Página inicial Notícias Pesquisa avalia permanência do estudante na UFRB

Pesquisa avalia permanência do estudante na UFRB

19/03/12 11:11 , 13/01/16 15:47 | 2034

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ações Afirmativas (GEPEAA) e o Pet AfirmAção – Conexões de Saberes, ambos do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, estão desenvolvendo uma pesquisa que busca traçar o perfil dos estudantes e avaliar as condições para sua permanência na instituição. A pesquisa, que tem coordenação dos professores Dyane Brito e José Raimundo Santos, está sendo colocada em prática primeiramente no próprio Centro e, logo depois, será estendida aos demais campi da UFRB.

Os alunos responderão a um questionário de 25 perguntas que será aplicado pelos bolsistas do GEPEAA e do PET AfirmAção. As questões buscam dar conta do perfil do estudante quanto à origem, cor, faixa etária e realidade socioeconômica, informações que serão complementadas com o Perfil Sócio, Econômico e Cultural já desenvolvido pela Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) no ano de 2011. No entanto, o principal foco da nova pesquisa é traçar as principais condições enfrentadas pelos discentes para sua manutenção na UFRB em termos materiais (permanência material), discriminações sofridas (permanência simbólica) e formas de atuação e convivência no Ensino Superior.

“O objetivo é que o mapeamento das práticas de permanência possam dar pistas para a implementação de novas políticas de ações afirmativas na UFRB”, explica a professora Dyane. A pesquisa busca ainda estabelecer o debate sobre a universidade e o processo de interiorização do Ensino Superior, suas implicações e desdobramentos no cotidiano de vida da região e na produção do conhecimento científico no âmbito da instituição.

A fase de aplicação dos questionários nos centros de ensino da UFRB deve seguir até o mês de maio, quando os bolsistas do GEPEAA e PET AfirmAção apresentarão os primeiros dados quantitativos na SBPC e no Encontro Nacional dos Grupos PET (ENAPET), que este ano acontece no Maranhão. Numa segunda fase (qualitativa), os bolsistas realizarão entrevista em profundidade com estudantes selecionados. A publicação dos primeiros resultados da pesquisa está prevista para o segundo semestre, na forma de artigos científicos e registro no site da UFRB.

Na dúvida, fale conosco!