O Fórum Internacional Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo (Fórum 2024), que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, no Campus Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), contará com uma programação cultural diversificada, sempre iniciando às 20h.
No dia 21, o palco receberá Alana Sena e o grupo Samba das Cumades. Alana Sena é cantora e compositora, desenvolvendo um trabalho musical que explora ritmos afro-brasileiros. Já o Samba das Cumades é um coletivo formado por mulheres, com repertório inspirado no samba de roda do Recôncavo.
No dia 22, a programação inclui o Samba de Roda de Dona Dalva e a cantora Matilde Charles. Dona Dalva, líder do Samba de Roda Suerdieck, é referência no resgate de tradições culturais afro-brasileiras. Matilde Charles é uma intérprete com trajetória voltada à valorização da música afrodescendente.
No dia 23, será a vez da Banda Didá e de Lazzo Matumbi. A Banda Didá, formada por mulheres percussionistas, é reconhecida por sua atuação em projetos de educação musical. Lazzo Matumbi é cantor e compositor, destacando-se como uma das vozes emblemáticas da música negra brasileira.
Além das atrações culturais, o Fórum 2024 terá conferências, minicursos, oficinas, rodas de conversa, Feira de Artesanato, Feira de Saúde da População Negra, entrega do Troféu Luiza Bairros e Noite da Beleza Negra. A conferência de abertura será conduzida pela socióloga Vilma Reis, no dia 21 de novembro, às 18h.
As inscrições estão abertas para toda a comunidade acadêmica e o público geral, com informações detalhadas disponíveis no site oficial.