Fechar
Página inicial Notícias UFRB reflete sobre saúde mental do servidor público no Campus Cruz das Almas
EVENTO

UFRB reflete sobre saúde mental do servidor público no Campus Cruz das Almas

17/10/18 15:08 , 07/11/18 10:03 | 2006
imagem sem descrição.

Numa reflexão sobre a saúde mental do servidor público da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o Núcleo de Gestão e Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho - NUGASST/Unidade SIASS, vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (PROGEP) promoveu a mesa redonda “Sofrimento Psíquico dos Servidores Técnicos Administrativos e Docentes e Estratégias de (Auto) Cuidado”.

A atividade ocorrida hoje (17), pela manhã, no Anfiteatro do Campus Cruz das Almas, integra parte da programação pelo transcurso do Dia do Servidor Público (28 de outubro). A mesa redonda teve transmissão ao vivo pela UFRB TV, mantida pela Assessoria de Comunicação da instituição.

A primeira a refletir sobre o tema foi à professora e pesquisadora Paloma de Sousa Pinho Freitas (CCS/UFRB). Paloma recentemente defendeu sua tese de doutorado sobre “Gênero, Trabalho, Família e Transtornos Mentais Comuns: um estudo com docentes do ensino superior do ELSA-Brasil” (ISC/UFBA).

A técnica administrativa Tais Campos, mestre em Estudos Interdisciplinares pela UFBA, que também estuda o assunto, deu sua contribuição ao debate e explicou que Transtornos Mentais Comuns (TMC) afetam mais as mulheres que os homens.

A coordenadora de Saúde do Trabalhador da ASSUFBA, Almira Rosário identificou uma série de efeitos negativos do processo de globalização sobre a saúde do trabalhador, dentre elas, aumento de competitividade entre os colegas; uma exigência por maior produtividade nos setores, e modelos de gestão que, por pressão e cobrança, torna o ambiente adoecedor.

Almira criticou a não efetivação das determinações do Decreto nº 7.602, de 07 de novembro de 2011, que trata da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. Ela tem por objetivo a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador e a prevenção de acidentes e de danos à saúde advindos, relacionados ao trabalho ou que ocorram no curso dele, por meio da eliminação ou redução dos riscos nos ambientes de trabalho.

Estiveram presentes no evento, técnicos administrativos e os pró-reitores Wagner Tavares da Silva (PROGEP) e Maria Goretti da Fonseca (PROPAAE).

Próximas atividades

A próxima atividade será a mesa "Outubro Rosa: Prevenção a cada toque!" com a enfermeira sanitarista, Candida Maria Pimentel Pereira; e a gerente Técnica-Administrativa do Centro de Ciências da Saúde, Jomara Silva dos Santos Sousa.

A atividade acontece dia 29, às 14h, no Auditório da Biblioteca Central da UFRB, Campus Cruz das Almas. A mesa é parte da campanha de prevenção ao câncer de mama e fará parte também do evento organizado pela Biblioteca Central da UFRB, a I Semana Nacional do Livro e da Leitura.

Haverá, oportunamente, a V Caminhada da Saúde – UFRB, como parte da programação denominada “Trabalho e Atenção à Saúde: Construindo cuidados e redes com os servidores da UFRB”.

https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!