Docentes do CETENS aprovam 21 Planos de Trabalho em Edital do CNPq

Publicado: Segunda, 09 Setembro 2024 20:43

O Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) teve 21 Planos de Trabalho aprovados no Edital nº 4/2024 - PIBIC no Ensino Médio 2024/2025. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC EM) concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Orientar projetos de Iniciação Científica no Ensino Médio oferece aos professores universitários a chance de desenvolver jovens talentos e contribuir para a formação de uma nova geração de cientistas. Essa interação com estudantes do Ensino Médio fortalece o cenário científico do país e pode influenciar as escolhas profissionais dos jovens, despertando seu interesse pela ciência.
Além dos benefícios diretos para os estudantes, essa prática tem um impacto significativo na inclusão e democratização do conhecimento científico. Orientar jovens que, de outra forma, não teriam acesso a essas oportunidades promove a igualdade e permite que mais estudantes contribuam para o avanço do conhecimento. Também fortalece a conexão entre o Ensino Superior e a Educação Básica, criando parcerias valiosas entre escolas e universidades.
Além disso, permite a ampliação da rede de contatos acadêmicos e a experimentação de novas abordagens pedagógicas, contribuindo para a inovação no Ensino Superior. Ao promover a inclusão e a diversidade na ciência, essa prática também ajuda a popularizar o conhecimento científico e a construir um ambiente acadêmico mais plural.

Confira o resultado.