Licenciatura em Educação do Campo nas áreas do conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática
Apresentação do Curso
O curso de Licenciatura em Educação do Campo nas áreas do conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática visa à formação de profissionais da educação em licenciatura em Educação do Campo no contexto do semiárido brasileiro delineado a partir das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica do Campo (RESOLUÇÃO CNE/CEB 1, 03/04/2002) e da Política Nacional de Educação na Reforma Agrária (Decreto nº 7.352, 04/11/2010), na perspectiva de contribuir com a estratégia de desenvolvimento rural de base popular vinculados à realidade das escolas do campo capaz de possibilitar a construção de novas bases de organização do trabalho pedagógico interdisciplinar a partir das áreas do conhecimento das Ciências da Natureza e da Matemática. Considera-se aqui como escola do campo aquelas situadas na zona rural ou que atenda predominantemente a populações do campo.
Informações Básicas
Modalidade: Presencial - Pedagogia da Alternância
Vagas oferecidas: 80 vagas anuais
Turno de funcionamento: Integral - Modalidade Alternância
Distribuição de carga horária por Componentes Curriculares:
- Componentes Curriculares Obrigatórios: 2.346 h
- Práticas Pedagógicas: 408 h
- Componentes Curriculares Optativos: 34 h
- Estágio Curricular: 408 h
- Atividades Complementares: 200 h
- Carga Horária Total do Curso: 3.396 h
Tempo de integralização:
- Tempo mínimo: 08 semestres
- Tempo médio: 10 semestres
- Tempo máximo: 12 semestres
Objetivos
- Contribuir para a habilitação no exercício da docência no contexto da Educação do Campo e da convivência com o semiárido nas habilitações das Ciências da Natureza e da Matemática;
- Garantir a constituição de um espaço de formação profissional orientado pelas concepções e princípios da Educação do Campo e de reflexão sobre a diversidade presente na realidade rural, principalmente no contexto do semiárido brasileiro;
- Qualificar os profissionais da educação para rever suas práticas pedagógicas e os modelos de gestão da Educação do Campo no contexto do semiárido brasileiro;
- Propiciar conhecimentos teórico-metodológicos que possibilitem elaboração de análises e diagnósticos da realidade socioeconômica, política, cultural, institucional e ambiental do campo do semiárido;
- Contribuir na preparação dos profissionais da educação para desenvolver práticas de escolarização capazes de formar sujeitos aptos a dialogar e intervir nos processos de elaboração das políticas de desenvolvimento rural no contexto territorial e naconvivência com o semiárido;
- Proporcionar ações de pesquisa e de extensão que integre o conhecimento das bases sócio-históricas da Educação do Campo voltado para a formação sociopolítica dos profissionais da educação em diálogos e parcerias com os movimentos sociais e sindicais do campo;
- Contribuir na formação dos profissionais da educação a partir da compreensão dos sistemas de produção familiar e processos de trabalho no campo, e em especial no contexto de convivência com o semiárido, tendo como foco o combate à pobreza e a inclusão sócio-produtiva da comunidade do campo;
- Proporcionar formação humanista de modo a contribuir com a promoção do desenvolvimento de sua capacidade de compreensão da realidade do campo agrário
do semiárido brasileiro, a partir das características da natureza e das possibilidades de ações no âmbito da cooperação e das tecnologias sociais.
Perfil do Egresso
O egresso do curso de Licenciatura em Educação do Campo nas áreas do conhecimento Ciências da Natureza ou Matemática deverá apresentar habilidades sócio-políticas e didático-pedagógicas alicerçados nos seguintes princípios:
- Construção de estratégias teórico-metodológicas voltadas para a realidade da Educação do Campo e do semiárido brasileiro;
- Realização de planejamento educacional que permita organizar do trabalho pedagógico na educação básica de modo a contribuir para superação do quadro de evasão e repetência no campo;
- Compreensão dos processos avaliativos para que utilizem recursos e técnicas que considerem os aspectos qualitativos da aprendizagem;
- Construção de ações direcionadas aos estudantes do ensino básico que tenham como pressupostos os debates acerca das questões de gênero, etnias, preconceitos e diversidade;
- Construção de ações direcionadas aos estudantes que reconheça e respeite as manifestações e as necessidades físicas, cognitivas e educativas especiais;
- Apropriação de técnicas que possibilitem o uso de recursos áudios-visuais voltados para a Educação do Campo no contexto de convivência com o semiárido brasileiro;
- Capacidade acadêmica para elaborar projetos de ensino, pesquisa e de extensão que tenham como eixo a Educação do Campo e convivência com o semiárido brasileiro;
- Compreensão do seu papel histórico e político diante da produção de conhecimentos voltados para os aspectos sociais, políticos e ambientais da comunidade em que se insere;
- Compreensão da organização política territorial do semiárido brasileiro de modo a possibilitar a orientação, elaboração e execução de projetos que busquem solucionar problemas concretos;
- Capacidade dialógica para tomadas de decisões coletivas;
- Capacidade de inserir-se em debates acerca das questões educacionais do campo e da educação em geral;
- Inserção no debate sobre as questões ambientais, políticas, econômicas, sociais, culturais, étnicas, religiosas e de gêneros, sejam nacionais, regionais e locais;
- Capacidade de desenvolver estratégias apropriadas de forma a contribuir para ações voltadas no contexto de convivência com o semiárido e de tecnologias sociais.
Extras
Calendário Acadêmico
Documentos relativos ao curso
Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo nas áreas do conhecimento Ciências da Natureza ou MatemáticaResolução N.º 38 - Regulamento das Atividades Complementares do Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Resolução N.º 39 - Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Resolução N.º 40 - Regulamento de Estágio do curso de Licenciatura em Educação do Campo