A Revista Extensão de número 19 lançou nova edição com dossiê denominado “Comunicação da Ciência: um diálogo necessário”. O dossiê conta com artigos e relatos de experiência de Universidades e Institutos Federais, do Norte ao Sul do Brasil no cenário da pandemia. A maioria dos trabalhos do dossiê aborda o uso de novas tecnologias na rotina das universidades e institutos, com o objetivo de contornar o distanciamento social e difundir informação que auxilie a sociedade no enfrentamento da pandemia. De acordo com a avaliação do Comitê Editorial, os trabalhos ilustram a capacidade das instituições de educação e pesquisa, de difusão científica em várias linguagens.
Em entrevista que abre a edição, a especialista em saúde do Comitê de Acompanhamento e Enfrentamento a Covid-19 da UFRB, professora Paloma Pinho, fala das iniciativas da instituição no enfrentamento da pandemia junto aos territórios do Recôncavo, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá, tais como os investimentos na produção de materiais de divulgação em várias linguagens, e a criação de hotsite para reunir informações.
O trabalho “Call center para dúvidas gerais relacionadas à COVID-19: uso pelo público-alvo e estratégias de divulgação adotadas pelo projeto” relata e avalia a experiência do serviço de call center, oferecido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, para divulgar informação científica e gratuita. O projeto também contou com mobilização nas redes sociais Instagram e Facebook.
O Relato de Experiência “Atividades Interativas Remotas em tempo de pandemia” aborda o ensino participativo, a partir das ferramentas digitais Google Classroom e WhatsApp, para manter a conexão dos discentes com o Instituto Federal do Amapá.
Além do dossiê com a temática da pandemia, a edição conta com cinco artigos e 13 relatos de experiências dentro das áreas temáticas do periódico. Devido a grande quantidade de trabalhos aprovados, a edição 19 foi dividida em dois volumes. O volume 02 será publicado no mês de março.
Sobre a publicação – A Revista Extensão tem o compromisso de fortalecer a Extensão Universitária como um processo formativo, pedagógico e cidadão, por meio da difusão de ações extensionistas publicadas em artigos científicos, resenhas, relatos de experiências e entrevistas. Com periodicidade semestral, busca validar o conhecimento tradicional associado ao científico, produzido na relação indissociável entre o ensino, a pesquisa, a extensão e as políticas afirmativas.
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