Fechar
Página inicial Notícias “Devemos pensar em inovação com envolvimento do território”, defende Ailton Krenak na Reconcitec 2024
Reconcitec 2024

“Devemos pensar em inovação com envolvimento do território”, defende Ailton Krenak na Reconcitec 2024

22/10/24 15:14 , 22/10/24 15:14 | 1421
imagem sem descrição.

Ailton Krenak levou o público à reflexão com uma palestra provocativa sobre a relação da humanidade com os territórios, ancestralidade, inovação e futuro. “Não é comum relacionar ancestralidade e tecnologia porque a tecnologia sempre foi ferramenta do colonizador, os modos de vida dos ancestrais eram vistos como modo de vida, como cultura”, disse o líder ambientalista, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) durante a conferência de abertura da 10ª edição da Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura, a Reconcitec 2024, evento da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A palestra aconteceu na segunda-feira, 21, no auditório da Biblioteca Central do Campus de Cruz das Almas.

A velocidade de surgimento de novas tecnologias, segundo Krenak, traz ansiedade já que as pessoas estão sempre na busca pela próxima ideia inovadora. O caminho seria descartar a inovação “na perspectiva cartesiana, que o capitalismo institui, e pensar na inovação no envolvimento com o clima, no envolvimento com os ecossistemas onde vivemos, no envolvimento com o território”. Para ele, a conexão com o território possibilitaria um contato direto com outros modos de saber e ajudaria “a  superar o mundo dualista e a buscar novas subjetividades”.

Ailton seguiu refletindo sobre tecnologia e ancestralidade associadas à ideia de tempo, “para não esquecermos que o tempo determina muito das nossas possibilidades”. De acordo com ele, a sociedade concebe o futuro como um outro, deslocado do agora. Citando o trecho de abertura do seu livro “O futuro é ancestral”, Krenak argumenta que a aproximação com a ancestralidade pode despertar a capacidade de cuidar do mundo e devolvê-lo  para as próximas gerações como ele foi herdado e, isso sim, seria tecnologia”, defende. 

Solenidade

A presença de Ailton Krenak na UFRB mobilizou um grande público, que lotou o auditório para ouví-lo e prestar reverência ao ambientalista. Uma delas foi feita em forma de cordel, declamado pelo estudante Jonas Samuama, autor de “Ailton Krenak, o rio da memória”. A Academia Cruzalmense de Letras (ACL) também homenageou o imortal da ABL com livros e uma placa celebrativa pela visita. 

krenak3

O momento de falas institucionais foi aberto por Simone Alves, pró-reitora da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Criação e Inovação (PPGCI). Ela explicou a perspectiva da organização da Reconcitec 2024 sobre a escolha da temática da edição. “Falar sobre inovação e ancestralidade parece um paradoxo, porém a inovação moderna deve ser vista como um processo contínuo de adaptação e aprimoramento demonstrando que a inovação é uma construção acumulativa, onde cada avanço se baseia em conhecimentos preexistentes, além disso valorizar a inovação ancestral é essencial para promover o desenvolvimento sustentável”, disse. 

Já o vice-reitor da UFRB, Fábio Josué, destacou a importância da Reconcitec para a região do Recôncavo, “se constituindo como um espaço importantíssimo para a divulgação e socialização do conhecimento aqui produzido”. O evento, segundo ele, “tem se firmado ao longo dessas 10 edições como o maior evento de ciência, tecnologia, inovação e cultura desse território”.

Por sua vez, Georgina Gonçalves, reitora da UFRB, ponderou sobre as dificuldades encontradas para a realização de eventos acadêmicos como a Reconcitec e os desafios enfrentados pelas universidades como espaços de promoção do debate. Para ela, a presença de Ailton Krenak na instituição é um momento de celebração, mas também de lembrar as lutas travadas cotidianamente. “Essa é uma agenda que precisa começar com a nossa luta, com nossa disposição em mudar, disposição de dizer que estamos aqui, reconhecemos o passado e estamos dispostos a lutar pelo nosso futuro que pertence a esse território e que passa por cada um de nós”, afirma.

Também estavam na mesa institucional, os(as) gestores(as) Carolina Fialho Silva, pró-reitora da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD); Denize de Almeida Ribeiro, pró-reitora da Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE); e Danilo Barata, pró-reitor da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC).

krenak1

Programação

A programação da 10ª Reconcitec inclui 211 atividades, incluindo palestras, rodas de conversa, minicursos e mesas-redondas, além da submissão de 1734 resumos. A inscrição de interessados(as) em participar do evento segue aberta até o dia 25 de outubro, por meio do sistema on-line UFRB Eventos.

Todas as atividades da Reconcitec 2024 são gratuitas e abertas ao público. Além da comunidade acadêmica da UFRB, são esperados estudantes do Ensino Médio, integrantes de diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão nacionais e internacionais, funcionários de empresas público-privadas, representantes dos Colegiados Territoriais (Recôncavo, Vale do Jiquiriçá, Portal do Sertão, Sisal e Baixo Sul), entre outros.

O evento também contará com o XVIII Seminário Estudantil de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (XVIII SEPIP); o IX Simpósio de Extensão; o V Seminário de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da UFRB; a XII Feira Acadêmica de Economia Solidária (XII FAESOL) e o VI Simpósio de Graduação da UFRB. Assim, a Reconcitec se torna um importante espaço de diálogo sobre as políticas de pesquisa, pós-graduação, permanência qualificada e extensão da UFRB, além de apresentar as ações realizadas pelos programas e projetos inseridos em diversos Territórios de Identidade do Estado da Bahia.

Veja a programação completa em ufrb.edu.br/reconcitec.

Na dúvida, fale conosco!