A 19ª Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul (19ª RT) e o XIII Congresso da Sociedade Latino Americana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos (XIII SOLAMAC) serão realizados na Praia do Forte, em Mata de São João, no período de 11 a 15 de setembro.
Os eventos têm na coordenação geral os professores doutores Marcos Rossi Santos, do Laboratório de Ecologia Acústica e Comportamento Animal do CCAAB/UFRB; e Flávio Lima Silva, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A comissão organizadora é composta de 9 instituições brasileiras, entre universidades, ONGs e ICMBio.
Espera-se cerca de 250 participantes, na maioria estudantes de graduação e pós-graduação, além da participação de profissionais e palestrantes internacionais, da América do Sul, Estados Unidos e Austrália.
O tema central a ser debatido será Mamíferos Aquáticos no Antropoceno: Desafios e Propostas para a Conservação. Este tema será dividido em cinco grandes eixos, que nortearão as atividades do evento:
Poluição nos rios e oceanos e impactos sobre os mamíferos aquáticos (lixo marinho, plástico e microplástico) (Marine Debris); Mortalidade acidental de mamíferos aquáticos em redes de pesca (By catch); Ruídos antropogênicos no oceano e seu impacto sobre os mamíferos aquáticos (Acoustic Pollution); Colisão de embarcações com mamíferos aquáticos (Ship strike); e Gestão e políticas públicas: como transformar o conhecimento científico em políticas públicas e ações para a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitats? (Management).
O evento bianual “Reunião de Trabalho de Especialistas em Mamíferos Aquáticos da América do Sul”, e “Congresso SOLAMAC (Sociedade Latino Americana de Especialistas em Mamíferos Aquáticos)” constitui o mais importante fórum científico latino-americano sobre a pesquisa e conservação destes animais, considerados como vitais para o equilíbrio da cadeia trófica nos ambientes em que ocorrem.
O evento originou-se na década de 80, com o início dos estudos sobre os mamíferos aquáticos na América Latina e a preocupação com a conservação das espécies e dos ambientes em que vivem. A última RT ocorreu em Lima, Peru, no início de novembro de 2018. Em plenária final da SOLAMAC, foi eleita a candidatura do Nordeste do Brasil, mais especificamente da Bahia, para a realização da próxima conferência.