Está aberta a chamada pública para apoio à realização de feiras e mostras científicas em todo o país, em qualquer área do conhecimento. As propostas podem ser enviadas até o dia 19 de junho. As chamadas de apoio a feiras e mostras científicas foram criadas em 2009 com o objetivo principal de estimular a reflexão crítica, a curiosidade científica, o raciocínio científico, a inovação e a percepção de temas fundamentais para a humanidade, da educação infantil ao ensino médio.
A Chamada Feiras de Ciências e Mostras Científicas – Pop Ciência é realizada com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) e terá valor total de R$ 30 milhões - R$ 10 milhões a mais que o total investido na edição passada - , que serão liberados em pelo menos duas parcelas.
Os projetos deverão contemplar como públicos participantes estudantes, professores, pesquisadores e técnicos da Educação Básica pública e privada e a sociedade em geral. Os planos de ação deverão prever duas edições da feira e/ou mostra, sendo uma para 2026 e outra para 2027.
As propostas devem abranger umas das seguintes linhas:
O proponente será obrigatoriamente o coordenador do projeto e deve ter vínculo formal com a instituição executora e titulação mínima de graduação. Na inexistência de vínculo empregatício ou funcional, o vínculo deverá estar caracterizado por meio de documento oficial que comprove haver concordância entre o proponente e a instituição de execução do projeto para o desenvolvimento da atividade de pesquisa ou ensino. A instituição de execução do projeto deverá estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq.
As feiras de ciência e mostras científicas que forem financiadas por recursos da Chamada Pop Ciência no 2º semestre deverão ser realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2026 terá sua 23ª edição e deverá ser realizada no mês de outubro.