Fechar
Página inicial Notícias Seminário sobre Dupla Titulação acadêmica é realizado pela SUPAI
Dupla Titulação

Seminário sobre Dupla Titulação acadêmica é realizado pela SUPAI

05/05/16 09:00 , 05/05/16 14:01 | 1176

A Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou um seminário sobre Dupla Titulação acadêmica na última terça-feira, 03 de maio. Informações sobre o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), localizado em Portugal, foi o foco do evento. 

 “A dupla diplomação possibilita mais do que a mobilidade de estudantes, promove uma cooperação mais profunda entre as instituições parceiras, não apenas da área acadêmica, mas também na pesquisa e possibilita a partilha de boas-práticas na internacionalização, no reconhecimento e impacto das suas formações”, falou o vice-presidente do IPB, Luís Pais. Sua palestra foi a primeira do seminário e abordou também a bolsa Erasmus Mundus, programa de cooperação internacional, que permite a mobilidade de estudantes que estejam no ensino superior. Criado em 2004, é financiado pela Comissão Européia.

Também do IPB, o diretor Albino Bento falou sobre a Escola Superior de Agrárias do IPB, currículo de Agronomia, mudanças e tendências nos currículos do curso e possibilidades de internacionalização. Em seguida, o professor Eden Netto da Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFPR) abordou a dupla titulação por meio da experiência na UTFPR, juntamente com Adriano Romero falando também sobre a experiência de dupla titulação no campus de Campo Mourão da UTFPR.

Com 33 anos, 7 mil estudantes e 30 mil diplomados, o IPB oferta 34 cursos técnicos superiores profissionais, 42 graduações, 35 mestrado, além de orientação de estudantes de doutoramento e pós-doutoramento em cooperação com Instituições de Ensino Superior portuguesas e estrangeiras. Possui cinco escolas: agrária, educação, tecnologia e gestão, saúde, comunicação, administração e turismo. São cerca de 900 estudantes do IPB em mobilidade todos os anos. Já discentes e colaboradores somam 300. O Instituto apresenta indicadores de internacionalização maiores que o objetivo para a Europa até 2020, de 20%. Atualmente, cerca de 25% dos professores fazem mobilidade.

Pela manhã, os representantes do IPB e da UTFPR foram recebidos pelo reitor Silvio Soglia, pela vice-reitora Georgina Gonçalves e pela superintendente de Assuntos Internacional (SUPAI), Ana Fermino. Já no evento, o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Elvis Lima, representou a UFRB ao lado de Ana Fermino.

Convênio UFRB e IPB: firmado em 2008, viabiliza a participação de estudantes de graduação e pós-graduação em atividade de intercâmbio. Cada instituição pode enviar para a universidade parceira até dois estudantes por semestre, para cursos correlatos. As universidades se comprometem, pelo acordo, a garantir alojamento e alimentação em restaurante universitário durante o período de funcionamento dos mesmos, nas respectivas instituições.

Confira fotos do evento e da recepção aos professores IFP:

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!