Fechar
Página inicial Notícias TCC de egressa da UFRB conquista prêmio em evento nacional de Comunicação

TCC de egressa da UFRB conquista prêmio em evento nacional de Comunicação

17/09/24 11:50 , 19/09/24 16:18 | 1011
imagem sem descrição.

Um estudo sobre os desafios comunicacionais que o portal Notícia Preta enfrenta ao lutar contra o racismo. Esse é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Tallita Geovana Lopes da Anunciação Macêdo, egressa do bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que conquistou o 2º lugar no Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação, na categoria Graduação. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no dia 4 de setembro, durante o 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em Balneário Camboriú - SC.

“Ter o meu trabalho reconhecido no maior congresso de comunicação é de grande valia. O meu ficou entre os três melhores do Brasil. É surreal. O trabalho foi julgado por uma comissão avaliadora e selecionado por sua grande relevância para a área de comunicação. Essa premiação é um reconhecimento muito importante para mim, assim como para a UFRB, que me acolheu durante o período da graduação”, declarou Tallita.

Com o título "Notícia Preta: uma análise sobre as produções da editoria de cotidiano da mídia negra contra o racismo contemporâneo", a monografia buscou analisar os elementos que o Notícia Preta, um jornal antirracista feito por profissionais, estudantes e comunicadores(as) negros(as), tem utilizado para tensionar a mídia hegemônica.

O tema desperta o interesse da jovem jornalista desde que ela ingressou no Grupo de Pesquisa em Comunicação, Mídia e Narrativas de Mudança Cultural (COMUM), como pesquisadora da iniciação científica. Segundo Tallita, além das pesquisas e do debate em grupo sobre a temática das mídias negras, “o que também me motivou na escolha do meu objeto de pesquisa foi saber que eu estava analisando um portal de notícia preta que traz muita representatividade, além de um jornalismo de qualidade”.

Tallita explica que o trabalho buscou explorar as mediações sociais do racismo, com foco no portal Notícia Preta e na análise das matérias publicadas nele. “Os resultados encontrados foram a identificação de que o jornal faz mais do que uma simples notícia; o portal adota estratégias antirracistas de enfrentamento ao racismo, criando representatividade e desconstruindo estereótipos marginalizados”, detalhou a jornalista.

Para o professor Jorge Cardoso, orientador de Tallita durante a pesquisa da monografia, o trabalho premiado ressalta a contribuição que a UFRB oferece nas discussões sobre mídias negras e jornalismo. “O prêmio representa o reconhecimento, pela comunidade acadêmica, dos trabalhos produzidos na UFRB, uma universidade jovem e muito determinada em promover transformação social”, disse.

Este não foi o primeiro trabalho premiado por estudantes e egressos(as) do Bacharelado em Jornalismo da UFRB. Ao longo dos anos, o curso tem conquistado um destaque no âmbito da etapa Nordeste destinada aos produtos experimentais, sendo finalistas em algumas edições. Como explica o coordenador Guilherme Moreira Fernandes: “Ter uma monografia premiada é motivo de muita celebração no curso, pois temos indícios de que estamos cumprindo nosso papel tanto no âmbito prático quanto no teórico. Tenho certeza de que essas conquistas recentes estimulam nossos estudantes e demonstram que estamos realizando um ensino público, gratuito e de qualidade”, avaliou o docente.

Na dúvida, fale conosco!