Fechar
Página inicial Notícias Professor da UFRB Carlos Ribeiro recebe Medalha da Inconfidência pelo Estado de Minas Gerais
HOMENAGEM

Professor da UFRB Carlos Ribeiro recebe Medalha da Inconfidência pelo Estado de Minas Gerais

Carlos Ribeiro já publicou mais de 20 livros entre contos, romances e ensaios.
09/07/24 14:08 , 10/07/24 10:27 | 185
A imagem mostra um homem de cabelos grisalhos e curtos, usando óculos de armação preta. Ele está vestindo uma camisa de manga longa com um padrão de pequenas manchas brancas sobre um fundo azul escuro. Ao fundo, há uma pintura abstrata com cores vibrantes, incluindo amarelo, laranja e vermelho, que parece representar um rosto estilizado com olhos grandes. A imagem tem algumas distorções horizontais que afetam a parte inferior, dificultando a visualização clara dessa área.

O jornalista, escritor e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Carlos Jesus Ribeiro, foi agraciado com a Comenda da Inconfidência, em solenidade realizada na Academia Mineira de Letras (AML), em 28 de junho. Carlos Ribeiro, é professor do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), em Cachoeira/São Félix, e acadêmico da cadeira 5, da Academia de Letras da Bahia (ALB).

A Medalha da Inconfidência é entregue todos os anos a pessoas físicas e jurídicas que tenham contribuído para o desenvolvimento econômico, cultural e social do Estado de Minas Gerais e do Brasil. Autor de 20 livros (entre contos, romances e ensaios), Ribeiro tem resenhas, artigos, entrevistas e reportagens publicados em suplementos culturais e revistas literárias de Salvador, a exemplo de A Tarde Cultural, Revista da Academia de Letras da Bahia e Revista da Bahia,  e de outros estados. Ele também publicou reportagens sobre o artesanato do Vale do Jequitinhonha e o Parque Natural do Caraça, ambos em Minas Gerais, na Revista Geográfica Universal. Recentemente, lançou os livros ‘Contos selecionados’ e ‘Vozes do nosso Tempo’, este último assinado com o acadêmico da ALB Aleilton Fonseca.

Na mesma solenidade em que Carlos Ribeiro recebeu a comenda na Academia Mineira de Letras, a escritora mineira Conceição Evaristo também foi agraciada com a honraria. Para o professor da UFRB, “é uma honra imensa receber a medalha na Academia Mineira de Letras, com a qual a Academia de Letras da Bahia compartilha princípios democráticos, princípios de respeito à diversidade e a devida valorização da cultura de uma maneira geral, que extrapola o campo das Letras, num sentido muito mais amplo, abrindo as portas para outros segmentos. E, como se não fosse suficiente, ainda ter a surpresa de recebê-la ao lado da escritora Conceição Evaristo, cuja presença aqui já dignifica a Academia, ou melhor, as academias, ao rompermos todas aquelas seculares barreiras entre as culturas que compartilhamos e pelas quais somos atravessados”.

Veja a lista de homenageados.

Medalha da Inconfidência

Criada pela Lei 882, de 1952, pelo então governador de Minas Gerais, Juscelino Kubitschek, e consolidada pelo Decreto 38.690, de 1997, a medalha é concedida nos graus Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. Os agraciados recebem também um diploma assinado pelo governador, pelo presidente do Conselho e pelo chanceler da Medalha.

Dinheiro real e bonus para jogar como aviator estao aqui!

https://marsbet-casino.com.br/

Na dúvida, fale conosco!