Nos dias 21 e 22 de novembro, às 8h, como parte da programação do Fórum Internacional Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo (Fórum 2024), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizará a Feira de Saúde da População Negra, uma iniciativa dedicada à oferta de serviços de saúde gratuitos e acessíveis. O evento conta com a colaboração do projeto Saúde Mais Perto (Orgulho Negro), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), a Secretaria Municipal de Saúde de Cruz das Almas, a Fiocruz Bahia, o Instituto Educacional Edward Jenner (IEEJ), o Instituto de Cardiologia do Recôncavo (INCAR) e a Cardioimagem. A feira é aberta a toda a população, especialmente aqueles que necessitam de exames e cuidados específicos.
Serviços
Com atenção especial à saúde da população negra, a feira oferecerá uma ampla variedade de serviços:
A equipe de saúde da UFRB, com o apoio de profissionais e estudantes do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRB), estará à frente dessa ação, atendendo a comunidade local e reforçando o compromisso da universidade com a saúde e o bem-estar da população negra do Recôncavo da Bahia.
Documentos necessários
Para acessar os serviços da Feira de Saúde da População Negra, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG e CPF.
Fórum 2024
Com o tema "Nossos Feminismos Revisitados: Uma Femenagem a Luiza Bairros", o Fórum 2024 celebra a trajetória de Luiza Bairros, militante, intelectual e ativista na luta feminista e antirracista no Brasil, destacando o legado dessas lutas na diáspora.
Ao longo dos anos, o Fórum tem promovido produções acadêmicas, científicas e culturais, destacando o papel das políticas de ações afirmativas no Brasil. Em sua 18ª edição, a UFRB reafirma seu compromisso com a valorização e produção de conhecimento das comunidades tradicionais, negras, indígenas, LGBTQIAPN+, além do enfrentamento ao racismo e ao sexismo.
Mais informações e a programação preliminar do Fórum 2024 estão disponíveis no site ufrb.edu.br/forum.