Com um novo nome, visual gráfico renovado e a estreia da editoria “Territórios em Arte”, a REC - Revista Extensão e Cultura lança sua 25ª edição, abordando o tema “Meio Ambiente na Perspectiva Agroecológica”. Os leitores poderão explorar uma diversidade de conteúdos, incluindo artigos, ensaios fotográficos, entrevistas, relatos de experiência e um dossiê temático.
Nesta edição, a nova seção “Territórios em Arte” estreia com a cineasta e pesquisadora Laís Lima, que apresenta registros fotográficos do Bembé do Mercado e das Caretas de Acupe, manifestações culturais tradicionais do Recôncavo.
A REC também conta com relatos de experiências de projetos como o Educa Rap, que utiliza o rádio para promover a educação ambiental, e o projeto de apicultura da UFRB, que oferece experiências práticas aos estudantes. No dossiê temático, os leitores poderão conferir artigos científicos sobre agroecologia e práticas sustentáveis, além de uma entrevista com a professora Andrea Hentz, que coordena um projeto de remoção de resíduos em rios do Norte do Brasil.
Assinado pelo estúdio de design Casa Grida, o novo projeto gráfico-editorial foi desenvolvido para tornar a experiência de leitura ainda mais envolvente e intuitiva. A designer Iansã Negrão, da Casa Grida, explica: “O nosso maior desafio foi criar as primeiras páginas, que funcionam como uma espécie de sumário ilustrado e gráfico, permitindo que qualquer leitor que chegue até a REC possa ter uma visão geral e navegar pelos artigos confortavelmente.”
“Com a nova identidade e a riqueza dos conteúdos, esperamos consolidar a REC como um espaço dinâmico de troca de saberes, reforçando seu papel como ponto de convergência para temas contemporâneos”, avalia Daniel Marques, Coordenador de Cultura e Universidade (CCU) da Proexc/UFRB e editor da REC.
Publicada desde 2011, a Revista Extensão e Cultura da UFRB é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O periódico tem o compromisso de fortalecer a extensão universitária e a cultura com a divulgação de ações extensionistas, por meio de artigos científicos, relatos de experiências e entrevistas. Com edições semestrais, a REC valida tanto o conhecimento tradicional quanto o científico, reforçando a relação indissociável entre cultura, ensino, pesquisa, extensão e políticas afirmativas.