Fechar
Página inicial Notícias Professora da UFRB recebe menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2021
PREMIAÇÃO

Professora da UFRB recebe menção honrosa no Prêmio CAPES de Tese 2021

09/09/21 12:57 , 10/09/21 08:31 | 2064
imagem sem descrição.

A vice-coordenadora de Licenciatura em Pedagogia, professora Maria Aparecida da Silva Andrade, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa, recebeu menção honrosa na 16ª edição do Prêmio CAPES de Tese. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A divulgação dos vencedores aconteceu em edição do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira, 03. A lista contém os 49 trabalhos selecionados e outros 92 indicados para menção honrosa.

Maria Aparecida da Silva Andrade é lotada no Centro de Formação de Professores (CFP), foi egressa da UFRB no curso de Licenciatura em Biologia, prestou monitoria voluntária da disciplina de anatomia humana nos semestre de 2010.1 e 2010.2. Fez mestrado e doutorado em Ensino, Filosofia e História Ciências Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA-UEFS), trabalhando com o tema Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Questões Sociocientíficas.

Ela atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial /Conexões de Saberes Socioambientais (PET), desenvolvendo projetos na área do ensino de ciências e educação ambiental. Aprovada em concurso é professora assistente da UFRB.

A sua tese em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA-UEFS) é “Diálogos entre a abordagem de questões sociocientíficas sob o enfoque ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e a pedagogia freireana na formação de professores/as de ciências para os anos iniciais”.

A tese teve como orientadora a professora doutora Rosiléia Oliveira de Almeida; e coorientadora, a professora doutora Dália Melissa Conrado.

Pesquisa

A pesquisa de Maria Aparecida teve como objetivo principal a análise das contribuições da convergência da abordagem de questões sociocientíficas sob o enfoque CTSA e a pedagogia freireana na formação de professores de Ciências para os anos iniciais. Para isso, ela partiu dos pressupostos teóricos estudados, elaboramos uma sequência didática, orientada pela pedagogia freireana e pelo ensino baseado em Questões Sociocientíficas na perspectiva CTSA, visando à aprendizagem de conceitos, bem como à formação crítica e reflexiva dos/as licenciandos/as de um curso de Pedagogia.

A tese aborda que se observou que os/as licenciandos/as ressignificaram a visão sobre determinados conteudos a partir da abordagem na perspectiva CTSA e na pedagogia freireana, através do contato intenso com os temas estudados, desvelando múltiplas relações CTSA envolvidas nos temas e transitando de uma perspectiva puramente biológica para uma visão mais ampliada e questionadora.

“Além disso, percebemos entre os/as licenciandos/as a adoção de uma postura investigativa, bem como o desencadeamento do posicionamento crítico e político frente aos problemas que enfrentam nas suas comunidades, construindo um perfil de professor (a) apto (a) para o enfrentamento das necessidades da sociedade atual”, explica a professora.

Ao abordar uma perspectiva interdisciplinar, a tese contribui para o enfrentamento de dificuldades existentes na formação polivalente do pedagogo, auxiliando no diálogo necessário à uma prática de ensino dialógica e transformadora”.

Prêmio Capes

O Prêmio CAPES de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da CAPES na pós-graduação brasileira.

Confira os premiados.

Com informações de Brasília (Redação CCS/CAPES).

Na dúvida, fale conosco!