), almoço (das 11h às 13:30h), jantar (das 17h às 18:30h). Conforme anunciado pelo reitor, Prof. Fábio Josué durante a solenidade, o RU atenderá ao público de forma escalonada, em diferentes etapas.

Na PRIMEIRA ETAPA, iniciada no mesmo dia da inauguração, os(as) estudantes assistidos(as) pelo Programa de Permanência Qualificada (PPQ) na modalidade residência-graduação começaram a ser atendidos(as), gratuitamente, com até três refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar, de segunda-feira a sexta-feira; e, no sábado, com café da manhã e almoço. Esta primeira etapa também inclui os(as) estudantes assistidos(as) pelo PPQ na modalidade moradia com RU, que terão direito a almoço e jantar, gratuitamente, de segunda-feira a sexta-feira.

Na SEGUNDA ETAPA, iniciada no dia 15/03, estão sendo incorporados(as) estudantes do campus Cruz das Almas que tiveram seus nomes homologados em editais de Avaliação Socioeconômica realizados anteriormente, mas que não haviam sido contemplados(as) por falta de recursos orçamentários. Estes(as) estudantes(as) terão a opção de realizar a migração dos auxílios anteriormente pretendidos para o “Auxílio RU”, que lhe dará direito a até três refeições diárias, gratuitamente. Ainda, serão contemplados(as), em caráter emergencial e temporário de acesso ao RU, os(as) estudantes que se inscreveram no edital de Avaliação Socioeconômica vigente com documentação completa. A partir de quando serão considerados os resultados de editais específicos destinados à assistência estudantil.

Na TERCEIRA ETAPA, prevista para iniciar no dia 03 de abril (segunda-feira), a UFRB ampliará o atendimento para outros(as) estudantes que poderão ser beneficiados(as) com as refeições, de forma subsidiada pela UFRB. A Universidade irá subsidiar os valores das refeições, de modo que os(as) estudantes contemplados(as) pagarão R$ 2,00 pelo café da manhã; R$ 4,00 pelo almoço e R$ 3,40 pelo jantar. Nessa fase, estudantes interessadas(os) deverão se inscrever em edital específico que será lançado no site da PROPAAE até o dia 20/03. Nessa etapa, serão ofertadas 500 refeições/dia, distribuídas em almoço e jantar.

Na QUARTA ETAPA, ainda com data indefinida, a Universidade pretende ampliar o quantitativo de refeições subsidiadas nos mesmos valores acima indicados. Para a concretização desta etapa, a UFRB aguarda a recomposição de recursos de seu orçamento para o ano 2023. Assim, será possível escalonar a capacidade de ampliação dos serviços.

Na QUINTA ETAPA, em médio prazo e, conforme disponibilidade orçamentária e estudo de condições de logística, a Universidade pretende ampliar os serviços para os demais Centros da UFRB, a partir da instalação de refeitórios que receberão a alimentação produzida no campus Cruz das Almas.

Concomitantemente a estas etapas, o RU poderá atender a comunidade acadêmica (estudantes não beneficiados/as, servidores/as técnicos/as, docentes/as, terceirizados/as) e a comunidade em geral (visitantes) como outra opção de alimentação nas dependências da instituição, de segunda a sexta-feira. Nestes casos, os(as) interessados(as) irão custear o valor integral do preço de referência adotado pela empresa vencedora do certame licitatório: R$ 9,98 para o café da manhã; R$ 20,00 para o almoço e R$ 17,00 para o jantar. As refeições são ofertadas na modalidade self service, com buffet livre, cardápio variado, e inclui suco e sobremesa.

Os serviços do RU estão sendo geridos pela empresa M. S. Souza Miranda Alimentação Ltda, sediada em Quixadá (CE), vencedora do pregão eletrônico realizado pela UFRB, ao ofertar o menor preço entre as 13 concorrentes no certame. A equipe técnica da PROPAAE será responsável pela fiscalização técnica e administrativa do RU.

A ampliação e melhoria do RU representa a qualificação da permanência estudantil. Com o funcionamento desse equipamento social de tamanha relevância, a UFRB reafirma o seu compromisso com o sucesso acadêmico, a inclusão e o desenvolvimento social.