Fechar
Página inicial Notícias Programa de aceleração de projetos inovadores com apoio da UFRB recebe 51 inscrições
Inovação

Programa de aceleração de projetos inovadores com apoio da UFRB recebe 51 inscrições

10/06/24 08:40 , 10/06/24 08:41 | 636
imagem sem descrição.

O programa Novatores powered by InovAtiva, realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com o apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com o objetivo de acelerar projetos inovadores e impulsionar o ecossistema de inovação na região, encerrou na última terça-feira, dia 06 de junho, o período de inscrições com um total de 51 projetos submetidos, todos participantes dos Territórios de Identidade da Bahia definidos pelo programa.

Serão selecionados 25 projetos inovadores para fazer parte do programa de aceleração da região. Para o professor e coordenador do Novatores powered by InovAtiva, Angelo Loula, a primeira edição do programa teve um grande número de projetos submetidos, o que indica ser um sucesso para um programa recém-criado.

Diversidade de áreas e soluções inovadoras:

O Novatores recebeu inscrições de projetos inovadores em diversas áreas temáticas. Aproximadamente 60% das inscrições apresentaram soluções nas áreas temáticas de Plataformas e Biotecnologia.

As Plataformas lideram com 39,2% das inscrições, evidenciando a busca por soluções que otimizem processos em diversos setores. Já a Biotecnologia, com 19,6%, demonstra o interesse em avanços científicos e tecnológicos que impactem positivamente áreas cruciais como exemplo a saúde.

Outras áreas de destaque: cerca de 13,7% representam as áreas de Tecnologia Verde (7,8%) que visam soluções em sustentabilidade e a preservação ambiental e BigData (5,9%) com ferramentas para análise de dados. Já as demais áreas, com 27,5% do total, incluem projetos em Smart Cities (cidades inteligentes), IoT (internet das coisas), Web 3.0, XaaS (tudo como um serviço), Criptografia/Blockchain/Cibersegurança e Cloud Computing (computação em nuvem).

Forte engajamento da comunidade local:

Dentre as inscrições recebidas, 72,5% foram provenientes da cidade de Feira de Santana. As cidades de Alagoinhas, Amélia Rodrigues e Serrinha se destacam por apresentar mais de um projeto submetido, com 3,9% de representação, respectivamente.  As demais cidades participantes foram São Gonçalo dos Campos, Santo Antônio de Jesus, Teodoro Sampaio, Conceição do Jacuípe, Ipirá, Tucano, Irará, e Riachão do Jacuípe, cada uma representando 2,0% das inscrições, respectivamente.

O projeto compreende os Territórios de Identidade da Bahia: Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano, Recôncavo, Bacia do Jacuípe, Sisal e Vale do Jiquiriça.

Nessa perspectiva, o professor Angelo Loula compreende que o interior da Bahia pode ser bem mais explorado em busca de projetos inovadores. Para ele, a demanda encontrada na região é uma fonte significativa de inovação, com grande potencial de desenvolvimento. “A oferta deste apoio contribuirá com o desenvolvimento socioeconômico do estado”, destacou o professor. Já o Coordenador da Incubadora Seiva da UFRB Geovane Santana, destacou a importância da iniciativa para a interiorização das ações relacionadas ao empreendedorismo e da inovação. “São regiões que tradiconalmente não são alcançadas por estes politicas e esta parceiria que fizemos mostra que temos um grande potencial”

Saúde, Educação e TIC se destacam:

As áreas de Saúde (9,8%), Educação (9,8%) e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) (7,8%) lideram as inscrições de projetos no programa Novatores powered by InovAtiva, seguida de Outros Serviços, que podem ser de áreas diversas, também aparecem com 7,8% das propostas. Já as áreas de Arte e Cultura, Alimentos e Preservação Ambiental aparecem com 5,9% dos projetos, respectivamente.

Dentre as soluções apresentadas, 30% estão envolvidas entre as áreas de Marketing e Mídias, Vestuário, Acessibilidade, Cosméticos, Construção Civil, Tecnologias Sustentáveis e Verdes, Recursos Humanos e Alimentício com 3,9% de inscrições cada, assim como as áreas de Robótica, Esportes e Recreação Agricultura, Industria Química, Mercado Imobiliário, Agronegócio Botânica e/ou Zoológica e Turismo e Hotelaria, que representam 2,0% cada uma.

A partir de agora, a comissão de avaliação do programa terá até o dia 18 de junho para analisar os projetos inscritos.

Próximos passos:

  • 07 de junho: Início das avaliações das inscrições.
  • 18 de junho: Divulgação do resultado provisório.
  • 19 e 20 de junho: Prazo para recurso (dois dias).
  • 27 de junho: Divulgação do resultado aprovado.
  • 04 de julho: Início do programa com o Webinar de boas-vindas (presencial na UEFS).

O Novatores powered by InovAtiva é um programa gratuito e aberto a soluções inovadoras em qualquer área de atuação, que estejam em fase de criação, ideação ou validação.

A partir de 4 de julho, os projetos selecionados iniciarão a jornada de aceleração, com um ciclo de atendimento de aproximadamente 14 semanas. Durante esse período, os participantes terão acesso a uma série de atividades, incluindo:

  • Capacitação e treinamento em empreendedorismo e inovação;
  • Mentorias personalizadas;
  • Conexão com o mercado: oportunidades de apresentar os projetos para potenciais parceiros, clientes e investidores.

A iniciativa é realizada pela UEFS, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) e da Fundação Wadhwani. Conta ainda com a parceria e o apoio do Sertão Inovador, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Hub Feira, da Prefeitura de Feira de Santana e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

Para mais informações, incluindo o regulamento do programa, acesse:

Site oficial: inovativa.online/powered-by/novatores

Página de divulgação: novatores.uefs.br/

Instagram: instagram.com/aceleranovatores

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

https://marsbet-casino.com.br/

Na dúvida, fale conosco!