Fechar
Página inicial Notícias Projeto do Herbário UFRB cataloga novas espécies vegetais na Bahia

Projeto do Herbário UFRB cataloga novas espécies vegetais na Bahia

15/10/15 09:28 , 13/01/16 15:53 | 2530

MelastomataceaeO projeto “Biodiversidade Florística dos Remanescentes florestais da Bahia" do Herbário do Recôncavo da Bahia (HURB/UFRB) está mapeando espécies com o objetivo de ampliar conhecimentos da Flora do estado e auxiliar na identificação das áreas prioritárias para preservação. O Parque Nacional de Boa Nova, a Serra do Papuã e a Estação Ecológica de Wenceslau Guimarães são as regiões cujas espécies vegetais estão em estudo.

A conservação da biodiversidade vegetal por meio do mapeamento de remanescentes florestais é o principal foco do projeto. Até o momento, já houve o reconhecimento e catalogação de quatro novas espécies. Outras quatro estão em processo de identificação e descrição pelos pesquisadores da UFRB e instituições parcerias. O projeto, registrado no Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), busca realizar uma série de levantamentos da vegetação na região sudeste da Bahia. “Em cada localidade há também coletas botânicas gerais para desenvolver inventários florísticos”, explica a coordenadora do projeto, professora Lidyanne Aona do CCAAB. Todo o material coletado é depositado no Herbário da UFRB.

No Parque Nacional de Boa Nova, Bahia, três novas espécies foram descobertas e catalogadas. São elas: a) Physeterostemon gomesii Amorim & R.Goldenb. (Melastomataceae); b) Pouzolzia saxophila Friis, Wilmot-Dear & A. K.Monro (Urticaceae) e c) Myrcia alatiramea Sobral & E.Lucas (Myrtaceae). Todas são endêmicas do Parque Nacional, ou seja, suas espécies ocorrem somente em uma determinada área ou região geográfica. Além destas, mais uma nova espécie foi descrita na Serra do Papuã, no município baiano de Ibirapitanga. Ela recebeu o nome científico de Salzmannia arborea J.G. Jardim (Rubiaceae). 

Equipe do projeto“Essas informações, além do incremento da coleção botânica da UFRB, resultaram em publicações de diversas espécies desconhecidas da ciência. As ações já foram divulgadas junto ao ICMBio, o que consolida o HURB e, consequentemente, a UFRB com relevante papel na promoção e conhecimento da diversidade baiana”, afirma Grênivel Costa, servidor Biólogo do HURB.

Atualmente, como consequência do projeto, seis estudantes de graduação da UFRB estão desenvolvendo Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na área de Biologia e Engenharia Florestal e mais um aluno de mestrado do curso de Recursos Genéticos Vegetais. 

O trabalho, iniciado em 2013, conta com a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Kew Royal Botanical Garden. Também tem apoio e financiamento da empresa Rio Tinto.

Mais informações: Herbário UFRB e na página do Reflorestamento do Sul da Bahia.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!