Mobilidade Externa ou Mobilidade out: É quando o(a) estudante desenvolve atividades em instituição de ensino estrangeira, mantendo o vínculo de matrícula com a instituição de origem e retorna para concluir o curso.
A mobilidade internacional na UFRB teve início em 2009 e vem se ampliando desde então. Para realizar o intercâmbio, os(as) estudantes devem participar dos Editais de mobilidade que são divulgados no início de cada semestre letivo da instituição.
A mobilidade só é possível quando existe um acordo de cooperação/convênio entre a UFRB e a instituição estrangeira.
Tipos de Mobilidade Externa:
Instituições parceiras para a Mobilidade na UFRB:
Principais requisitos para participação em editais/chamadas/programas de mobilidade internacional:
O Guia da Mobilidade Internacional é destinado à comunidade acadêmica que deseja conhecer as universidades conveniadas com a UFRB, os cursos, processos de ingresso, bolsas de estudo, informações sobre burocracia para a entrada em outro país e experiência dos estudantes que já participaram da mobilidade.
Com 45 páginas, o documento explica, pormenorizadamente, os requisitos; o processo de seleção e a documentação exigida para ingresso no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal; Universidad Autónoma Chapingo (UACh), no México; e Universität Bayreuth (UBT), na Alemanha.
O Guia informa os Programas com Auxílio e os Programas sem Auxílio financeiro para os estudantes selecionados.
O Programa "Hospede um estrangeiro" tem por objetivo otimizar a experiência da mobilidade internacional no Brasil/UFRB para os acadêmicos das instituições estrangeiras. Na prática, membros da comunidade externa, discentes e/ou servidores docentes e técnico-administrativos disponibilizam-se a hospedar, em suas residências, acadêmicos estrangeiros, oportunizando-se, dessa forma, à interação constante entre indivíduos de diferentes realidades culturais, fator que enriquece a estadia, mutuamente, para além dos conteúdos acadêmicos formais vivenciados na instituição. Ademais, o projeto contribui substancialmente para o fortalecimento da prática da mobilidade internacional e para a institucionalização da internacionalização na universidade.
Outros aspectos do Programa envolvem o acolhimento ao(à) estudante estrangeiro:
a) Monitoria acadêmica com suporte na escolha dos componentes curriculares e outras informações acadêmicas;
b) Disponibilidade para recepção do(a) estrangeiro(a) no aeroporto;
c) Suporte com a documentação no Brasil/UFRB:
matrícula na SURAC;
emissão de CPF de estrangeiro na Receita Federal;
emissão de Registro Nacional Migratório na Polícia Federal;
Os(as) interessados em participar do Programa devem enviar, a qualquer momento, e-mail para a Superintendência (supai@reitoria.ufrb.edu.br) contendo as seguintes informações:
Endereço e informações dos valores de hospedagem;
Manifestar disponibilidade para acompanhamento do(a) estudante estrangeiro(a) no país.