Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Notícia

Curso de Engenharia de Materiais da UFRB tem nota máxima em avaliação do MEC

Publicado: Quinta, 11 Julho 2024 11:29

O curso superior de Bacharelado em Engenharia de Materiais, oferecido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus de Feira de Santana, recebeu nota 5, a maior na avaliação de renovação de reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). A escala de avaliação vai de 3 a 5 e mede a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Os critérios de avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC, contemplaram três dimensões: organização didático-pedagógica; corpo docente e tutorial; e infraestrutura. 

"A nota máxima, 5, obtida pelo Bacharelado em Engenharia de Materiais do CETENS/UFRB reflete na qualidade desta graduação, atendendo aos preceitos organizacionais, às exigências legais básicas, ao objetivo do curso e perfil do egresso, contando com processos bem definidos e acompanhamento dos indicadores estratégicos dos estudantes, coordenação e docentes, relacionados a estrutura curricular, conteúdos, processos avaliativos, metodologia e regulamentos específicos de atividades desenvolvidas", explicou a coordenadora do curso, professora Auristela de Miranda.

A organização didático-pedagógica e a qualificação do corpo docente formado em sua totalidade por doutores(as), com alguns(mas) deles(as) atuando no ensino e na pesquisa de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, são apontados por Auristela como pontos fortes do Bacharelado em Engenharia de Materiais. A coordenadora ainda ressalta que "a infraestrutura da Instituição dispõe de ambientes adequados para o desenvolvimento do curso, possuindo subsídios estruturais, buscando utilizar metodologias ativas voltadas à formação de profissionais para a área do curso". Na avaliação dela, com a nota máxima dada pelo MEC "ficou evidente o compromisso do Curso de Bacharelado em Engenharia de Materiais da UFRB em ofertar um ensino de qualidade, em especial nos aspectos tecnológicos".

A vice-coordenadora Keila de Medeiros afirma que o Engenheiro de Materiais deve ter uma formação multi e interdisciplinar que proporcione a comunicação com diversas áreas do conhecimento. Para isso, o curso possui parcerias com indústrias nacionais e transnacionais para realização de visitas técnicas, convênios com estágios, acordos de cooperação com instituições públicas e privadas, assim como parcerias para resolução de problemas inerentes às indústrias da região do Recôncavo da Bahia. "O egresso deverá ser capaz de transitar de forma crítica e colaborativa no meio social no qual está inserido, interpretando a evolução tecnológica com base nas transformações da sociedade, sendo um profissional capacitado para compreender e empregar as modernas técnicas de caracterização física e química em materiais", explica a vice-coordenadora.

Segundo Keila de Medeiros, (a) egresso(a) estará capacitado(a) a pesquisar, desenvolver, produzir e transferir conhecimentos em novos materiais e/ou processos, que possam contribuir para melhoria de qualidade e/ou produtividade e que permitam proporcionar ao ser humano maior segurança e melhor qualidade de vida. "O egresso estará habilitado a exercer funções em empresas públicas ou privadas, na indústria, comércio e prestação de serviços de engenharia, incluindo a gerência da produção industrial, a administração de negócios", afirma Keila. "Além disso, deverá ser capaz de comunicar-se com clientes, fornecedores, empregadores, proprietários, governo e demais colaboradores das organizações. Em síntese, objetiva formar um profissional crítico e criativo, tecnicamente competente e cônscio da realidade em que atua", completa.

Atualmente, o curso tem 60 matriculados(as) entre o primeiro e segundo ciclos. Desde a abertura em 2018, já foram formadas cinco turmas nos semestres 2020.3; 2021.1; 2021.2; 2022.1 e 2023.2. Durante o período de formação, todos(as) os(as) egressos(as) tiveram oportunidade de estagiar em indústrias, que é o destino da maioria dos(as) profissionais formados(as) pelo curso. A carreira acadêmica (em cursos de pós-graduação) também é a escolha de parte dos(as) engenheiros(as) de materiais formados(as) pela UFRB. 

O professor Jacson Machado, diretor do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), ao analisar a nota máxima obtida pelo curso, reflete que o desempenho de cursos de graduação inovadores em universidade pública, como é o caso do CETENS, "é resultado principalmente de fatores como a qualidade e dedicação dos nossos servidores - tanto por causa do regime de trabalho quanto da capacitação". De acordo com o diretor,  mais de 90% do quadro de servidores docentes e técnicos do Centro, atualmente, possuem doutorado e “essa formação agrega valor científico ao longo do percurso formativo dos jovens".

"Gostaria de destacar a ampliação de laboratórios de ensino, pesquisa e extensão, como o Espaço Colaborar, financiado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), que permitem a experimentação criativa e a vivência interativa da ciência e tecnologia entre o público jovem universitário e os secundaristas. Além disso, o curso tem a capacidade de inserir ativamente seus alunos em programas de extensão e estágios vinculados a demandas locais e regionais que visam fortalecer a competitividade no interior do Estado", acrescentou Jacson Machado.

Engenharia de Materiais

O curso de Engenharia de Materiais da UFRB visa a formação de profissionais para atuação transversal em diversos segmentos industriais que sejam capazes de explorar os recursos de forma sustentável, trazendo melhoria de qualidade e produtividade. A diversidade de atuação do Engenheiro de Materiais é ampla, principalmente nos setores industriais, como polos petroquímicos, siderúrgicas, polos cerâmicos e indústrias de transformação. Possui também forte atuação no setor de projetos, controle de qualidade e inspeção de materiais. Exemplos de indústrias onde o engenheiro de materiais pode atuar incluem: automotivas, metalúrgicas, indústrias de plásticos (polímeros), fibras, resinas e borrachas, tintas vernizes e colas, azulejos e louças sanitárias, blocos e telhas cerâmicas, componentes eletrônicos, vidros e derivados, síntese e beneficiamento de matérias-primas cerâmicas, metálicas, poliméricas, compósitos e indústrias afins.

O curso de Engenharia de Materiais tem uma importância significativa nos âmbitos nacional e regional, devido ao crescimento e inovação de novos materiais nos últimos tempos. A demanda por produtos e processos de maior eficácia e desempenho, com menor custo vem requerendo cada vez mais materiais com propriedades otimizadas. Diante deste contexto, fica evidenciado que realizar investimentos na formação de mão de obra especializada nesta área é uma premissa importante no desenvolvimento econômico, tecnológico e social.

 Visite a página do curso e saiba mais. 

 

Fonte: https://ufrb.edu.br/portal/noticias/7311-curso-de-engenharia-de-materiais-tem-nota-maxima-em-avaliacao-do-mec

registrado em:
Fim do conteúdo da página