Fechar
Página inicial Notícias UFRB disponibiliza e-mail institucional a estudantes de graduação e pós-graduação
Serviço

UFRB disponibiliza e-mail institucional a estudantes de graduação e pós-graduação

13/10/20 13:40 , 13/10/20 13:58 | 11736
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) coloca à disposição dos seus estudantes de graduação e pós-graduação o acesso ao serviço de e-mail institucional. O objetivo é facilitar a execução das atividades acadêmicas realizadas remotamente pelos discentes.

O serviço é ofertado sobre a plataforma G Suite Education fornecido a instituições de ensino pela Google e foi disponibilizado após aprovação do Comitê de Governança Digital da UFRB.

Os estudantes passam a ter passam a ter acesso ilimitado aos recursos de e-mail institucional (@aluno.ufrb.edu.br), drive, webconferência (meet), hangout, agenda sincronizada e docs.

Para criar o seu e-mail, o estudante deve acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e, no Portal do Discente, clicar na opção “criar e-mail institucional”, escolher um login e cadastrar. O e-mail é criado na hora utilizando a mesma senha de acesso ao SIGAA como senha inicial.

Perguntas Frequentes  - FAQ

O que é o G Suíte?

É um serviço proporcionado pela adesão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia ao programa G Suite for Education, um conjunto de recursos oferecidos sem ônus financeiro pela Google Inc, que proporcionará a estudantes com vínculo ativo com a UFRB obterem um endereço institucional, podendo ser utilizado em aplicações específicas que o exijam como comprovação de relação.

Como criar a conta institucional no G Suite - Discentes ?

Discentes podem criar suas contas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Quem pode solicitar o e-mail institucional G suite ?

Discentes com vínculo ativo no SIGAA.

Como pode ser feita a solicitação?

Apenas pelo SIGAA. Não há outro meio disponível para a realização deste serviço.

Não consigo criar minha conta. O que fazer?

Caso tenha problemas com a criação da conta, o discente deve gravar um vídeo mostrando os passos executados na tentativa de cadastro  do e-mail e solicitar à coordenação de seu curso que abra um chamado com a TI, informando o nome, matrícula e anexando o vídeo. Toda a interação entre o aluno e a TI se dará por intermédio do servidor que fizer a abertura deste chamado.

O serviço pode ser descontinuado?

Sim. Como não há contrapartida financeira por parte da UFRB, não há garantias de que o vínculo seja mantido pela Google. A UFRB também tem autonomia para encerrar a parceria a qualquer momento. Além disso, o uso abusivo por parte do discente pode acarretar a suspensão ou mesmo o cancelamento permanente da conta.

O que pode ser considerado como uso abusivo da conta?

Qualquer uso deste recurso ligado a ações que, direta ou indiretamente, infrinjam a Legislação, assim como o Estatuto da UFRB e as demais normas da Instituição, incluindo, mas não se limitando ao armazenamento ou transferência de pedofilia ou pirataria, ameaças, tráfico de drogas, injúrias, crimes eleitorais ou a qualquer outro ilícito.

Posso usar esse serviço para sempre?

Não. Trata-se de serviço disponibilizado sob infraestrutura de parceria entre UFRB e o Google, e existe o risco de descontinuidade pelos motivos supracitados.

Posso usar esse endereço como um e-mail normal?

Essa iniciativa visa propiciar a estudantes comprovação de vínculo com a UFRB (Ex: cadastros em portais de pesquisas, uso de serviços do Google, programas de gratuidade ou descontos para universitários, etc). Tecnicamente, é um endereço eletrônico como qualquer outro. Entretanto, pode ser desativado se identificado mau uso.

E se eu passar a ter outro vínculo com a instituição? Posso permanecer com esse endereço?

Sim. O e-mail está vinculado a pessoa.

Posso transformar esse endereço em um redirecionamento para outro e-mail?

Não. O uso deste endereço está restrito à finalidade original.

Uma vez apagado, o endereço que eu usava pode vir a ser utilizado por outra pessoa?

Sim. Não há garantias de que o endereço deletado não possa estar entre as opções para a criação da conta de outro discente.

Posso guardar informações confidenciais (incluindo dados de pesquisas) no Google Drive ou no Gmail?

O usuário deve procurar saber se existe restrição legal sobre o armazenamento das informações fora da Instituição e do país. Embora o decreto 8.135/13 tenha sido revogado, é da inteira responsabilidade do discente saber sobre eventuais restrições sobre dados guardados e/ou enviados.

O Gmail e o Google Drive associados a este serviço podem ser o único repositório dos meus arquivos?

Não se recomenda ter apenas uma cópia de arquivos importantes. O discente pode guardar cópias também em computadores, mídias removíveis (pendrives, HDs externos, dentre outros) ou em outros serviços online (OneDrive, Dropbox, etc).

Eu posso ter suporte quanto a problemas de uso em algum desses serviços?

Uma vez criada a conta, todos os serviços serão providos pelo Google, sem nenhuma interação técnica por parte da UFRB. O Google, por sua vez, não dá suporte aos usuários desse serviço, exceto quando há contratação de tal recurso, o que não se aplica nesse caso. Também não há um canal aberto de diálogo entre o Google e as instituições parceiras. Portanto, o usuário deve consultar os tutoriais do próprio Google e/ou materiais na Internet para tirar dúvidas sobre o funcionamento, assim como sobre eventuais falhas encontradas no uso de tais ferramentas.

Outras pessoas podem saber minha senha e/ou ter acesso à minha conta?

Não. A conta é de uso pessoal e intransferível. Além de transgredir a regra de não compartilhar sua credencial, o discente será responsabilizado por quaisquer ações feitas por terceiros a quem deu ciência de sua senha.

Que cuidados devo ter com minha conta?

Algumas boas práticas reduzem consideravelmente a possibilidade de se ter problemas de segurança:

Não compartilhe sua credencial;

Não reutilize senhas (atuais ou antigas);

Não use senhas que possam ser facilmente deduzidas;

Não anote a senha. Se o fizer, anote apenas parte dela (em um lugar de acesso apenas seu) ou faça uso de um bom chaveiro criptografado (programa);

Não use sua conta em computadores públicos;

Evite utilizá-la em dispositivos de terceiros;

Não utilize sua conta em computadores que tenham softwares piratas instalados;

Certifique-se de que não há ninguém olhando enquanto você digita sua senha;

Sempre bloqueie a estação de trabalho ao ausentar-se;

Troque sua senha sempre que suspeitar da possibilidade de que a segurança dessa credencial possa ter sido comprometida.

Na dúvida, fale conosco!