Fechar
Página inicial Notícias Socióloga Vilma Reis fará conferência de abertura do Fórum 2024 na UFRB
Fórum 2024

Socióloga Vilma Reis fará conferência de abertura do Fórum 2024 na UFRB

06/11/24 10:51 , 06/11/24 18:19 | 288
imagem sem descrição.

No próximo dia 21 de novembro, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) dará início ao Fórum Internacional Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo, o Fórum 2024, com uma conferência de abertura conduzida por Vilma Reis, destacada socióloga, ativista e referência em pautas de justiça social e direitos humanos. O evento acontecerá às 18h no campus de Cruz das Almas e terá transmissão pela TV UFRB.

Vilma Reis, reconhecida por sua incansável dedicação à promoção de igualdade e justiça, possui uma trajetória marcada pelo ativismo nas áreas de direitos humanos, feminismo e questões raciais. Natural de Salvador, Bahia, ela é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui uma especialização em Políticas e Gestão Cultural, além de um mestrado em Ciências Sociais pela mesma instituição.

Desde o início de sua carreira, Vilma se destacou por seu compromisso com as causas sociais, principalmente no combate ao racismo e à violência contra a população negra. Atuou em diversas frentes, incluindo a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, onde, entre 2015 e 2019, foi a primeira mulher negra a ocupar o cargo, trazendo para o centro do debate a defesa dos direitos das minorias, a luta contra a violência de gênero e a importância da ampliação de políticas públicas inclusivas.

Reconhecida como uma das principais vozes do movimento feminista negro, Vilma Reis também participa de iniciativas como o "Marcha das Mulheres Negras" e é fundadora da Mahin-Organização de Mulheres Negras. Atualmente é Assessora Especial da Presidência dos Correios. Seu trabalho é frequentemente direcionado a fomentar a liderança de mulheres negras, atuando como mentora e figura inspiradora para jovens ativistas.

Fórum 2024

Com o tema "Nossos Feminismos Revisitados: Uma Femenagem a Luiza Bairros", o Fórum 2024 celebra a trajetória de Luiza Bairros, militante, intelectual e ativista na luta feminista e antirracista no Brasil, destacando o legado dessas lutas na diáspora.

Ao longo dos anos, o Fórum tem promovido produções acadêmicas, científicas e culturais, destacando o papel das políticas de ações afirmativas no Brasil. Em sua 18ª edição, a UFRB reafirma seu compromisso com a valorização e produção de conhecimento das comunidades tradicionais, negras, indígenas, LGBTQIAPN+, além do enfrentamento ao racismo e ao sexismo.

Programação

A programação do Fórum 2024 será ampla e ocorrerá ao longo dos dias 21, 22 e 23 de novembro, com atividades em todos os períodos. Nas manhãs, haverá minicursos e oficinas (8h às 12h), grupos de trabalho (10h às 12h) e o I Seminário Estadual de Políticas Afirmativas (9h às 12h). Além disso, a Feira de Artesanato e a Feira de Saúde da População Negra estarão disponíveis das 8h às 17h. O evento também contará com mesas-redondas, lançamentos de livros e exposições que complementarão a programação diurna.

Durante as tardes, estão programadas rodas de conversa e uma exposição sobre a Infância de Terreiro, entre outras atividades. As noites trarão palestras de destaque, incluindo a participação do jornalista, professor e ensaísta Edson Cardoso, além de atrações culturais como a entrega do Troféu Luiza Bairros, a Batalha de Hip-hop, a Noite da Beleza Negra e apresentações musicais, com destaque para o show de abertura de Alana Sena, celebrando a cultura afro-brasileira.

Inscrições

As inscrições estão abertas até 21 de novembro, e tanto a comunidade acadêmica quanto o público externo estão convidados a participar.

Mais informações e a programação preliminar do Fórum 2024 estão disponíveis no site ufrb.edu.br/forum.

Na dúvida, fale conosco!