Fechar
Página inicial Notícias UFRB participa de Caravana da Cultura no Recôncavo da Bahia

UFRB participa de Caravana da Cultura no Recôncavo da Bahia

14/05/15 15:46 , 13/01/16 15:52 | 1494

Representantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) acompanharam nesta terça-feira, 12, a Caravana da Cultura na cidade de Cachoeira, iniciativa do Ministério da Cultura (Minc) que busca estreitar laços e ouvir demandas de artistas e gestores culturais. Estiveram presentes o reitor em exercício da UFRB, Silvio Soglia, e a diretora do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Georgina Gonçalves.

A Caravana da Cultura contou com a participação do ministro Juca Ferreira, da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, e dos secretários do Audiovisual, Pola Ribeiro, e da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes, além do secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal. As autoridades cumpriram uma intensa agenda de reuniões na cidade e visitaram o terreiro de candomblé Roça de Ventura. O santuário religioso, que faz parte da nação Jeje Mahi, é um dos mais antigos terreiros de candomblé da Bahia, tendo sido tombado em 2014 como patrimônio cultural do Brasil.

Na sequência, a comitiva do Minc esteve no Casarão, onde o Superintendente do Iphan na Bahia, Carlos Amorim, e o reitor da UFRB, Silvio Soglia, apresentaram ao ministro o projeto pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo com ênfase na preservação e restauro do patrimônio. A Caravana da Cultura visitou ainda o Quarteirão Colombo, onde está prevista a implantação de uma nova unidade da UFRB. Os imóveis já se encontram desapropriados pela Prefeitura Municipal e dependem, ainda, da captação dos recursos para a execução do projeto. "Nesta visita, estamos vendo as demandas que a população tem em relação ao patrimônio histórico. Também vamos conversar com a comunidade para aproximar o Ministério de onde a cultura floresce", destacou o ministro Juca Ferreira. "O Recôncavo é uma das regiões do Brasil mais densas culturalmente. E Cachoeira é uma cidade muito viva, que está sempre se renovando e tem um patrimônio histórico invejável. Tenho muito afeto pela cidade", declarou.

O secretário de Cultura da Bahia, Jorge Portugal, destacou que a visita ao Recôncavo da Bahia é um gesto "emblemático" do Ministério da Cultura. "Cachoeira e Santo Amaro são as duas cidades mais importantes do Brasil Colônia, locais onde o país começou e se sedimentou culturalmente", afirmou. "A Secretaria de Cultura está irmanada nesta caravana como se estivesse recebendo o abraço de um irmão que convida para a realização de uma política cultural competente para o nosso país", disse. 

A Caravana da Cultura teve continuidade na quarta-feira, dia 13, na cidade de Santo Amaro da Purificação.

Na dúvida, fale conosco!