Fechar
Página inicial Notícias Sonia Guimarães realiza palestra na UFRB como parte do programa Mulheres na Ciência
Mulheres na Ciência

24/09/24 09:49 , 24/09/24 11:14 | 298
imagem sem descrição.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) receberá a professora Sônia Guimarães, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), para uma palestra no dia 10 de outubro, às 9h, no auditório da Biblioteca Central do Campus Cruz das Almas. O evento faz parte do programa de extensão "Mulheres na Ciência: mentes brilhantes no Recôncavo da Bahia", coordenado pela professora Rogelma Ferreira, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC). O programa tem como objetivo promover uma ciência mais diversa e representativa em termos de gênero.

Sonia Guimarães é uma das maiores referências na ciência brasileira, sendo a primeira mulher negra doutora em Física no país. Com uma trajetória marcada pela superação de barreiras, Sonia iniciou sua carreira acadêmica na Universidade de Manchester, no Reino Unido, onde obteve seu doutorado em Física Aplicada. Desde então, sua atuação acadêmica e científica tem se destacado pela pesquisa e pela luta pela inclusão de mulheres e pessoas negras no campo das ciências exatas. Atualmente, ela preside a Comissão de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão da Sociedade Brasileira de Física.

Atualmente professora no ITA, Sonia Guimarães é conhecida por sua forte defesa da inclusão e diversidade no meio acadêmico, inspirando novas gerações a seguirem carreiras científicas. Em sua palestra na UFRB, com o tema "Pessoas do Gênero Feminino nas Ciências: mentes brilhantes brasileiras", ela abordará sua experiência pessoal e profissional, destacando os desafios e conquistas que a levaram a ocupar espaços antes inacessíveis para mulheres negras na ciência.

A atividade faz parte do programa de extensão que visa incentivar o acesso e a permanência de mulheres, especialmente negras, no ensino superior, em sintonia com as políticas de igualdade de gênero e combate à misoginia promovidas pela UFRB.

As inscrições para o evento devem ser realizadas por meio do SIGAA - Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas, e a palestra será transmitida pela TV UFRB.

Na dúvida, fale conosco!