Discutir a prática de atividades físicas com segurança no pós-quarentena da COVID-19. Esse é o objetivo da Nota de Alerta da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) denominada “Como possibilitar que crianças e adolescentes pratiquem atividades físicas com segurança pós-quarentena da COVID-19?”. A Nota disponibiliza orientações para escolas, professores de educação física, pais e cuidadores no contexto da pandemia.
A iniciativa é do Grupo de Trabalho em Atividade Física da SBP, que conta com a participação permanente dos professores Alex Pinheiro Gordia e Teresa Maria Bianchini de Quadros, lotados no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recõncavo da Bahia (UFRB).
De acordo com os professores, “o documento reforça que o distanciamento social tem sido considerado a principal medida de enfrentamento à transmissão desordenada da CODIV-19. Pesquisa recente realizada com dados de onze países europeus demonstrou que mais de 3 milhões de vidas foram salvas devido a medidas de distanciamento social. Contudo, atualmente no Brasil a flexibilização dessas medidas está presente na agenda política e da sociedade em geral, devendo ocorrer em futuro próximo. Assim, a nota defende a necessidade de se discutir cuidadosamente a maneira ideal e segura da prática de atividades físicas no ‘novo normal’, afirmam.
Confira o documento na íntegra.