Ir para o conteúdo
GovBR
Fechar

replica rolex

Página inicial Notícias Nota da Reitoria da UFRB sobre reivindicações dos estudantes do CCS

Nota da Reitoria da UFRB sobre reivindicações dos estudantes do CCS

16/12/13 17:50 , 13/01/16 15:50 | 2546

Em resposta às reivindicações dos estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) reitera o seu compromisso com o bem-estar de sua comunidade acadêmica e assegura que trabalha em prol da consolidação de uma universidade pública de qualidade no interior da Bahia, que garanta a infraestrutura adequada e o conjunto de insumos necessários para apoiar a realização das atividades acadêmicas em todos os seus sete centros de ensino.

Novos desafios surgem num processo natural de uma universidade em expansão, de novos campi e novos cursos. Neste sentido, em seus oito anos de existência, a UFRB tem se empenhado no planejamento e gestão de novos prédios para atender a demanda crescente do seu corpo técnico e acadêmico.  Em relação ao CCS, campus da UFRB de Santo Antônio de Jesus, que no dia 13 de dezembro de 2013 passou a ofertar o curso de Medicina, cabe esclarecer o status das obras de complementação da infraestrutura acadêmica:

Unidade de Serviço de Psicologia – Obra contratada com terceiros por meio de licitação (Concorrência Nº 07/2011). A obra foi iniciada em janeiro de 2012 e paralisada em junho de 2012, com 74% do total concluída. O contrato foi rescindido por abandono da empresa vencedora da licitação. Obra novamente licitada com terceiros (Concorrência Nº 02/2013), com ordem de serviço já emitida e prazo contratual para finalização estimado em 150 dias.

Laboratórios Multidisciplinares de Ensino e Pesquisa em Saúde – Obra contratada com terceiros por meio de licitação (Concorrência Nº 04/2011). A obra foi iniciada em julho de 2011 e paralisada em agosto de 2011, com 95% do total concluída. O contrato foi rescindido por abandono da empresa vencedora da licitação. Obra novamente licitada com terceiros (Concorrência Nº 03/2013), com ordem de serviço já emitida e prazo contratual para finalização estimado em 120 dias.

Sede do Centro de Ensino - Obra contratada com terceiros por meio de licitação (Concorrência Nº 03/2009). A obra foi iniciada em agosto de 2009 e paralisada em agosto de 2010, com 80% do total concluída. O contrato foi rescindido por abandono da empresa vencedora da licitação. Obra novamente licitada com terceiros (Concorrência Nº 02/2012) e em execução desde dezembro de 2012, com prazo contratual para finalização estimado em 390 dias (incluindo aditivo do prazo solicitado pela empresa vencedora).

Biblioteca Setorial e Auditório - Obra contratada com terceiros por meio de licitação (Concorrência Nº 06/2010), cujo objeto incluiu também a construção dos Laboratórios de Ensino, Pesquisa e Extensão (obra 100% concluída). A obra do prédio da Biblioteca Setorial e Auditório foi iniciada em dezembro de 2010 e paralisada em outubro de 2011, com 10% do total concluída. O contrato foi rescindido por fim do prazo contratual. Nova concorrência para a obra remanescente prevista para fevereiro de 2014, com prazo de contratação a ser estimado em 360 dias.

Pavilhão de Laboratórios de Graduação - Obra contratada com terceiros por meio de licitação (Concorrência Nº 02/2008). A obra foi iniciada em outubro de 2008 e paralisada em setembro de 2010, com 60% do total concluída. O contrato foi rescindido por fim do prazo contratual. Nova concorrência para a obra prevista para fevereiro de 2014, com prazo de contratação a ser estimado em 180 dias.

Pavilhão de Aulas II - Obra contratada com terceiros por meio de licitação (Concorrência Nº 06/2012). A obra foi iniciada em março de 2013 e está em execução, com prazo contratual para finalização estimado em 360 dias.

Climatização no campus - Licitação para fornecimento dos serviços de climatização prevista para fevereiro de 2014, com prazo de contratação a ser estimado em 180 dias.

Residência Estudantil e Restaurante Universitário – Obras incluídas no planejamento da universidade para 2014.

Para finalizar, a UFRB destaca que a realização de obra pública é evento que depende de uma série de etapas, comumente divididas em uma fase interna, que ocorre muito antes da licitação propriamente dita, envolvendo a elaboração do projeto, do edital e sua publicação, ao que se segue a fase externa, de julgamento das propostas licitantes com todas as formalidades exigidas por Lei, e posterior acompanhamento e fiscalização do contrato, todos passos fundamentais para o sucesso do empreendimento.

Em decorrência da paralisação das obras no CCS, a universidade iniciou providências no sentido de contornar os prejuízos ora constatados com a iniciativa de novas contratações. Já a partir de 2014, a UFRB utilizará a mais nova modalidade de licitação: o RDC – Regime Diferenciado de Contratação, que associa num único contrato a elaboração dos projetos e a execução das obras, minimizando os custos processuais.

Atenciosamente,

Paulo Gabriel Soledade Nacif
Reitor UFRB

Na dúvida, fale conosco!

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.