A estudante do curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Jovana Gonçalves dos Santos, bolsista do programa de extensão CACTO, conquistou o 2º lugar no 1º Prêmio Nacional de Trabalhos Acadêmicos Tecendo os Cuidados, na categoria Estudantes de graduação e recém-graduados(as).
A premiação é uma iniciativa da Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família (SNCF), do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio integra as estratégias de fortalecimento e implementação da Política Nacional de Cuidados, instituída pela Lei nº 15.069, de 23 de dezembro de 2024.
Jovana foi premiada com o artigo científico “Repercussões dos acordos de cuidado realizados com mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista acompanhadas pelo programa CACTO”, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX/UFRB). O estudo foi elaborado entre julho e agosto de 2025, a partir de dados coletados entre outubro de 2023 e julho de 2025.
O objetivo do artigo foi compreender as repercussões dos acordos de cuidado realizados com mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) acompanhadas pelo CACTO. O acordo de cuidado é um dispositivo do programa que emerge das narrativas dessas mulheres e atua como disparador de ações voltadas às suas necessidades de saúde. Os resultados apontam o acordo como um instrumento potente para o resgate das potencialidades do Ser Mulher, promovendo a autonomia, o empoderamento e o protagonismo das participantes em seus projetos de vida para além do papel da maternidade.
“Mais do que um prêmio, um esforço coletivo”
Ao comentar a conquista, a estudante destacou o caráter coletivo do trabalho desenvolvido. “Fiquei muito feliz com a notícia. Mais do que o reconhecimento de uma produção minha, ela representa o esforço coletivo de cuidado do programa CACTO com essas mulheres e o nosso compromisso em dar visibilidade a uma realidade que ainda é pouco reconhecida e frequentemente silenciada”, afirmou Jovana.
Para o professor Paulo Roberto Lima Falcão do Vale, do Centro de Ciências da Saúde da UFRB, coordenador do CACTO e orientador da estudante, o reconhecimento é reflexo do trabalho desenvolvido cotidianamente. Segundo ele, a conquista decorre do empenho, da sensibilidade e do cuidado presentes na atuação da bolsista, além do envolvimento fundamental das mães na construção e implementação dos acordos de cuidado.
O docente também chama atenção para as condições de vida dessas mulheres, que frequentemente enfrentam preconceito e discriminação, além de elevada sobrecarga do cuidado, fadiga, sintomas de ansiedade e depressão, distúrbios do sono e baixa qualidade de vida. “Você já se perguntou se o seu comportamento social contribui para o bem-estar das mães ou se contribui para o aumento da sobrecarga e do estresse na vida delas?”, provoca.
CACTO: extensão e cuidado em saúde
Criado em outubro de 2023, o CACTO é um programa de extensão da UFRB que integra ensino, pesquisa e cuidado em saúde. Atualmente, sua implementação está sendo expandida para outras dez cidades do país, a partir de edital de financiamento do Ministério da Saúde, com apoio do CNPq (Edital nº 21/2023 – Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva).
O objetivo do programa é restaurar o equilíbrio entre corpo, mente e alma das mães, por meio de diferentes modalidades de cuidado, além de favorecer o exercício da autonomia do cuidador profissional. O CACTO se fundamenta em pressupostos do modelo transpessoal do cuidado, articulando práticas de enfermagem e saúde, formação profissional e desenvolvimento de pesquisas. O cuidado unitário adotado pelo programa é definido como um conjunto de ações voltadas à promoção do bem-estar, ao reconhecimento das vulnerabilidades e ao fortalecimento da existência humana, de acordo com as necessidades de grupos populacionais específicos.
Produção acadêmica reconhecida
O anúncio oficial dos vencedores da iniciativa Tecendo os Cuidados está previsto para janeiro de 2026. O Prêmio tem como objetivo reconhecer, valorizar e divulgar a produção acadêmica sobre cuidados e políticas públicas, incentivando jovens pesquisadoras e pesquisadores, além de contribuir para o fortalecimento do debate público sobre o cuidado como direito, trabalho, necessidade e bem público.
Mais informações sobre o 1º Prêmio Nacional de Trabalhos Acadêmicos Tecendo os Cuidados estão disponíveis no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
O trabalho do Programa CACTO pode ser acompanhado pelo Instagram: @cacto.ufrb.