O Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional. A oportunidade é voltada para a Turma 2027 do programa, que busca promover a formação continuada e o aprofundamento do conhecimento científico de docentes que atuam no ensino de Química na Educação Básica.
As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 28 de setembro de 2026 até às 23:59 h, horário oficial de Brasília, exclusivamente através do preenchimento e encaminhamento de formulário eletrônico online presente na página do PROFQUI (https://profqui.iq.ufrj.br). A primeira etapa da seleção, composta por uma prova de múltipla escolha, está agendada para ser realizada no dia 18 de outubro de 2026, no Centro de Formação de Professores.
Para o campus de Amargosa, são ofertadas cinco vagas no total, divididas entre a ampla concorrência e o sistema de ações afirmativas, que contempla autodeclarados negros, indígenas, quilombolas, pessoas trans e servidores técnicos da universidade. O curso é oferecido na modalidade semipresencial, e as aulas presenciais poderão ocorrer às quintas e sextas-feiras, divididas nos turnos da manhã, tarde e noite.
Para concorrer, os candidatos devem possuir diploma de graduação em Química ou áreas afins e comprovar que estão em efetivo exercício da docência em Química na Educação Básica. As vagas são destinadas prioritariamente a professores da rede pública de ensino. Mais detalhes sobre cronograma, bibliografia recomendada e critérios de avaliação podem ser verificados nos canais oficiais de comunicação do Centro de Formação de Professores da universidade.
Confira o EDITAL Nº 938, DE 17 DE AGOSTO DE 2026.