Fechar
Página inicial Notícias UFRB seleciona oito bolsistas para projetos de promoção da igualdade racial e turismo étnico
Seleção

UFRB seleciona oito bolsistas para projetos de promoção da igualdade racial e turismo étnico

13/05/24 08:22 , 13/05/24 08:22 | 1392
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação (DIVERSIFICA), seleciona oito bolsistas de pesquisa e extensão remunerados(as) para atuarem em projetos relacionados à promoção da igualdade racial e turismo étnico.

Seleção de bolsistas de pesquisa para o projeto "Agentes de Promoção da Igualdade Racial e Rotas Negra"

São ofertadas três vagas de bolsista para desenvolver e implementar pesquisa exploratória, elaboração e execução de um projeto-piloto, em rede nacional, com 30 agentes de promoção da igualdade racial em todas as regiões do Brasil, a partir de elaboração de uma metodologia específica para esse fim e realização de um mapeamento cartográfico, georreferenciado sobre potenciais de culturas e patrimônios negros (pontos de relevância turística) do Brasil, para subsidiar a elaboração e execução de um projeto-piloto de Rotas Negras, em rede nacional.

Podem participar da seleção estudantes dos campi de Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Cruz das Almas, a partir do 5º semestre, com escore superior a seis e que não recebam qualquer outra bolsa ou que não tenham vínculo empregatício. Estudantes contemplados(as) no Programa de Permanência Qualificada (PPQ) podem concorrer somente nas modalidades auxílios moradia, alimentação e transporte.

Os(As) bolsistas selecionados(as) terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 1.000,00 com duração de cinco meses, a partir de 03 de junho de 2024.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio de 2024 no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse o Edital Nº 02/2024.

Seleção de bolsistas de extensão para o projeto "Formação de Agentes de Promoção da Igualdade Racial com foco em Turismo Étnico"

São ofertadas cinco vagas para estudantes de graduação que vão atuar como mediadores(as) culturais, por meio de bolsa de extensão, visando a capacitação de 250 jovens e adultos de comunidades quilombolas e ciganas para o trabalho na cadeia produtiva do turismo étnico, a partir de curso com carga horária de 200 horas oferecido, preponderantemente, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), mas contando também com atividades presenciais.

Os(as) 250 cursistas que passarão pela formação de 200 horas serão vinculados(as) às seguintes localidades do Brasil: Jalapão (Tocantins), Vila Bela da Santíssima Trindade e Chapada dos Guimarães (Mato Grosso), Cavalcante (Goiás), e Quissamã (Rio de Janeiro). Cada bolsista selecionado(a) por este edital vai atuar em par com uma liderança comunitária de cada território.

Podem participar da seleção estudantes de qualquer campus da UFRB, desde que não esteja formado(a), com escore superior a seis e que não recebam qualquer outra bolsa ou que não tenham vínculo empregatício. Estudantes contemplados(as) no Programa de Permanência Qualificada (PPQ) podem concorrer somente nas modalidades auxílios moradia, alimentação e transporte.

Os(As) bolsistas selecionados(as) terão direito a uma bolsa mensal no valor de R$ 700,00 com duração de cinco meses, a partir de 01 de junho de 2024.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio de 2024 no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Acesse o Edital Nº 03/2024.

Na dúvida, fale conosco!