Fechar
Página inicial Notícias UFRB abre seleção para primeira turma de Mestrado em Artes do CECULT, em Santo Amaro
Seleção

24/10/24 10:09 , 24/10/24 10:10 | 652
imagem sem descrição.

Estão abertas, até 18 de novembro, as inscrições para o processo seletivo de estudantes regulares para o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), ofertado de forma gratuita no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT), em Santo Amaro.

São ofertadas dez vagas para ingresso no primeiro semestre de 2025, com reserva para candidatos com deficiência, negros, indígenas, quilombolas, pessoas trans e servidores técnico-administrativos da UFRB. As vagas são distribuídas igualmente em duas linhas de pesquisa: “Ontologia, processos e fazeres” e “Memória, transformações e contextos”.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: avaliação do projeto de pesquisa e entrevista.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, disponível na página do PPGARTES.

Confira o edital e saiba mais sobre a seleção.

Sobre o Programa de Pós-Graduação em Artes

O Mestrado em Artes é o primeiro ofertado no CECULT e o único na Bahia com essa abrangência e área de concentração, diferenciando-se das ofertas atuais no campo das Artes.

O PPGARTES entende a formação em Artes de forma integradora, buscando a inter-relação com as diversas linguagens artísticas e tendo por metodologia e suporte teórico a pesquisa interdisciplinar e transdisciplinar.

Deste modo, a proposta do Mestrado Acadêmico em Artes visa construir conexões entre saberes com poder de ultrapassar as tradicionais dicotomias (erudito X popular, formal X informal, primitivo X tecnológico), favorecer uma situação de pesquisa pela arte, do pesquisador-artista, do investigador que amplifica a própria ideia de invenção e de pesquisa, conectando esses dois conceitos. Para além de ser um curso em que impera a tradicional “análise” de obras e artistas, propõe-se ser também um laboratório de experimentações de criação como crítica e de crítica criativa.

Na dúvida, fale conosco!