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Autor(a) / Org.: Carlos Adriano da Silva Oliveira Ano: 2018
Páginas: 180 ISBN: 978-85-5971-076-2 Preço: Grátis
Esta obra é fruto de inquietações no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais, onde enfatizamos representações de professores/as acerca de desdobramentos da Lei nº 10.639/2003 em Amargosa-BA. Os resultados da investigação ressaltaram a produção local de políticas educacionais cegas à cor, decorrências de uma história mal contada. As representações dos sujeitos da pesquisa provocam sobre o poder de armas representativas como a ação política dos intelectuais nesse contexto, bem como a necessidade de reescrever a história dos povos negros. Também problematizam a imposição de lugares comuns para a imagem do corpo negro na cultura, naturalmente classificados, hierarquizados e inferiorizados. O estudo revela as representações de professores/as marcadas por uma sede de institucionalizar a Lei n° 10.639/2003 em uma esfera local, como mecanismo de enfrentamento do racismo a partir do contexto. Por fim, destacamos o potencial dialógico e de negociação da Lei nº 10.639/2003, quando refletimos sobre a necessidade de formação de qualidade para o trato com a educação das relações étnico-raciais, e as implicações para efetivar uma política cultural de respeito à diferença, uma pintura que supere as narrativas de desmobilização e leituras essencialistas em torno da questão.
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