Portal do Governo Brasileiro
Fechar
Oportunidades Notícias UFRB abre vagas para Curso de Extensão em Educação Escolar Quilombola
Seleção

UFRB abre vagas para Curso de Extensão em Educação Escolar Quilombola

Publicado: Segunda, 20 Julho 2026 18:59 , Última Atualização: Sábado, 25 Julho 2026 14:50 | Acessos: 104
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC), por meio da Escola Quilombo UFRB – Centro de Formação em Educação Quilombola (CFEQ), anunciou a abertura do processo seletivo para o curso de extensão Educação Escolar Quilombola: da Carta de 1995 à PNEERQ. A iniciativa tem como objetivo formar e habilitar licenciandos, futuros professores e pesquisadores quilombolas, com foco na atuação qualificada na rede de ensino fundamental, no desenvolvimento de projetos escolares e no fortalecimento de práticas pedagógicas que promovam uma educação antirracista em comunidades negras urbanas e rurais. As aulas serão ministradas por estudiosos da área, com destaque para integrantes vinculados ao Coletivo Nacional de Educação da CONAQ.

O curso possui uma carga horária total de 90 horas, distribuídas ao longo do segundo semestre acadêmico de 2026, e oferece 52 vagas no total, sendo destinadas duas vagas para cada curso de licenciatura da UFRB, incluindo as modalidades Presencial, Educação a Distância (EaD) e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). A estrutura das atividades está dividida em etapas, iniciando-se com a Etapa 1, de caráter presencial, que ocorrerá de 10 a 14 de agosto de 2026, das 8h às 17h, no Colégio Estadual Quilombola de Tempo Integral da Matinha, em Feira de Santana. Para esta fase inicial, a coordenação disponibilizará alimentação e hospedagem em alojamento na comunidade para os participantes, ficando o deslocamento sob responsabilidade do estudante. As etapas subsequentes, numeradas de 2 a 4, compreenderão a realização de seminários nos centros de ensino dos estudantes, a apresentação de relato de experiência no Fórum XX Pró-Igualdade Racial em Cruz das Almas, agendada para o dia 19 de novembro de 2026, e a condução de rodas de conversa nas comunidades de origem.

O público preferencial do programa é constituído por estudantes quilombolas dos cursos de licenciatura, tanto presenciais quanto a distância, da UFRB, que estejam matriculados prioritariamente no 7º ou 8º semestre. Adicionalmente, os candidatos devem possuir vínculo ou atuação junto a escolas, comunidades, associações quilombolas ou movimentos sociais engajados com a temática correspondente.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico, até o dia 24 de julho de 2026, prazo no qual os interessados deverão preencher os dados requeridos e anexar os documentos exigidos em formato PDF.

O processo seletivo simplificado consistirá em duas etapas classificatórias, sendo a primeira delas a avaliação de uma Carta de Intenção com peso dez, que deve ser elaborada exclusivamente de próprio punho, assinada e digitalizada em PDF, não sendo aceitos textos digitados ou gerados por ferramentas de inteligência artificial. A segunda etapa consistirá em uma Entrevista Virtual com peso dez, realizada de forma online por meio de plataforma a ser informada no site do programa, com duração aproximada de 15 minutos. A nota final dos candidatos corresponderá à média aritmética das duas etapas, com a desclassificação imediata daqueles que obtiverem nota inferior a 6 pontos na entrevista. Caso ocorram empates, o critério de desempate priorizará os estudantes que estiverem cursando o 7º ou 8º semestre no período letivo de 2026.2. Para a obtenção da certificação final, o estudante deverá registrar 100% de frequência na Etapa 1 presencial, no mínimo 75% de frequência na carga horária total do curso e rendimento satisfatório nas atividades propostas.

Confira o Edital de inscrição n° 01/2026.

Precisa de ajuda?
Conheça a Rádio