Fechar
Página inicial Notícias NUDOC inicia transferência de acervos históricos de comarcas do Recôncavo

NUDOC inicia transferência de acervos históricos de comarcas do Recôncavo

10/09/12 11:11 , 13/01/16 15:48 | 1518

O Núcleo de Memória e Documentação (NUDOC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) começa a receber acervos de documentos históricos das comarcas do Recôncavo. A transferência acontece em decorrência do convênio estabelecido entre a UFRB e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) para a guarda e conservação do acervo documental de fóruns desta região.

O fórum Prof. Raul Chaves, do município de Maragojipe, foi o primeiro a transferir documentos históricos para o NUDOC. O acervo é composto por cerca de 500 caixas de processos crimes e cíveis e mais registros de nascimento, casamento e óbito datados de fins do século XIX e meados do século XX. A transferência integral será concluída nesta sexta-feira, dia 14.

O acervo será submetido a tratamento de conservação, higienização, classificação e restauração. Após esse processo, será disponibilizado a pesquisadores, estudantes da UFRB e comunidade em geral. “Tal iniciativa do NUDOC evita do descarte um acervo que conta muito sobre a história, cultura e memória do Recôncavo”, destaca o coordenador do núcleo, professor Walter Fraga.

Os próximos acervos a serem transferidos serão os das comarcas de Cachoeira, São Félix, Santo Amaro, Cruz das Almas e São Sebastião do Passé. O NUDOC está localizado na Rua Anna Nery, n° 09, Centro, Cachoeira-BA.

Cooperação técnica

Em dezembro de 2011, UFRB e TJ-BA assinaram Termo de Cooperação Técnica com vistas à transferência física, arquivamento, digitação e/ou microfilmagem, restauro, guarda e manutenção documental e pesquisa por parte da UFRB do acervo de documentos judiciais, extrajudiciais e administrativos do Poder Judiciário, atualmente mantidos nos fóruns de comarcas do Recôncavo.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!