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Professor da UFRB é selecionado como consultor sobre participação social da UNESCO/MCTI

Trabalho do educador está voltado para promoção da participação social em eventos de Ciência, Tecnologia e Inovação.
18/07/24 09:37 , 19/07/24 15:03 | 75
Foto: Agência Dudes
A imagem mostra um homem sorridente com barba e cabelo curto e encaracolado. Ele está usando óculos de armação escura e uma camisa branca de manga curta. 0 homem também está usando um colar com um pingente verde. Ele parece estar gesticulando com as mãos enquanto fala, Ao fundo, há uma parede com um quadro que parece ter uma arte colorida, possivelmente com elementos culturais ou históricos. A parede tem uma cor clara, com uma faixa verde na parte inferior.

Após uma seleção que envolveu profissionais com doutorado e com experiência em participação social, o professor Israel Campos, da  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi selecionado para atuar como consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O docente compõe o quadro do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Santo Antônio de Jesus.

O processo seletivo ocorreu em fevereiro e desde sua aprovação, Campos vem prestando serviços às instituições com foco na preparação para a 5° Conferência Nacional de CT&I (5ª CNCTI), que acontece nos dias 30, 31 de julho e 1º de agosto, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF). Entre as atividades que desempenha na função de consultor estão a produção de documentos técnicos e bibliográficos e a atuação em eventos sobre ciência e tecnologia promovidos pela UNESCO e pelo MCTI. O professor coordenou a participação e a mobilização social na Conferência Regional de Ciências, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Sul do país; e é responsável pela avaliação das conferências preparatórias para a 5° CNCTI, além de integrar a organização deste evento.

Com uma atuação focada em possibilitar meios para promover a participação social nas discussões sobre o futuro do país, Campos relata ter mantido contato com múltiplas produções científicas, tecnológicas e de inovação das cinco regiões do Brasil durante os congressos preparatórios para a 5ª CNCTI. “A diversidade foi uma questão central para que essa ampla participação fosse efetivada, então tivemos pessoas historicamente excluídas desse diálogo, mas que fazem e discutem Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), presentes nas conferências, como pessoas negras, indígenas, mulheres, jovens, LGBTQIAP+, entre outros segmentos sociais”, afirma. Ele ressalta a importância da consulta à comunidade científica e da presença da diversidade de governos, bem como de organizações e movimentos da sociedade civil, em eventos como o 5ª CNCTI. 

No processo de construção coletiva e diversa do conhecimento científico, Campos destaca o papel das universidades, especialmente as públicas, ao representarem parte da comunidade científica que produz ciência, tecnologia e inovação. Ele aponta a extensão universitária, que leva o saber acadêmico a espaços da sociedade como escolas, quilombos, empresas e outras comunidades; a abertura de cursos noturnos; a oferta de bolsas de pesquisa e de permanência; e a implantação de cotas raciais e sociais como ações que contribuem para a popularização da ciência e difusão do conhecimento científico e possibilitam transformar o país. “Sem universidade pública de qualidade e aberta, a CT&I  não teria o status que tem no país e, consequentemente, não estaríamos atualmente com a perspectiva de nos tornar a oitava economia do mundo. Educar enriquece um ser humano e um país inteiro”, defende o educador. 

Com a realização da 5ª CNCTI, Campos espera a conclusão do processo democrático da construção do futuro de CT&I para os próximos dez anos no país. Esse processo, segundo ele, contará com a participação de movimentos sociais, cientistas, políticos e empresários. “A democracia, em sua diversidade social, é um fundamento para termos um país com mais igualdade social, Direitos Humanos e progresso. Estaremos em Brasília somando e dialogando pelo futuro da Ciência, Tecnologia e Inovação e fico feliz em também trazer essa experiência para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia”, conclui Campos.

Saiba mais sobre o trabalho do professor Israel Campos acessando a página israelcamposedh.com.

Sobre a 5ª CNCTI

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) é um importante espaço de diálogo entre diferentes atores da sociedade para refletir sobre o papel da Ciência, Tecnologia e Inovação no país e seu rumo nos próximos anos. Foram realizadas mais de 200 Conferências preparatórias para o encontro nacional.

Esta edição traz como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

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