Fechar
Página inicial Notícias UFRB aprova política de ações afirmativas para a pós-graduação
Cotas

UFRB aprova política de ações afirmativas para a pós-graduação

14/03/18 16:50 , 08/03/19 16:15 | 4678

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu, no último dia 08 de março mais um passo em relação às políticas de ações afirmativas. Foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação a Resolução nº 017/2018 que visa  ampliar a inclusão e a permanência de Negros, Quilombolas, Indígenas, Pessoas Trans (Transgêneros, Transexuais e Travestis) nos cursos de pós-graduação da UFRB.

A instituição já adota ações afirmativas na graduação desde sua origem e agora amplia essa política integralmente para a pós-graduação. "A resolução era um compromisso dessa gestão que assumiu essa tarefa de elaborar um dispositivo legal no sentido de dar prosseguimento a uma política de inclusão que assegure esse direito na nossa pós-graduação, e que ja está sendo adotada por diversas universidades no Brasil”,  disse o reitor Silvio Soglia.

Segundo a resolução, serão reservadas, no mínimo 20% das vagas oferecidas pelos Programas de pós-graduação para candidatos autodeclarados Negros. Para os Quilombolas, Indígenas, Pessoas Trans e Pessoas com deficiência, quando aprovados no processo seletivo, será oferecida uma vaga supranumerária para cada categoria.

Cotas na UFRB - Das vagas disponibilizadas pela UFRB na graduação, 50% são destinadas para alunos de escola pública. Destas, metade é destinada a alunos com renda familiar igual ou menor que 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade para rendas superiores a este patamar. Cada uma destas metades ainda é dividida entre cotistas pretos, pardos, indígenas e/ou deficientes, seguindo índices definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No último processo seletivo 78,5% dos candidatos se autodeclaram negros.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!