Fechar
Página inicial Notícias UFRB oferta 504 bolsas para estudantes e professores na Residência Pedagógica
SELEÇÕES

UFRB oferta 504 bolsas para estudantes e professores na Residência Pedagógica

06/10/22 08:52 , 06/10/22 10:40 | 2393
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrições dos editais para seleção de professores preceptores e de estudantes-residentes do Programa Residência Pedagógica na UFRB. Serão contemplados pelo Programa Residência Pedagógica doze subprojetos que envolvem catorze cursos de licenciatura da instituição.

Em sua terceira edição, a ser efetiva entre novembro de 2022 e abril de 2024, com a proposta institucional intitulado “Programa Residência Pedagógica na UFRB: relação teoria e prática e inserção orientada e acompanhada na Educação Básica na Bahia”, o Programa na UFRB irá disponibilizar 420 vagas para estudantes-residentes e 84 vagas para professores preceptores.

Os editais estão publicados em acordo com as duas modalidades de participação no Programa – estudantes-residentes e professores preceptores – e estão vinculados aos 12 Subprojetos: de Educação Física, de Biologia, de Educação do Campo, de Matemática, de Química, de História, de Sociologia, de Língua Portuguesa, de Pedagogia, de Filosofia, de Física e de Arte vinculados a 14 cursos de graduação em licenciatura ofertados pela UFRB.

Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Residência Pedagógica atende aos estudantes que estão na segunda metade da licenciatura, com atividades que contribuem para sua formação teórica e prática e aperfeiçoamento profissional.

O Coordenador Institucional do Residência Pedagógica, professor Alex Verdério disse que em sua terceira edição, a UFRB amplia e reafirma a relação da Universidade com as escolas de Educação Básica, qualificando ainda mais a inserção nos territórios de atuação.

Alex Verdério afirma que para a efetividade do Programa “vale destacar a expertise do corpo docente da UFRB e do coletivo constituído em torno do Programa RP, o envolvimento dos/as estudantes das licenciaturas e as parcerias estabelecidas com as redes públicas de educação, em especial as escolas de Educação Básica na Bahia. Tais elementos colocam-se como fundamentos dessa conquista e nos apontam para a possibilidade da implementação da terceira edição do Programa RP na UFRB”.

Confira os editais em ufrb.edu.br/residenciapedagogica/editais.

Na dúvida, fale conosco!