Aconteceu na última quinta-feira (15), no auditório Professor Joelito de Oliveira Rezende, campus Cruz das Almas, a posse dos(as) novos(as) professores(as) efetivos(as) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Os(As) 23 docentes recém-empossados(as) atuarão com dedicação exclusiva e estarão distribuídos nos sete Centros de Ensino da UFRB.
Integraram a mesa da solenidade o reitor Fábio Josué, a diretora do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL), Dyane Brito, e Wagner da Silva, pró-reitor de Gestão de Pessoal (PROGEP). A professora Rafaela Lima, egressa da UFRB, representou os servidores empossados em seu discurso e celebrou o retorno à instituição. “Ao chegar aqui o meu desejo é possibilitar que outras tantas ocupem esse espaço. Necessito como mulher preta ampliar o acesso, por isso, afirmo aqui o meu compromisso de não disputar espaço, mas de ampliar, de fazer caber mais gente. Convido vocês a esse exercício”, afirmou.
A cerimônia fez parte de uma série de atividades desenvolvidas pela PROGEP com o objetivo de recepcionar, auxiliar e agregar os professores e professoras ao cotidiano da UFRB, como pontuou o pró-reitor, Wagner Tavares: “durante esse período de acolhimento, orientamos eles para que o processo ocorresse da melhor forma possível. Não poderia deixar de agradecer à equipe da PROGEP pela conclusão da seleção e posse dos novos docentes com êxito”.
O reitor Fábio Josué parabenizou os professores pela chegada e enfatizou a importância da celebração: “este é um momento de interação, de acolhida. É diferente você tomar posse em uma universidade de forma burocrática. Nós tivemos um dia de atividades que fez essa aproximação dos novos professores e professoras a esse espaço, portanto é um dia muito especial”.
Dyane Brito, diretora do CAHL, qualificou a chegada dos professores ao corpo docente da UFRB como um ganho significativo para os diversos Centros. “A posse desses novos docentes tem para mim dois sentidos: um que é simbólico; foi muito emocionante ver egressos da nossa UFRB assumirem agora uma outra condição, a de docentes, e isso dá para gente essa sensação de renovação, sabe? Há também um outro sentido que é das nossas necessidades. Os Centros de Ensino recebem agora um conjunto de professores e isso vai dar outro gás aos nossos espaços, vai permitir cumprir algumas disciplinas que estavam com necessidades e, mais do que isso, integrar essas pessoas a esse projeto tão especial que é a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia”, ressaltou.
Para Adson Mota, diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) a ampliação no número de servidores dentro da Universidade é muito importante, “essa chegada vem ao encontro de uma filosofia da UFRB que é o crescimento do Recôncavo. A Universidade pode ter prédios, mas o que fica são as pessoas. Crescer o quadro docente, crescer o quadro de técnicos é o que vai reverberar nossos conhecimentos e o que faz a Universidade”.
Tomaram posse os(as) professores(as):
Confia fotos do evento: