Fechar
Página inicial Notícias UFRB presta homenagem ao professor visitante Kabengele Munanga
Reconhecimento

UFRB presta homenagem ao professor visitante Kabengele Munanga

...Um até breve ao Soba Kabengele Munanga!
30/04/20 19:01 , 30/04/20 19:02 | 4483

A UFRB faz o reconhecimento público da inestimável contribuição científica e de formação acadêmica e política, advinda da atuação do Professor Doutor Kabengele Munanga, como Professor Visitante Sênior (CAPES), entre os anos de 2014 e 2020.

Conhecido como o antropólogo que “desmistificou a democracia racial no Brasil”, seus estudos e seu exemplo de vida e formação, contribuíram diretamente para romper o eurocentrismo das análises sobre a sociedade brasileira e para mobilizar e reposicionar a participação do povo negro na história do desenvolvimento do Brasil.

Sua contribuição intelectual na luta antirracista se faz na Antropologia, na Filosofia, nas Artes, na Educação, nos Estudos Africanos e das Relações étnico-raciais.

Sistematicamente, denuncia o racismo à brasileira, denominando-o como um “crime perfeito”, pois mata fisicamente, haja vista o genocídio da juventude negra nas periferias, ao tempo em que mata, de tantas outras formas, a manifestação da consciência sobre a existência do racismo em nossa sociedade.

Na UFRB, o Professor Kabengele Munanga atuou diretamente como docente nos cursos de Pós-graduação, nos Mestrados de Ciências Sociais e História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, no Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira, cidade onde residiu, e na qual tornou-se uma pessoa querida, afetuosamente saudada nas ruas, como um de seus diletos filhos. Sobre a experiência de viver em Cachoeira e no Recôncavo, certa vez mencionou: “Ah!, aqui eu me sinto em terras africanas. Basta abrir a porta e é como quando eu vou para a África”!

Durante sua atuação na UFRB, tivemos o privilégio de ver-lhe realizar inúmeras palestras, aulas magnas e inaugurais em diferentes Centros de Ensino, participar de eventos acadêmicos na graduação e na pós-graduação, sempre com um espírito genuíno de cooperação, que em muito enriqueceu a experiência universitária. O Professor Kabengele também viveu intensamente as dinâmicas da vida cultural do Recôncavo, sendo sempre uma presença marcante nos atos comunitários, civis e religiosos da cidade.

Foi presidente da Comissão que estabeleceu os pilares da política institucional da UFRB  para o controle da implementação da política de cotas, que gerou a criação pioneira, entres as universidades federais, da Comissão de Heteroidentificação da Autodeclaração da Política de reserva de vagas. Um avanço que serviu de referência para outras universidades brasileiras.

Em 2017, recebeu o título de “Soba”, - o líder de um povo -, em cerimônia religiosa na Comunidade do Caxuté, no Baixo Sul da Bahia, uma comunidade religiosa de matriz banto-indígena, que celebrou a presença e a contribuição à formação cultural brasileira, do povo banto, matriz à qual o Professor Kabengele pertence, como originário da República Democrática do Congo, no Continente Africano.

Em 2018, recebeu o Prêmio de Direitos Humanos, na Universidade de São Paulo, onde foi Professor Titular Sênior, até vir para a UFRB. Em 2020, recebeu o título de Doutor Honoris Causa na UFRJ.

Sua verve cidadã contundente e engajada, seu carisma pessoal pleno de gentileza, sua generosidade intelectual e sua presença humana afetiva e amorosa deixaram no Recôncavo raízes profundas como as de um baobá, que se fará frutificar, em sucessivas gerações de estudantes, professores, técnicos e amigos que tiveram o privilégio de com ele conviver.

Ao Professor Kabengele Munanga, o registro institucional da UFRB de reconhecimento e gratidão! Asante!

Foto: Egi Santana/Flica
Foto: Egi Santana/Flica
https://marsbet-casino.com.br/

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

Na dúvida, fale conosco!