Fechar
Página inicial Notícias UFRB investe em tecnologia da informação para melhoria do desempenho acadêmico

UFRB investe em tecnologia da informação para melhoria do desempenho acadêmico

10/01/23 08:27 , 10/01/23 08:27 | 647
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou durante o ano de 2022 a contratação de internet para residências universitárias e unidades fora das sedes dos campi. A ação está prevista no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) e teve sua execução protagonizada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), com apoio de outras unidades da Administração Central e unidades acadêmicas, a exemplo da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE), da Pró-Reitoria de Administração (PROAD) e das Gerências Técnicas Administrativas dos Centros de Ensino.

Essa ação beneficia os estudantes das residências e servidores que atuam em unidades fora das sede dos campi, como afirma o reitor da UFRB, Fábio Josué: “Esta ação amplia as possibilidades de conectividade dos estudantes e servidores que utilizam  espaços fora do campi e é fundamental para apoiar as atividades administrativas e acadêmicas”.

O contrato de acesso à internet foi feito para atender a demanda das residências universitárias localizadas nas cidades de São Félix, Feira de Santana e Cruz das Almas. Estes locais ou não tinham link de internet ou eram atendidos por links com baixa velocidade.

Para Anderson Lago, coordenador de Tecnologia da Informação, “a contratação dos links de internet vem ao encontro da necessidade de algumas unidades administrativas e residências universitárias que precisavam de maior velocidade e disponibilidade do serviço, já que houve um aumento da demanda e procura desses serviços internos no ambiente digital".

As unidades que funcionam fora da sede, como o prédio da Diretoria do Centro de Cultura, Linguages e Tecnologias Aplicadas (CECULT), o Ateliê de Artes Visuais do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), a CAsA do DUCA do Centro de Formação de Professores (CFP), eram unidades que, assim como as residências, tinham links de internet de baixa velocidade (10mb/s) ou até mesmo não possuiam conectividade. Todas essas unidades foram contempladas com links de internet de 300Mb/s que já estão ativos nas unidades em funcionamento e as unidades que ainda estão em reforma, a exemplo do prédio da Inspetoria Fazendária (CECULT) e Pavilhão Dois de Julho (CAHL), serão ativadas assim que concluídas. Além do acesso a internet, a UFRB iniciou um processo de compras de equipamentos de rede sem fio (600 equipamentos) para melhorar a conectividade.

Recuperação de laboratórios

A PROPLAN, a partir do PDTI, também realizou a ação de recuperação dos laboratórios de informática do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e CFP, e enviou novos computadores para a implantação dos laboratórios de informática do CECULT, CAHL (INSS) e CETEC (Pavilhão de Aulas 3). Essas ações foram realizadas por meio de recursos da própria UFRB, direcionados para atender essa necessidade dos centros e das unidades administrativas.

Segundo Anderson Lago, o setor está trabalhando na consolidação de uma rotina de atualização da infraestrutura de tecnologia da informação da Universidade, “a aquisição de computadores destinados a atualização de laboratórios de informática dos campi foi uma destas rotinas implementadas e que tem como meta no Plano Diretor de Tecnologia da Informação manter o parque atualizado e coberto por garantia propiciando os recursos necessários ao desenvolvimento das atividades pela nossa comunidade”.

O CETENS foi um dos Centros beneficiados com a ação, e por ter uma alta demanda de laboratórios tecnológicos essa conquista foi celebrada entre técnicos, professores e estudantes.

“A UFRB conta com muitos alunos que são oriundos de famílias de baixa renda sem acesso à internet ou computadores em seus lares o que torna a ampliação dos laboratórios de informática vital para o bom desempenho do ensino”, afirma Djoille Denner, professor e presidente da Comissão Permanente de Infraestrutura, Equipamentos e Laboratórios. E complementa assegurando que os 21 computadores de última geração que estão sendo distribuídos nos Centros irão contribuir para que o potencial dos softwares possa ser explorado seja no ensino, na pesquisa e na extensão.

Na dúvida, fale conosco!